Blog Descomplica

Você sabe como lidar com problemas no trabalho de forma saudável? Aprenda agora

O mundo do trabalho traz uma série de desafios e problemas, que devem ser encarados de forma madura e resiliente. Você sabe fazer isso?

Atualizado em

Compartilhe

Sabia que, segundo uma pesquisa divulgada no Fórum Econômico Mundial, 74% dos executivos consideram impossível trabalhar com funcionários sem inteligência emocional? Isso porque, para lidar com problemas no trabalho de forma saudável, é imprescindível se colocar no lugar do outro, ter calma, paciência e muita resiliência.

Como fazer isso em tempos de mercado de trabalho cada vez mais disputado, comportamentos difíceis de gerenciar e projetos que exigem agilidade e trabalho em equipe? Aprender a gerenciar crises no trabalho e lidar com elas de forma saudável é essencial para ter uma carreira promissora e de sucesso.

Entenda, a seguir, as melhores formas de lidar com problemas no trabalho e como aprimorar essa habilidade no seu dia a dia!

Como lidar com problemas no trabalho

Existem alguns truques que ajudam a enfrentar melhor os problemas no trabalho e evitar que eles tomem conta da sua rotina, atrapalhando seu relacionamento com os colegas, por exemplo.

Conheça os principais a seguir:

1. Não finja que eles não existem

De nada vale fingir que um problema não existe. É preciso encará-lo de frente e buscar resolver essa questão o quanto antes. Isso faz com que você aumente suas chances de agir de forma assertiva, encontrando formas de minimizar os efeitos desse ocorrido e extraindo aprendizados dessas situações.

2. Peça ajuda, se necessário

É comum que alguns profissionais tenham dificuldade para pedir ajuda e passem por longos momentos de sofrimento. Isso não é necessário, sabia? Você deve reconhecer que não está conseguindo lidar com aquilo e pedir ajuda. Este é um grande sinal de sabedoria e, falando com as pessoas certas, você certamente terá ajuda em momentos delicados.

3. Trabalhe sua inteligência emocional

Inteligência emocional é muito importante para impedir que emoções negativas e reações fora de controle prejudiquem sua produtividade e suas relações no ambiente de trabalho. Para evitar que isso aconteça, autocontrole e racionalidade antes de tomar alguma decisão são essenciais. A falta de inteligência emocional é um problema encarado como algo sério pelas empresas – vale a pena prestar atenção nisso.

4. Aprimore suas habilidades

É importante investir constantemente em preparo técnico, profissional e comportamental para lidar com os problemas no trabalho. Quando um profissional reúne essas características, ele consegue lidar com momentos de crise e tem uma visão mais clara das situações, conseguindo pensar rapidamente em soluções para os problemas.

5. Priorize o trabalho em equipe

O trabalho em equipe ajuda bastante a superar dificuldades no trabalho. Com a união de várias pessoas, fica mais fácil pensar em soluções e na colaboração de cada um para resolver essa questão. A união faz a força, lembre-se disso!

6. Conserve o bom humor

O mau humor e os sentimentos negativos pioram a situação do ambiente de trabalho, interferindo na sua produtividade e nos resultados. Por isso, mantenha-se positivo diante dos desafios, confiando que tudo dará certo. O otimismo e o bom humor são capazes de melhorar qualquer ambiente!

Como melhorar a capacidade de lidar com problemas no trabalho

Se você tem dificuldades para lidar e resolver problemas no trabalho, existem cursos que ajudam a aprimorar essas habilidades e trabalhar a inteligência emocional. 

O curso livre de Coaching e Inteligência Emocional do Descomplica é de curta duração, 100% online, com início imediato e completo! E o melhor de tudo é que o preço cabe no seu bolso e você não precisa ser formado para conquistar seu certificado!

Neste curso do Descomplica, você aprende a usar sua competência emocional para vencer os desafios no mundo corporativo, usando as emoções para melhorar as relações no ambiente de trabalho e potencializar o seu talento.

As aulas englobam temas como:

·      Autoconhecimento;

·      Origem do estresse;

·      Importância da resiliência para lidar com situações difíceis do dia a dia.

Você também fica por dentro dos fundamentos do coaching, da valorização da autoestima e neurolinguística e aprende como equilibrar suas emoções!

As aulas são totalmente online e você pode assisti-las e rever quando quiser! Os certificados são obtidos em um mês e ainda tem conteúdo bônus, com exercícios, materiais de apoio e estudos de casos exclusivos. 

Conheça o curso de Coaching e Liderança Emocional do Descomplica e matricule-se já!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você