Os cursos de engenharia figuram entre as principais opções de carreira pra muitas pessoas. Dentro disso, um ramo que pinta com frequência é a engenharia de produção e um importante passo é conhecer sua nota de corte,a fim de saber quantos pontos são necessários pra iniciar no curso.
Se você deseja se tornar um engenheiro de produção, precisa ter ciência que é necessário passar pela graduação e obter um diploma reconhecido pelo MEC, mas é muito comum que antes de decidir cursar uma graduação, surjam as perguntas: qual é a nota de corte do curso, o peso de cada matéria, entre outras questões, não é?
Por isso, no artigo de hoje, vamos elucidar todas essas dúvidas pra você. Acompanhe a leitura e bom proveito!
Quantos pontos tirar para cursar Engenharia de `Produção?
A nota de corte é, de modo geral, a pontuação mínima que uma pessoa precisa alcançar pra pleitear uma vaga na instituição desejada. Ela se estabelece com base na quantidade de vagas oferecidas pro curso em questão e nas notas tiradas pelos candidatos.
O corte é feito justamente em ordem decrescente, ou seja, de quem tem a maior nota pra quem tem a menor, até que se feche a quantidade de vagas.
Assim, a nota pode ser alterada conforme as inscrições vão sendo feitas. No entanto, ela é uma boa base pra que você tenha uma noção de quantos pontos precisa tirar na prova.
O curso de engenharia de produção tem como nota de corte, portanto, 632 pontos na média geral.
Contudo, é importante ressaltar que essa nota pode variar de acordo com o programa escolhido por você pra ingressar na Universidade, tendo em vista que há opções como o Sisu, o Prouni e o FIES, como você verá abaixo, confira!
SISU
O Sisu é o sistema que viabiliza a inserção de estudantes nas universidades públicas. Logo, naturalmente, a procura é muito maior, o que faz com que as vagas sejam mais concorridas.
A alta concorrência possui implicações diretas na nota de corte, que tendem a ser um pouco mais altas. Este é o caso da nota de engenharia de produção, que, atualmente, é de 700 pontos.
ProUni
O ProUni, por sua vez, propicia o ingresso de estudantes no ensino superior concedendo bolsas pra faculdades privadas. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).
Nesse sistema, a nota de corte de engenharia de produção éde 652 pontos. O Prouni possui alguns critérios específicos de inscrição, os quais devem ser devidamente conferidos pelo estudante antes de se submeter à seleção.
FIES
Por outro lado, o FIES é um programa que financia a graduação dos estudantes em instituições privadas. Nesse modelo, a nota de corte do curso de engenharia de produção é 556 pontos.
Qual o peso das matérias no Enem?
Além da preocupação com a nota de corte pra cursar engenharia de produção, um outro anseio dos estudantes é o peso de cada matéria cobrada na prova do Enem.
Como a prova é dividida em áreas do conhecimento, cada uma delas possui um peso específico, dependendo do curso escolhido.
No curso de engenharia de produção, os pesos se dividem da seguinte forma:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: peso 2
- Matemática e suas Tecnologias: peso 2.50
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: peso 1.50
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: peso 2.50
- Redação: peso 1.50
Saber o peso de cada área do conhecimento é super importante pra que você realize uma boa prova e alcance a nota necessária pro curso que você deseja.
Então, curtiu o conteúdo que trouxemos hoje? Aproveite pra conhecer a faculdade de Engenharia da Computação e amplie as suas possibilidades de cursar o ensino superior.