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Aula ao Vivo: Equilíbrio de Corpos Extensos

Acesse o material da aula ao vivo de Física sobre Equilíbrio de Corpos Extensos, e prepare-se cada vez mais para os vestibulares e ENEM.

Atualizado em
Aprenda sobre os Equilíbrio de Corpos Extensoscom a professor Leonardo Gomes na Aula ao Vivo de hoje! <3 Para ficar por dentro dos dias e horários e baixar o material de apoio, continue acompanhando o post!

tumblr_Blog-320x320px-Leo-gomes-01Física: Equilíbrio de Corpos ExtensosTurma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Leo Gomes. Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Leo Gomes.

Baixe aqui o material de apoio! É só clicar aqui embaixo :)

Material da Aula ao VivoLista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Um menino e uma menina estão brincando sobre uma prancha homogênea, de massa desprezível, conforme ilustra a figura. A posição das crianças estabelece uma condição de equilíbrio. f1 a) Qual a massa do menino? b) Quais as características do vetor força que o ponto E exerce sobre a prancha? 2. Uma barra homogênea de 1,0m de comprimento e peso igual a 30N está suspensa por dois fios verticais, conforme a figura, mantendo-se na posição horizontal. f2 As trações T1 e T2 nos fios 1 e 2 valem, respectivamente: a) 5N;15N b) 10 N; 20 N c) 20N;20N d) 20 N; 10 N e) 15N;15N 3. Um menino que pesa 200N, caminha sobre uma viga homogênea, de secção constante, peso de 600N e apoiada simplesmente nas arestas de dois corpos prismáticos. Como ele caminha para a direita, é possível prever que ela rodará em torno do apoio B. f3 A distância de B em que tal fato acontece, é, em metros, igual a: a) 0,5 b) 1 c) 1,5 d) 2 e) 3 4. A figura a seguir representa uma escada homogênea, em equilíbrio, apoiada em uma parede vertical muito lisa. f4 Reproduza a figura e trace nela o vetor que determina a direção e o sentido da força que a escada recebe do chão. 5. Uma escada homogênea, apoiada sobre um piso áspero, está encostada numa parede lisa. Para que a escada fique em equilíbrio, as linhas de ação das forças que agem sobre a escada devem convergir para um mesmo ponto Q. Assinale a opção que ilustra a situação descrita e apresenta o ponto Q mais bem localizado. po Gabarito 1. a) 25kg b) 450 N, vertical para cima. 2. D 3. E 4. f5 5. C  

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Querendo-se arrancar um prego com um martelo, conforme mostra a figura, qual das forças indicadas (todas elas de mesma intensidade) será mais eficiente? f6 a) A b) B c) C d) D e) E 2. Segundo o manual da moto Honda CG125, o valor aconselhado do torque, para apertar a porca do eixo dianteiro, sem danificá-la, é 60Nm. f7 Usando uma chave de boca semelhante à da figura, a força que produzirá esse torque é: a) 3,0N b) 12,0N c) 30,0N d) 60,0N e) 300,0N 3. Três homens tentam fazer girar, em torno do pino fixo O, uma placa retangular de largura a e comprimento 2a, que está inicialmente em repouso sobre um plano horizontal, de atrito desprezível, coincidente com o plano do papel. Eles aplicam as forças FA=FB e FC=2FA nos pontos A, B e C, como representadas na figura. f8 Designando, respectivamente, por MA, MB e MC, as intensidades dos momentos dessas forças em relação ao ponto O, é correto afirmar que: a) MA=MB>MC e a placa gira no sentido horário; b) MA<MB=MC e a placa gira no sentido horário; c) MA=MB<MC e a placa gira no sentido anti-horário; d) 2MA=2MB=MC e a placa não gira; e) 2MA=MB=MC e a placa não gira. 4. Após uma aula sobre o “Princípio das Alavancas”, alguns estudantes resolveram testar seus conhecimentos num playground, determinando a massa de um deles. Para tanto, quatro sentaram-se estrategicamente na gangorra homogênea da ilustração, de secção transversal constante, com o ponto de apoio em seu centro, e atingiram o equilíbrio quando se encontravam sentados nas posições indicadas na figura. f9 Dessa forma, se esses estudantes assimilaram corretamente o tal princípio, chegaram à conclusão de que a massa desconhecida, do estudante sentado próximo à extremidade B, é: a) Indeterminável, sem o conhecimento do comprimento da gangorra. b) 108kg c) 63kg d) 54kg e) 36kg Gabarito 1. C 2. E 3. A 4. D

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

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