Blog Descomplica

Movimento uniforme exemplo: confira 5 situações do dia a dia

O movimento uniforme está presente em diversas situações do dia a dia. Aqui você vai conferir alguns exemplos.
porDescomplica| 16/02/2016

Compartilhe

O movimento uniforme é um dos assuntos mais cobrados da Física em provas de vestibular e até mesmo no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Apesar de ser comum, o tema costuma causar dúvidas nos estudantes, por isso, é importante que os professores saibam como explicar o movimento uniforme exemplo, ou seja, mostrar como o assunto pode ser percebido em situações simples do dia a dia dos alunos.

Se você gostaria de saber mais sobre o movimento uniforme, continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:

  • O que é preciso saber sobre o movimento uniforme?
  • Movimento uniforme exemplo: 6 situações nas quais o tema pode ser percebido no dia a dia

Relógio para ilustrar o conteúdo sobre movimento uniforne exemplos

O que é preciso saber sobre o movimento uniforme?

Na Física, o movimento uniforme, que é conhecido, também, pela sigla MU, é definido como o movimento que acontece no momento em que um determinado objeto realiza um deslocamento em velocidade constante.

Em outras palavras, o item se movimenta em um determinado espaço — que será medido pela distância — em uma velocidade que não sofre alterações ao longo do percurso. É válido ressaltar, ainda, que este movimento acontece em linha reta, uma vez que não há aceleração.

O conceito de movimento uniforme é necessário para compreender a velocidade escalar e, com isso, a função horária. A primeira — velocidade escalar — pode ser definida como a relação entre a distância percorrida e a variação do tempo.

A função horária, por sua vez, considera todas as variáveis citadas para calcular o movimento uniforme de um determinado objeto. De maneira geral, a função utilizada para a solução de exercícios sobre o tema é:

S = S0 + t.V

Na qual:

S: posição inicial (m);

S0: posição final (m);

t: tempo final (s);

V: velocidade (m/s).

Movimento uniforme exemplo: 6 situações nas quais o tema pode ser percebido no dia a dia

Pra que um conteúdo complexo seja assimilado de forma mais assertiva e eficiente pelos estudantes, é importante aplicar os conceitos em situações do dia a dia.

Isso porque, ao perceber como o tema aparece em sua rotina, o aluno poderá realizar associações e, assim, assimilar o conteúdo como algo mais concreto e menos abstrato.

Nos tópicos abaixo, você vai conferir seis situações presentes na rotina dos estudantes, nas quais é possível observar a aplicação dos conceitos do movimento uniforme. Veja!

1. Relógio analógico

Conforme apontado acima, o movimento uniforme é caracterizado por uma velocidade constante, ou seja, que não sofre alterações independentemente do tempo e da distância percorrida.

Em um relógio analógico, este é o tipo de movimento que os ponteiros realizam, uma vez que sua velocidade é sempre a mesma.

2. Escada rolante

A escada rolante também é um exemplo de mecanismo que funciona de acordo com os conceitos físicos do movimento uniforme. 

Escada rolante de um shopping para ilustrar o conteúdo sobre movimento uniforme exemplos

Neste caso, há apenas uma ressalva: escadas ou esteiras rolantes que alteram sua velocidade quando há ou não pessoas em sua superfície não são enquadradas no movimento uniforme, uma vez que há uma forma de aceleração.

3. Carrossel

Por fim, o carrossel é mais um exemplo de movimento uniforme. Assim como nos demais casos citados, o mecanismo funciona em uma velocidade constante, ou seja, não passa por aceleração em momento algum.

Mais uma vez, é necessário apresentar uma ressalva: caso o carrossel apresente alterações de velocidade, não se enquadra como um exemplo de movimento uniforme, já que há uma forma de aceleração.

4. Viagem de carro

Aquela questão clássica da viagem de uma cidade para outra que demorou não sei quanto tempo e que tem uma certa distância entre elas… Na hora da prova ou até mesmo na hora de resolver os exercícios você pode achar que não sabe calcular a velocidade média dos movimentos, mas você faz isso o tempo todo. 

Por exemplo, se você foi de carro até a escola e demorou uns 10 minutos e sabe que ela está a uns 3 km de distância, você conclui que, se tivesse ido na mesma velocidade, mas ficasse andando por 60 minutos, teria andado 18 km e sua velocidade média teria sido de 18km/h. Ou, claro, é questão de aplicar o clássico ΔS sobre Δt.

5. Correr, caminhar e andar de ônibus

Quando você entra nas redes sociais e viu que aquele seu amigo atleta de fim de semana postou que correu meia maratona (21km) em menos de 1h, qual sua reação? 

A) Acha super bacana, dá um like e comenta se oferecendo pra próxima corrida. 

B) Acha interessante, dá um like porque é amigo, mas não se oferece pra próxima corrida.

C) Desconfia que ele esqueceu o contador ligado enquanto estava no ônibus.

Bom, eu fico com a terceira opção. Depois que você começa a fazer algumas questões ou correr mesmo, você tem uma ideia aproximada da velocidade de corrida, caminhada e de um ônibus.

6. Orientação por placas

Provavelmente você já se perdeu alguma vez ou apenas perdeu a noção de onde estava por alguns momentos enquanto passava por uma estrada. De repente, aparece aquela placa salvadora no meio do caminho pra indicar que falta ainda uma certa quantidade de quilômetros pro seu destino.

No entanto, só em saber que você está indo pelo caminho certo, já é um grande alívio. Com a informação da placa e sabendo a velocidade que você está, é possível descobrir o tempo aproximado que você vai demorar pra chegar ao local. Basta apenas usar a fórmula da velocidade média e pronto!

A Descomplica é o lugar certo pra você aprender tudo sobre o conteúdo exigido no enem e em vestibulares. Não deixe de conhecer os nossos cursinhos preparatórios para o Enem!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica