Blog Descomplica

Conheça as 5 principais metodologias de gestão de projetos

Quer saber quais são as principais metodologias de gestão de projetos? Então, acesse o conteúdo e conheça as 5 principais. Vem com a gente!
porDescomplica| 23/09/2021

Compartilhe

Pra começar, você sabe o que é um projeto? Projeto é tudo aquilo que você faz pra alcançar um fim em um prazo definido. Sabe quais são as principais metodologias de gestão de projetos pro seu negócio? Não?

Então, vem com a gente!

metodologias de gestão de projetos – pessoa desenhando um fluxo de criação de aplicativo

O que são metodologias de gestão de projetos?

Uma metodologia de gestão de projetos é o guia pra que o seu projeto seja colocado em prática. Você sabe como um manual de instrução funciona? Então, é a mesma coisa!

Só que em vez de peças, a gente tem recursos. Ou seja, o tempo, o custo e o trabalho das pessoas precisam “se encaixar” pra ter o resultado perfeito.

três papeis na mão com os escritos: to do, doing e done

Conheça 5 metodologias de gestão de projetos

Chegou a hora de conhecer melhor essas metodologias. Então, chega junto!

Kanban

O Kanban surgiu no Japão pra controlar os estoques de matéria-prima usada na produção. Dessa forma, abasteciam a matéria-prima sem precisar parar a produção.

E isso tudo era feito através de cartões coloridos que indicavam a importância de cada tarefa.

Aliás, o nome Kanban significa “cartões”. E é por meio desses cartões que a empresa coordena os seus processos de uma maneira visual e prática. Além disso, pode-se aplicar para diferentes objetivos:

Além do Kanban, existem outras ferramentas que têm tudo a ver com agilidade. Vamos conhecer agora o método Scrum.

Scrum

Falou em Scrum, falou em agilidade. O Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos que se adapta ao ambiente. Ou seja, ele é um método flexível guiado pela mudança.

Além de tudo, aqui o cliente tem participação especial. Ele está envolvido em cada etapa do processo e o seu feedback é fundamental.

Mas não pense que só rapidez importa. Na verdade, o resultado precisa ser de alta qualidade. Todo esse trabalho em equipe tem por objetivo entregar o máximo valor e atender às expectativas do cliente.

O que mais importa vem em primeiro lugar. Aliás, esse é o lema do nosso próximo método.

CPM

Esse método também é conhecido como método do caminho crítico. Ele funciona da seguinte forma: as atividades mais importantes devem ser priorizadas.

Dessa forma, identifica-se cada etapa e define-se o seu tempo de duração. Além disso, precisamos saber qual é a sequência dessas atividades e como uma atividade depende da outra.

Sendo assim, o caminho crítico é representado pelas tarefas mais importantes e que levam mais tempo no projeto.

A sequência das atividades é a principal característica da nossa próxima metodologia. Bora, lá?

Cascata ou Waterfall

Usa-se muito o modelo cascata no desenvolvimento de softwares. Ele é mais adequado quando precisamos lidar com um projeto de maneira sequencial.

Isto é, quando uma atividade é realizada uma após a outra. Isso quer dizer que as tarefas são feitas de uma forma linear e em sequência. As atividades são organizadas de tal forma, que até parecem com o desenho de uma cascata.

Algumas vantagens desse modelo são:

  • o projeto fica bem estruturado;
  • as etapas são bem conhecidas;
  • ideal pra projetos mais simples.

Porém, esse modelo não é o melhor pra lidar com mudanças ou riscos. Pra isso, o modelo PERT é o mais indicado.

PERT

Essa metodologia é perfeita pra conhecer os riscos do projeto. Em resumo, através do método PERT, podemos desenhar 3 caminhos possíveis pro andamento do nosso projeto:

  • Otimista: mais perfeito impossível;
  • Pessimista: as notícias não são nada boas;
  • Provável: nenhuma surpresa, tudo tá dentro do normal.

É sempre bom conhecer todos os caminhos possíveis, não é verdade? Conhecer as principais metodologias de gestão de projetos te ajuda a escolher o melhor caminho pra sua empresa. Pode confiar!

E o melhor de tudo é que você pode escolher a metodologia mais adequada pra cada tipo de projeto. Não importa o tamanho ou a complexidade, você sempre pode contar com as melhores práticas de gestão pros seus projetos.

E então, gostou do artigo? O Descomplica está aqui pra ajudar você a se desenvolver ainda mais. Que tal conhecer o nosso curso de Introdução à Gestão de Projetos? Acesse e comece a se aperfeiçoar hoje mesmo!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica