
Análise combinatória é um dos assuntos que mais caem no ENEM, e, com o grande dia chegando, vamos com tudo com essa super lista especial que preparamos para vocês! Com estas dicas, eu duvido que você não se dê bem no ENEM. Vamos?
Esse tópico é importante porque ele abrange muitas questões. Sempre que for pedido para você contar algo ou descobrir quantas são as formas de montar algo tendo várias opções, basta você lembrar-se dessa lista e pensar em PFC. Vem comigo que é fácil!
Ex: Se uma menina quer montar um look pra sair com o namorado, possuindo 5 sapatos, 4 saias e 5 blusas, quantos são os looks diferentes que ela pode montar?
5 . 4 . 5 = 100 looks diferentes.
Isso te atormenta? Então, seus problemas acabaram! Olha o bizu: sempre que eu quiser arrumar ou embaralhar qualquer coisa de forma aleatória, sem que a ordem importe, eu uso permutação.
Ex: Como arrumar 8 pessoas em uma fila? Simples:
P~8~= 8!
Ex 2: Como embaralhar 5 cartas diferentes em uma mão?
P~5~ = 5! = 120
Este tópico é absurdamente importante, não só porque é o que mais cai, mas também porque é o mais fácil. Se liga no truque: sempre que você pensar na frase “de ‘tanto’ eu escolho ‘tanto’”, ou “de N eu escolho P”, trata-se de uma questão de combinação e, então, é só aplicar a fórmula.
Os tipos de questões que mais costumam cair são sobre montar grupos, separar uma turma, escolher uma comissão, escolher quem fica em qual cabana, etc.
Ex: Em uma empresa, deseja-se montar uma comissão com 4 pessoas, tendo 11 disponíveis. Quantas comissões diferentes podemos formar?
“De 11 pessoas, eu escolho 4”.
C~11,4~ = 11!/(7!.4!)
C~11,4 =~330