Perpendicular ou paralelo? 3 construções famosas que vão te ensinar paralelismo e perpendicularidade

Saiba qual é a diferença entre perpendicular e paralelo!

Perpendicularismo e paralelismo são assuntos que estão ligados a algumas coisas que podemos associar no dia-a-dia, e são, de fato, importantes para entender a geometria analítica em seus estudos. Vamos agora aprender a enxergar melhor o que é paralelo e o que é perpendicular através de lindas e enormes construções famosas. Assim, ainda contextualizamos a temática, pois é dessa forma que mais aparece nos vestibulares.

1. Partenon de Atenas

Muitas pessoas já viram essa imagem, mas não sabem o que este prédio realmente é. Trata-se do melhor monumento da arquitetura da Grécia antiga. Mas isso não é matemática, né?

Então, apesar de ser muito antiga e construída numa época em que não existiam ferramentas de precisão como hoje, essa construção é uma das arquiteturas mais simétricas do mundo. As pilastras, em forma de cilindros, são quase perfeitamente paralelas. Mas você sabe o que é Paralelismo? São retas ou segmentos que nunca se encontram, pois tem o mesmo ângulo de inclinação, ou seja, o mesmo coeficiente angular.

Paternon de Atenas (Grécia)
Paternon de Atenas (Grécia)

2. Ponte de Milau

É a ponte mais alta aberta ao tráfego de veículos no mundo, com 343 metros de altura. Eita, isso é muito alto!

A ponte de Millau é uma das pontes mais bonitas do mundo e é considerado um grande ponto turístico. É uma ponte estaiada, em que cabos de aço são presos a um pilar de sustentação, que por sua vez fica perpendicular à estrutura da ponte. Mas você sabe direitinho o que é Perpendicularismo? São retas ou segmentos que se cruzam, formando um ângulo de 90º (ângulo reto). Essas retas tem o coeficiente angulares opostos e inversos. Por exemplo: se o valor de um deles é 3, o do outro será -1/3.

3. Ponte de São Francisco

É uma das pontes suspensas mais populares do mundo, além de ser bem antiga e muito bela também. Nela, podemos reparar muito bem ambas as relações de perpendicularidade e paralelismo.

Cada um dos cabos de aço está perfeitamente paralelo e cada um dos pilares de sustentação está perpendicular à estrutura da ponte. No caso dessa ponte, podemos exemplificar paralelismo com os cabos de aço paralelos e perpendicularismo com os pilares perpendiculares à estrutura.

Continue estudando
Post do blog

Geometria Analítica: 3 questões que mostram como cai no vestibular

Geometria Analítica pode cair no vestibular, sim!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Geometria Analítica

Aprender Geometria Analítica nunca foi tão fácil! 😛 Confira este mapa mental que vai deixar tudo bem claro para você arrasar na sua prova!
artigo