Blog Descomplica

Conheça 4 técnicas para ter autocontrole, dominar as emoções e ter uma vida mais leve!

Quer saber como ter autocontrole? Então confira 4 dicas valiosas para você conseguir dominar as emoções e ter mais qualidade de vida!
porDescomplica| 04/10/2021

Compartilhe

Quer saber como ter autocontrole? Bom, o domínio das emoções é uma das habilidades mais valorizadas hoje em dia.

Afinal, ela permite ter uma vida mais leve e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, garante mais sucesso na carreira, pois a inteligência emocional é a competência essencial pra se tornar um líder.

Quando a gente não sabe lidar direito com as sensações, os resultados são frustrações, desentendimentos, explosões emocionais em situações estressantes e decisões mal tomadas. E isso acaba prejudicando tanto as relações pessoais quanto as de trabalho.

Mas saiba que não é difícil desenvolver o autocontrole mental. Basta disciplina e força de vontade pra mudar. Pra ajudar você nisso, a gente separou 4 técnicas valiosas que vão te ajudar a se tornar um expert em dominar seus sentimentos. Confira!

como ter autocontrole - pessoa fazendo símbolo de ok com ambas as mãos

1. Torne-se consciente das suas emoções

O primeiro passo pra saber como ter autocontrole é se conhecer. Isto é, saber quais sensações determinadas situações provocam em você. Pra isso, reflita sobre o seu próprio comportamento.

Por exemplo, o que desencadeia a raiva em você? O que te deixa ansioso? Como você reage a esses momentos? Quais consequências essas reações trazem? Então, procure reconhecer e nomear essas emoções. Isso ajudará muito a dominá-las.

Outro ponto importante é prestar atenção ao seu corpo. Por exemplo, se você sente que sua respiração fica mais pesada e que o coração bate mais depressa, pode ser um sinal de que você está passando por um momento de ansiedade ou estresse.

2. Respire fundo

Você já reparou como a respiração muda totalmente quando nos deparamos com uma situação que nos deixa com os sentimentos à flor da pele?

Isso porque, a respiração está intimamente ligada ao emocional. Desse modo, controlá-la é uma maneira muito eficaz de dominar as sensações.

Então, antes de reagir, pare e respire profundamente. É o famoso “contar até 10”. Inspire lentamente pelo nariz, conte até 3 e então expire devagar pela boca. Isso funciona por 2 motivos:

  • Respirar ajuda a oxigenar todo o corpo, principalmente o cérebro. Assim, conseguimos raciocinar melhor pra identificar a emoção e entender qual é a melhor forma de agir;
  • Prestar atenção na respiração auxilia a focar no momento presente, aliviando a ansiedade e consequentemente desenvolvendo o autodomínio.
como ter autocontrole - pessoa segurando um celular e anotando informações

3. Planeje-se com antecedência

Outro hábito muito eficaz pra controlar os sentimentos é se planejar com antecedência.

Afinal, grande parte das vezes em que perdemos a estabilidade emocional é quando a gente se depara com situações que a gente não esperava.

Por esse motivo, quanto mais você se organizar e planejar as circunstâncias, mais controle terá de si mesmo.

Por exemplo, em uma reunião importante, considere tudo o que pode acontecer e pense previamente sobre qual é a maneira mais correta de agir. O mesmo vale pra encontros, viagens, entrega de tarefas, entre outras circunstâncias.

como ter autocontrole - duas pessoas conversando sorrindo

4. Mude seu padrão de pensamento

Outra dica importante pra saber como ter autocontrole é a reavaliação cognitiva. Ou seja, se por acaso tiver dificuldade em dominar a habilidade do autocontrole é só pensar em uma situação de outros pontos de vista e tentar compreender o comportamento do outro. 

Cada pessoa tem motivos pra agir de determinada forma e isso é influenciado pela história de vida de cada um.

Ter empatia não significa imaginar o que você faria no lugar do outro e sim compreender que cada um tem o direito de pensar, sentir e agir de forma diferente. Em muitas situações não há alguém certo e alguém errado, apenas pensamentos e opiniões diversas.

Agora que você já sabe como ter autocontrole, não deixe de colocar essas dicas em prática.

Obviamente não há como mudar do dia pra noite, mas com persistência e vontade de ser uma pessoa cada vez melhor, você vai conseguir dominar as suas sensações e ter uma profunda inteligência emocional.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então vem fazer o curso de inteligência emocional no Descomplica! Você vai aprender muito sobre como lidar com as situações difíceis do dia a dia profissional!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica