• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça 5 dicas de como implementar a gestão operacional na sua empresa!

Você por acaso já ouviu falar em gestão operacional? Sabe dos benefícios dela pra que uma empresa seja bem administrada?

Pois bem, se pensarmos numa empresa como se fosse um corpo humano, veremos que ela também é feita de partes específicas que precisam funcionar bem em conjunto e, ao mesmo tempo, manter a sua própria identidade.

É aí que entra a gestão operacional. Ela serve de centro de comando e de ponte pra que cada aspecto dentro de uma empresa tenha o melhor desempenho possível tanto individualmente quanto de forma coletiva.

Por ser um braço da administração e atuar como parte do sistema nervoso central da empresa, ela garante o acompanhamento e harmonia entre as funções responsáveis pela entrega do produto final ao cliente.

Devido à sua importância, hoje existem vários cursos de especialização e MBAs na área. Pra saber mais, continue com a gente!

gestão operacional - pessoa fazendo anotações durante reunião

O que faz um gestor operacional?

O gestor operacional é o profissional responsável pelo conjunto de práticas que faz com que o andamento das operações dentro da empresa aconteça de forma constante — da utilização de um produto à execução de uma atividade e/ou serviço.

Pra ajudar no controle dessas operações e monitorar as equipes, ele conta com ferramentas que compensam a dificuldade de estar em vários lugares ao mesmo tempo. 

Ele é a “cola” entre os assuntos de pessoa física, pessoa jurídica, departamento financeiro, administrativo e RH. Além de atuar muito próximo ao setor de qualidade.

O gestor operacional está sempre buscando melhorias e é aquela pessoa que consegue ver o negócio como um todo. A preocupação que ele tem com a interação entre cada departamento é decisiva pra entrega de um produto de qualidade e a chegada de novos clientes.

Ele melhora a saúde da empresa em geral porque consegue, quando é preciso:

  • restaurar ou remodelar a infraestrutura da organização e aumentar a segurança do estoque;
  • implementar tecnologias mais avançadas e métodos novos;
  • lida com fornecedores;
  • eliminar o que não esteja agregando valor.

Isso faz com que quem esteja ligado aos outros níveis de gestão (estratégico e tático) tenha bem menos dor de cabeça e possa ficar no seu quadrado focando no que lhe compete.

gestão operacional - gráficos e dados na tela do notebook

Como implementar a gestão operacional na minha empresa?

Conhecimento técnico é muito importante mas, como dissemos antes, uma visão ampla do negócio é uma boa parte do processo operacional. Por isso, a gente resolveu listar 5 dicas de como exercitar o gestor operacional dentro de você, pra que sua empresa possa crescer. Bora lá?

1. Instruções para as atividades mais importantes

Você pode começar pensando em quais atividades são executadas de forma repetitiva dentro da empresa, por um número grande de funcionários. 

Com elas em mente, crie um documento que sirva de modelo formal com instruções de como aquela tarefa deve ser executada. Tipo um tutorial, sabe? É só seguir a partir daí.

2. Conheça os procedimentos

Quando os funcionários não conhecem os procedimentos exigidos pra cada função, a empresa não consegue funcionar de forma padronizada. Portanto, incentive-os a ler, adotar os protocolos e, além disso, procure dar o exemplo. Afinal, você também é parte desse organismo!

3. Simplifique esses procedimentos

Quando for descrever o procedimento padrão a um funcionário, procure fazer da forma mais simples — como um manual ou tutorial mesmo. Assim, tudo fica fácil de memorizar, é possível criar hábitos e diminuir muito a chance de erros.

4. Trabalhe com métricas

Assim como nas redes sociais, o sucesso de um setor também precisa ser medido para que seja melhorado. É importante deixar claro os resultados que se espera de cada área, bem como os indicadores: prazos, parâmetros de qualidade, desperdício, etc, que possam ser facilmente comparados com a expectativa inicial.

5. Os procedimentos devem ajudar na gestão operacional

O gestor operacional deve estar sempre de olho nas necessidades da empresa e cuidar pra que os funcionários executem seus processos da forma mais igualitária e precisa possível. 

Assim, tudo acontece de maneira mais rápida, fácil e, economicamente falando, vantajosa. Ser explícito ajuda bastante.

Se você quiser se aprofundar no assunto, pode contar com o MBA em Gestão Operacional do Descomplica, com aulas 100% online, carga horária de 390h e os melhores professores! Partiu?!