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Aula ao Vivo: Equilíbrio de Corpos Extensos

Acesse o material da aula ao vivo de Física sobre Equilíbrio de Corpos Extensos, e prepare-se cada vez mais para os vestibulares e ENEM.

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Aprenda sobre os Equilíbrio de Corpos Extensos com a professor Leonardo Gomes na Aula ao Vivo de hoje! <3 Para ficar por dentro dos dias e horários e baixar o material de apoio, continue acompanhando o post!

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Física: Equilíbrio de Corpos Extensos
Turma da Manhã: 9:00 às 10:00, com o professor Leo Gomes.
Turma da Noite: 18:30 às 19:30, com o professor Leo Gomes.

Baixe aqui o material de apoio! É só clicar aqui embaixo 🙂

Material da Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Um menino e uma menina estão brincando sobre uma prancha homogênea, de massa desprezível, conforme ilustra a figura. A posição das crianças estabelece uma condição de equilíbrio.
f1
a) Qual a massa do menino?
b) Quais as características do vetor força que o ponto E exerce sobre a prancha?
2. Uma barra homogênea de 1,0m de comprimento e peso igual a 30N está suspensa por dois fios verticais, conforme a figura, mantendo-se na posição horizontal.
f2
As trações T1 e T2 nos fios 1 e 2 valem, respectivamente:
a) 5N;15N
b) 10 N; 20 N
c) 20N;20N
d) 20 N; 10 N
e) 15N;15N
3. Um menino que pesa 200N, caminha sobre uma viga homogênea, de secção constante, peso de 600N e apoiada simplesmente nas arestas de dois corpos prismáticos. Como ele caminha para a direita, é possível prever que ela rodará em torno do apoio B.
f3
A distância de B em que tal fato acontece, é, em metros, igual a:
a) 0,5
b) 1
c) 1,5
d) 2
e) 3
4. A figura a seguir representa uma escada homogênea, em equilíbrio, apoiada em uma parede vertical muito lisa.
f4
Reproduza a figura e trace nela o vetor que determina a direção e o sentido da força que a escada recebe do chão.
5. Uma escada homogênea, apoiada sobre um piso áspero, está encostada numa parede lisa. Para que a escada fique em equilíbrio, as linhas de ação das forças que agem sobre a escada devem convergir para um mesmo ponto Q.
Assinale a opção que ilustra a situação descrita e apresenta o ponto Q mais bem localizado.
po
Gabarito
1. a) 25kg
b) 450 N, vertical para cima.
2. D
3. E
4.
f5
5. C
 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Querendo-se arrancar um prego com um martelo, conforme mostra a figura, qual das forças indicadas (todas elas de mesma intensidade) será mais eficiente?
f6
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
2. Segundo o manual da moto Honda CG125, o valor aconselhado do torque, para apertar a porca do eixo dianteiro, sem danificá-la, é 60Nm.
f7
Usando uma chave de boca semelhante à da figura, a força que produzirá esse torque é:
a) 3,0N
b) 12,0N
c) 30,0N
d) 60,0N
e) 300,0N
3. Três homens tentam fazer girar, em torno do pino fixo O, uma placa retangular de largura a e comprimento 2a, que está inicialmente em repouso sobre um plano horizontal, de atrito desprezível, coincidente com o plano do papel. Eles aplicam as forças FA=FB e FC=2FA nos pontos A, B e C, como representadas na figura.
f8
Designando, respectivamente, por MA, MB e MC, as intensidades dos momentos dessas forças em relação ao ponto O, é correto afirmar que:
a) MA=MB>MC e a placa gira no sentido horário;
b) MA<MB=MC e a placa gira no sentido horário;
c) MA=MB<MC e a placa gira no sentido anti-horário;
d) 2MA=2MB=MC e a placa não gira;
e) 2MA=MB=MC e a placa não gira.
4. Após uma aula sobre o “Princípio das Alavancas”, alguns estudantes resolveram testar seus conhecimentos num playground, determinando a massa de um deles. Para tanto, quatro sentaram-se estrategicamente na gangorra homogênea da ilustração, de secção transversal constante, com o ponto de apoio em seu centro, e atingiram o equilíbrio quando se encontravam sentados nas posições indicadas na figura.
f9
Dessa forma, se esses estudantes assimilaram corretamente o tal princípio, chegaram à conclusão de que a massa desconhecida, do estudante sentado próximo à extremidade B, é:
a) Indeterminável, sem o conhecimento do comprimento da gangorra.
b) 108kg
c) 63kg
d) 54kg
e) 36kg
Gabarito
1. C
2. E
3. A
4. D

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