• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que faz um engenheiro de produção? Descubra!

Você já se perguntou ‘o que faz um engenheiro de produção’? A Engenharia tem tantas especializações que nem todo mundo sabe quais são, muito menos diferenciá-las.

Uma delas é a Engenharia de Produção, que se destaca por ser uma das mais versáteis entre as exatas. Antigamente, era vista como uma parte da Engenharia Mecânica, entretanto ganhou um segmento próprio.

Isso aconteceu porque suas premissas são aplicáveis a qualquer empresa, dos mais diferentes segmentos. Dessa forma, proporciona um futuro muito promissor, pois conta com boa empregabilidade.

E qual é o papel do engenheiro de produção? Acompanhe os detalhes a seguir!

O que faz um engenheiro de produção?

O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção é o responsável por otimizar os sistemas das empresas, melhorando a qualidade dos processos e dos produtos. Um dos seus objetivos é eliminar desperdícios no processo produtivo.

Como engenheiro, utiliza inovações tecnológicas, máquinas, ferramentas, insumos e equipes de trabalho pra garantir a eficiência nas atividades.

Do mesmo modo, se preocupa em aprimorar os sistemas de produção, aplicando conhecimentos que vêm das ciências físicas, matemáticas e sociais. Também aplica análises e design pra prever e avaliar resultados.

Em resumo, o engenheiro de produção desenvolve sistemas de controle de qualidade. Ainda o desenvolvimento de máquinas, cria produtos, trabalha na pesquisa operacional e lida com finanças — pra diminuir custos. 

Engenharia de Produção e Administração são a mesma coisa?

Engenharia de Produção e Administração são a mesma coisa?

Não! Pra entender a diferença entre as áreas, a gente precisa entender cada uma. O engenheiro de produção utiliza seu conhecimento pra aplicar nos processos tecnológicos e produtivos, com foco no aumento da produtividade.

Ele gerencia os processos de estoque de mercadorias e matérias-primas e indica quais máquinas melhoram o desempenho. Também considera os custos dos processos produtivos, comanda o trabalho das equipes e aprimora os produtos.

Por sua vez, o administrador trabalha na criação de rotinas e controles de informações e atividades, então direciona esforços pro bom clima organizacional. Dessa maneira, promove um ambiente motivador, de respeito e colaboração.

Qual é o perfil ideal do engenheiro de produção?

Qual é o perfil ideal do engenheiro de produção?

A primeira característica, e mais importante de todas pra quem deseja atuar como engenheiro de produção, é ser versátil. Além disso, ter visão abrangente e enxergar os processos do começo ao fim — principalmente pra propor melhorias.

Criatividade é outra característica desejada neste profissional, porque precisa buscar soluções eficientes que diminuam os custos das empresas. Em outras palavras, significa ‘pensar fora da caixa’.

Outras habilidades exigidas pelo mercado:

  • ética profissional: respeito em relação às pessoas, relações sociais e empresas;
  • atitude de empreendedor: contribui pro crescimento da organização;
  • busca por conhecimento: pra estar em dia com as tendências de mercado;
  • boa comunicação: o engenheiro de produção lida com pessoas e precisa interagir com todas;
  • leitura e análise de gráficos: pra identificar padrões e oportunidades de mudança;
  • conhecimento da legislação: com o intuito de respeitar os limites impostos pelas diferentes esferas governamentais;
  • trabalho em equipe: a atuação do engenheiro de produção nunca é isolada;
  • responsabilidade social e ambiental: o respeito vai além das pessoas e deve considerar igualmente o meio ambiente.

Agora que você sabe o que faz um engenheiro de produção, consegue se imaginar nessa rotina criativa repleta de desafios e soluções? Este é o momento pra decidir se quer fazer parte de uma das áreas profissionais mais desejadas.

Quer trabalhar com Engenharia de Produção? Este é um dos cursos da Faculdade Descomplica. Aproveite pra conhecer a grade curricular! Mas, se ainda surgir alguma dúvida, dá uma olhada nas outras opções ou faça um Teste de Orientação de Carreira!