Blog Descomplica

Saiba qual é a nota de corte para Engenharia de Produção e muito mais!

Entenda como é feito o cálculo da nota de corte para engenharia de produção, o que é necessário para se graduar e muito mais sobre esse curso. Boa leitura!

Atualizado em

Compartilhe

Os cursos de engenharia figuram entre as principais opções de carreira pra muitas pessoas. Dentro disso, um ramo que pinta com frequência é a engenharia de produção e um importante passo é conhecer sua nota de corte,a fim de saber quantos pontos são necessários pra iniciar no curso.

Se você deseja se tornar um engenheiro de produção, precisa ter ciência que é necessário passar pela graduação e obter um diploma reconhecido pelo MEC, mas é muito comum que antes de decidir cursar uma graduação, surjam as perguntas: qual é a nota de corte do curso, o peso de cada matéria, entre outras questões, não é? 

Por isso, no artigo de hoje, vamos elucidar todas essas dúvidas pra você. Acompanhe a leitura e bom proveito!

nota de corte engenharia de produção - profissionais analisando produtos

Quantos pontos tirar para cursar Engenharia de `Produção?

A nota de corte é, de modo geral, a pontuação mínima que uma pessoa precisa alcançar pra pleitear uma vaga na instituição desejada.  Ela se estabelece com base na quantidade de vagas oferecidas pro curso em questão e nas notas tiradas pelos candidatos.

O corte é feito justamente em ordem decrescente, ou seja, de quem tem a maior nota pra quem tem a menor, até que se feche a quantidade de vagas.

Assim, a nota pode ser alterada conforme as inscrições vão sendo feitas. No entanto, ela é uma boa base pra que você tenha uma noção de quantos pontos precisa tirar na prova.

O curso de engenharia de produção tem como nota de corte, portanto, 632 pontos na média geral.

Contudo, é importante ressaltar que essa nota pode variar de acordo com o programa escolhido por você pra ingressar na Universidade, tendo em vista que há opções como o Sisu, o Prouni e o FIES, como você verá abaixo, confira!

SISU

O Sisu é o sistema que viabiliza a inserção de estudantes nas universidades públicas. Logo, naturalmente, a procura é muito maior, o que faz com que as vagas sejam mais concorridas.

A alta concorrência possui implicações diretas na nota de corte, que tendem a ser um pouco mais altas. Este é o caso da nota de engenharia de produção, que, atualmente, é de 700 pontos.

ProUni

O ProUni, por sua vez, propicia o ingresso de estudantes no ensino superior concedendo bolsas pra faculdades privadas. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).

Nesse sistema, a nota de corte de engenharia de produção éde 652 pontos. O Prouni possui alguns critérios específicos de inscrição, os quais devem ser devidamente conferidos pelo estudante antes de se submeter à seleção.

FIES

Por outro lado, o FIES é um programa que financia a graduação dos estudantes em instituições privadas. Nesse modelo, a nota de corte do curso de engenharia de produção é 556 pontos. 

nota de corte engenharia de produção - olhos de uma pessoa atrás da tela do computador

Qual o peso das matérias no Enem?

Além da preocupação com a nota de corte pra cursar engenharia de produção, um outro anseio dos estudantes é o peso de cada matéria cobrada na prova do Enem.

Como a prova é dividida em áreas do conhecimento, cada uma delas possui um peso específico, dependendo do curso escolhido.

No curso de engenharia de produção, os pesos se dividem da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: peso 2
  • Matemática e suas Tecnologias: peso 2.50
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: peso 1.50
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: peso 2.50
  • Redação: peso 1.50

Saber o peso de cada área do conhecimento é super importante pra que você realize uma boa prova e alcance a nota necessária pro curso que você deseja.

Então, curtiu o conteúdo que trouxemos hoje? Aproveite pra conhecer a faculdade de Engenharia da Computação e amplie as suas possibilidades de cursar o ensino superior.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você