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Você sabe qual a diferença entre líder e chefe? Leia e entenda!

Você sabe qual a diferença entre líder e chefe? Saiba se o modelo de gestão que você tem em mente é capaz de inspirar os profissionais!

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Compreender a diferença entre líder e chefe é importante, pois chefes ruins podem até fazer mal à saúde. 

É isso que indica um estudo da University of Manchester’s Business School, mostrando o prejuízo provocado por ambientes de trabalho tóxicos e reacendendo o debate sobre qual a diferença entre líder e chefe.

Bons chefes frequentemente contam com algumas habilidades específicas. Isso inclui a de estabelecer objetivos, criar planejamentos, motivar, aceitar mudanças, estimular o desenvolvimento dos profissionais e por aí vai.

Mas será que isso caracterizaria também um bom líder? Existe diferença entre as duas coisas? A gente produziu este post justamente pra deixar você por dentro do assunto e a resposta está nos próximos tópicos. Partiu?

Qual a diferença entre líder e chefe?

qual a diferença entre líder e chefe – pessoas conversando e fazendo anotações sobre a mesa

A primeira diferença entre líder e chefe é a natureza da atividade. Se o chefe está mais ligado ao gerenciamento dos profissionais, o líder aposta em despertar a inovação, o esforço e o pensamento criativo.

Por isso, a liderança é associada à abertura às novas ideias, recebendo novos insights dos liderados. Já a chefia, adota uma postura de “sabe-tudo” e se assume como um especialista em todos os assuntos.

Assim, a comunicação também é diferente. Pros líderes, é uma via de mão dupla, enquanto os chefes entendem a interação como unilateral. A chefia ainda tem um apelo maior às críticas, enquanto a liderança prefere apostar no encorajamento.

Certamente, pro líder não importa a sobreposição do seu saber sobre a ignorância dos outros. Ele entende que estamos todos em um processo de engrandecimento coletivo, em prol da organização.

O líder toma decisões sem parecer uma ordem vertical sem sentido. O tratamento recebe uma ideia de horizontalidade do saber, afinal, mesmo que sua experiência seja impecável, pode ser substituída.

Você lembra da música que a Elis Regina cantava, “O novo sempre vem”? Quando se entende isso, os objetivos mudam. Mas afinal, quais são as características pra se tornar motivador? Bora entender um pouco mais disso aí!

Em que um líder precisa ser bom?

Um líder bem-sucedido costuma cultivar algumas habilidades específicas. Por exemplo, a escuta ativa, simbolizada por uma maior sensibilidade à mensagem dos profissionais. Isso porque a prática traz à tona a visão do time.

Desse modo, não basta apenas ouvir, mas entender o que está sendo dito, acatar sem arrogância as opiniões do time. A relação entre um bom líder ou um mau líder é muitas vezes o que define o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Um chefe tem autoridade pra mandar, exigir e colocar em pauta suas vontades, cobrando a obediência dos seus funcionários, como se fossem realmente subordinados.

Na visão de um líder, entretanto, acontece uma compreensão de autonomia do indivíduo. Aqui, a equipe é composta por colaboradores! O caminho pra alcançar o objetivo é pregando o respeito, a paciência, compreender que todos são humanos. Mas exigir disciplina e compromisso, é claro.

Sendo assim, talvez você já tenha percebido, como algumas empresas parecem tão desmotivadas. Aquele clima pra baixo, um desânimo que se nota no ar. O resultado disso você já pode imaginar… Trabalho mal feito.

A diferença de comunicação entre chefe e líder

qual a diferença entre líder e chefe – pessoa mexendo no tablet e analisando gráficos

A comunicação é outro ponto que pesa, principalmente por fazer parte do trabalho em equipe. Já que times engajados performam melhor, muito dos resultados tem relação justamente com isso.

São inúmeros os estudos que buscam entender a melhor forma de comunicação dentro de uma empresa. E-mails podem parecer distantes demais, grupos em WhatsApp informais demais.

O essencial é manter uma boa relação, independente da forma escolhida pra passar as informações. Mensagens objetivas ou subjetivas? Tudo vai depender do caráter da instituição. Além de tudo, praconstruir uma carreira sólida.

Aqui, também entra a empatia, uma parente próxima da comunicação. Assim, diz respeito à capacidade de se colocar no lugar dos funcionários e compreender emocionalmente suas demandas.

Visto isso, não importa muito o modo a ser aplicado, isso varia. O que realmente define uma boa relação é a capacidade de ser claro. Imagine agora um telefone sem fio.

As informações acabam se divagando e ficam em um limbo de: “qual era mesmo o conteúdo?” Acabam gerando um incômodo desnecessário, e não queremos isso, não é mesmo?

Então, a diferença entre líder e chefe fica evidente logo na maneira que se apresentam. A postura de cada um. Ficou claro, né?

É possível ser líder de mais de uma forma?

qual a diferença entre líder e chefe – pessoa segurando uma lâmpada acesa

A resposta pra essa pergunta é: sim! Existem alguns tipos de liderança, contando com perfis e características que se destacam mais:

  • Liderança democrática: O líder tem a última palavra, mas atua em conjunto com a equipe. Portanto, as responsabilidades são igualmente distribuídas e os participantes tomam decisões em colaboração com o resto da equipe e seu líder, este tem apenas a função de instigar o pensamento e tomar a decisão final;
  • Líder liberal: Investe em motivar a equipe preservando sua autonomia pra tomar decisões. Aqui, a diferença está na ausência de influência direta, instigando o processo de evolução e crescimento dos membros. O líder se apresenta na tomada de decisões apenas quando surgem dúvidas ou quando é realmente necessário;
  • Liderança situacional: Aparece principalmente em problemas pontuais e tem um papel próximo de um avaliador. Ele tem a capacidade de ser uma espécie de “camaleão”. Adequa sua postura a partir da situação envolvida. Dada a qualidade emocional, nível de evolução e comportamento da equipe. 

A diferença entre líder e chefe aparece em pontos simples, como comunicação, inspiração, colaboração e por aí vai. Assim, liderar se torna uma prática em que o domínio de algumas dessas habilidades cria a influência positiva.

Por isso, tenha em mente que é possível ser um líder mesmo que você não seja chefe. Objetividade, proatividade, confiança e valorização do trabalho também são apostas válidas pros funcionários.

E se você pudesse aprender algumas das principais habilidades dos líderes? É pra isso que a gente preparou o curso Liderança 4.0, com aulas ricas em conhecimento, 100% online e com certificado de conclusão. Partiu estudar?

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