Blog Descomplica

Estilos de negociação: o que é e como funciona? Saiba tudo sobre como negociar

Aprender diferentes estilos de negociação melhora o seu desempenho não só na vida profissional, mas também no pessoal. Conheça-os e comece a impressionar!
porDescomplica| 01/10/2021
Estilo de negociador

Compartilhe

Ter em mente quais são os estilos de negociação é uma forma de se manter especializado e conseguir influenciar as pessoas. 

Você consegue negociar com alguém de várias formas, como ao colaborar. 

Essa é uma dos estilos mais comuns de negociação em que se consegue apenas fazer com que a outra pessoa aceite uma determinada proposta ao colaborar com algo. Ou seja, exigir que o cidadão faça algo em troca de algo que você pode fazer.

Isso é bastante comum quando estamos falando da educação em casa. Quer um exemplo básico disso? 

Bem, quando você pede pra sua mãe se pode sair, ela diz que sim mas que existem algumas condições pra que isso seja possível que geralmente é: 

  • arrumar o quarto
  • organizar o banheiro
  • fazer o almoço sozinho

Ou seja, é uma colaboração. Se você estiver colaborando com a sua mãe, ela também vai colaborar com você e, assim sendo, permitir que saia pra algum lugar fazer algo. 

A colaboração também está presente dentro das empresas. Por exemplo, quando se é sexta-feira, o chefe pode liberar os seus colaboradores mais cedo caso consigam terminar o projeto que eles tinham que fazer. 

Ou então quando se tem a participação dos lucros. A empresa paga a partícula do lucros tendo como base a colaboração dos funcionários pra que se chegasse a um determinado valor. 

Por exemplo, se a empresa tem um lucro e R$ 1 bilhão,  consegue-se ter o dobro do salário durante dois meses pra compensar o esforço da equipe. Isso é bastante comum em marcas como é o caso da Havan. 

A colaboração é um dos estilos de negociação mais comuns que existem hoje em dia e não é por pouco, visto que é através dela que se consegue desenvolver a empatia pra que alguém faça algo que você queira apenas trocamos serviços e funções. 

Estilo de negociador

Por que praticar os estilos de negociação? 

Existem algumas vantagens pela qual você tem que realizar a prática dos estilos de negociação. Abaixo separamos uma lista com algumas delas que podem te mostrar que você tem que aprender a negociar agora mesmo!

  • Ter melhor comunicação com uma determinada pessoa. 
  • Os estilos de negociação são essenciais pro fechamento de acordo entre empresas. 
  • Você consegue mais oportunidades ao oferecer algo e ganhar uma troca. 

Acomodação é um estilo de negociação, entenda o porquê

Sabe quando se está em um relacionamento e uma pessoa vai aceitando algo que não gostaria apenas pra agradar ou não arrumar confusão com o outro?

Em suma, isso também é um estilo de negociação devido ao fato de que é dessa forma que a outra pessoa, através da sua acomodação, vai continuar tendo práticas que você não gosta por mais uma determinado período de tempo. 

Quais os 4 principais tipos de negociação?

Existem vários estilos de negociadores, mas vamos falar dos 4 tipos mais comuns e eficientes que podem ser usados facilmente por você, basta apenas um pouco de estudo, técnica e treino.

1. Estilo detalhista

Nesse estilo, quem negocia precisa coletar primeiro todas as informações importantes que podem influenciar a tomada de decisão de quem está do outro lado.

Pra essa modalidade é importante contar com anotações, pesquisas e dados que permitam ordenar o pensamento de forma lógica.

2. Estilo empático

A chave aqui é se colocar no lugar da outra pessoa pra criar um clima amigável e influenciá-la de forma positiva. Essa atmosfera de camaradagem e empatia proporciona o desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo, com um caráter menos formal.

3. Estilo assertivo

Também chamado de estilo afirmativo, as principais características são a clareza na forma de falar e a objetividade no momento de expor as ideias. Tudo acontece de forma prática, com raciocínio lógico e força nos argumentos baseados em dados e fatos.

4. Estilo persuasivo

Pra usar esse tipo é preciso passar segurança sobre o assunto e ter controle sobre as emoções, a fim de não “meter os pés pelas mãos”. 

Antes de usar essa abordagem, quem negocia costuma planejá-la com antecedência. Dessa forma, terá convicção sobre o que está falando e poderá vencer a parada pelo consenso — ou pelo cansaço. 

Vale lembrar que os estilos de negociação podem se misturar e trocar características entre si. Até mesmo os nomes de cada um não são um consenso e variam bastante.

O importante é entender o conceito geral e captar a essência, bem como se identificar com o estilo. Não dá pra forçar uma característica que não tem nada a ver com você, não é mesmo?

Neste artigo, a gente falou mais sobre o que são os estilos de negociação e quais são as vantagens de saber sobre eles em seu dia a dia. 

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Portanto, se tiver alguma dúvida sobre o assunto, basta que comentei aqui com a gente!

Confira os cursos de pós-graduação da Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica