Probabilidade Condicional? Tire suas dúvidas aqui!

A probabilidade condicional calcula a probabilidade de um evento ocorrer uma vez que outro evento tenha ocorrido.

Dado o espaço amostral Ω e dois de seus eventos A e B, o próprio nome “condicional” já diz tudo por si só: é a probabilidade de o evento A ocorrer uma vez que tenha B ocorrido. Representamos por P(A|B) e, quando calculamos, “tudo se passa como se B fosse o novo espaço amostral reduzido dentro do qual queremos calcular a probabilidade de A”. A probabilidade condicional é dada por:

enter image description here

Exemplo:

No lançamento de um dado, observemos a face de cima. Qual a probabilidade do número desta face ser ímpar sabendo que ele é maior ou igual a 2?

Temos o evento A (ocorrer um número ímpar), e o evento B (ocorrer um número maior ou igual a 2). Desta maneira, P(A|B) = 2/5, visto que B = {2, 3, 4, 5, 6} e o espaço amostral de A, reduzido, é {3,5}.

Teorema da Multiplicação

Da definição formal de probabilidade condicional, temos uma consequência importante que é a seguinte: “a probabilidade da ocorrência simultânea de dois eventos (P(A ∩ B)) é o produto da probabilidade de um deles pela probabilidade do outro, dado o primeiro”. Veja:

enter image description here

enter image description here

Independência de dois Eventos

Sendo A e B dois eventos de um espaço amostral Ω, diremos que A independe de B quando P(A|B) = P(A). E se A independe de B, B independe de A, pois P(B|A) = P(A ∩ B)/P(A) = P(B).P(A|B)/PA) = P(B).P(A)/P(A) = P(B).

Fontes de Pesquisa: HAZZAN, Samuel. Fundamentos da Matemática Elementar – Volume 5. Sétima Edição – São Paulo: Atual, 2004.

EXERCÍCIOS

1. Um grupo de 50 moças é classificado de acordo com a cor dos cabelos, e dos olhos de cada moça, segundo a tabela:

Está chovendo quando você encontra a menina, seus cabelos estão completamente cobertos, mas você percebe que ela tem olhos castanhos. Qual a probabilidade de ela ser morena?

CONFIRA A RESOLUÇÃO PASSO A PASSO CLICANDO AQUI.

2. Uma comissão de três pessoas é formada escolhendo-se ao acaso entre Antônio, Benedito, César, Denise e Elisabete. Se Denise não pertence à comissão, qual a probabilidade de César pertencer?

CONFIRA A RESOLUÇÃO PASSO A PASSO CLICANDO AQUI.

GABARITO

1. 7/13

2. 3/4

Continue estudando
Post do blog

Exercícios de Análise Combinatória — Questões Resolvidas

Se você deseja sair na frente da concorrência no ENEM e nos vestibulares mais disputados do Brasil, precisa começar a se preparar com antecedência. Para isso, nada melhor do que começar a resolver questões que podem ajudar você a memorizar temas importantes que são recorrentes nas provas. Pensando em ajudar você nessa missão, preparamos alguns exercícios de análise combinatória, veja!
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Probabilidade Condicional

Como já falamos em nossas últimas aulas, a probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado. Elas são obtidas pela razão entre casos favoráveis e também casos possíveis.
artigo