O movimento uniforme e uniformemente variado são conteúdos muito importantes dentro da física mecânica, e está diretamente relacionado com temas como velocidade e aceleração.
E, nesse artigo, será possível entender melhor como funcionam cada um deles, além de observar as fórmulas dos cálculos. Confira!
Diferenças entre movimento uniforme e movimento uniformemente variado
De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.
Com uma velocidade constante do MU, o móvel consegue manter o mesmo tempo necessário pra percorrer distâncias iguais.
Em outras palavras, se um carro está em uma pista sem muito trânsito, ele consegue manter esse movimento uniforme, percorrendo cada quilômetro do percurso dentro do mesmo período de tempo. Isso se dá pelo fato de sua aceleração ser igual a 0 km.
Já no MUV, a velocidade vai variar bastante, já que a aceleração é constante, indo de pontos menores pra maiores. Utilizando novamente o exemplo do carro, mas agora em uma avenida com trechos de engarrafamento, ele não fará percursos de 1 km dentro do mesmo tempo.
Afinal, em alguns trechos ele irá desacelerar e depois começar a acelerar novamente, fazendo com que haja uma variação na velocidade.
Pessoas também perguntam: quais são as fórmulas do MU e MUV?
Pro cálculo do Movimento uniforme, há duas fórmulas existentes, que é a de Posição e da Velocidade Média. Assim, pra Posição, utiliza-se S(t) = S₀ + v.t; já pra velocidade média utiliza-se v = ΔS/Δt, sendo obtida através da divisão pelo período do espaço (S), pelo período de tempo (t).
Por outro lado, pro movimento uniformemente variado, as fórmulas existentes são as de Posição, obtida por S(t) = S₀ + V₀.t + (a.t²)/2; de Velocidade, por meio de v(t) = v₀ + a.t; e da Aceleração média, com a = Δv/Δt.
Movimento uniforme e uniformemente variado: exercícios resolvidos
Agora, veja um exercício sobre o conteúdo e pratique tudo o que aprendeu no artigo. Trata-se de uma questão prática, que ajudará a fixar melhor o aprendizado. A resposta correta está em negrito.
Questão 1
O carro é uma das invenções mais relevantes da história, permitindo que as pessoas se locomovam a grandes distâncias dentro de um curto espaço de tempo. E pra isso, não é preciso realizar nenhum esforço físico, com toda a potência vinda dos motores do veículo.
Assim, suponha que um carro mantenha uma velocidade constante de 80 km/h, e vá de uma cidade A pra cidade B em 5 horas. Qual é a distância, em quilômetros, entre as duas cidades?
- A) 50 km
- B) 100 km
- C) 200 km
- D) 300 km
- E) 400 km
E então, conseguiu compreender como funcionam esses movimentos? Deixe um comentário com sugestões e dúvidas sobre o conteúdo!
Aproveite também pra ver outros artigos de estudo no blog do Descomplica. São milhares de conteúdos, dentro de todas as matérias que caem no Enem e outros vestibulares.