Blog Descomplica

Vídeo Aula: Consequências da Revolução Industrial

Atualizado em

Compartilhe

Olá, meu povo!

Hoje vamos assistir a uma vídeo aula do Descomplica explicando as consequências da revolução industrial! Esse assunto é muito importante, pois é carta marcada no Enem 😉

Estão prontos? Então, vamos começar!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=69rCpMRZaTk&list=PLF94EA2BE6E049D58&index=5&feature=plpp_video[/youtube]

Transcrição:

00:00 História

Idade Morderna à Idade Contemporânea – Parte 2

Professor: Renato Pellizzari

00:10 Na aula de hoje, falaremos sobre as consequências da Revolução Industrial.
Dentro de um modelo industrial, temos:

– Sociedade dividida em duas classesburguesia (possuidora dos meios de produção) eproletariado (destituída dos meios de produção, vende sua força de trabalho para sobreviver).

00:30 A Inglaterra se consolida como uma potência liberal, isto é, o Estado não interfere na economia, permitindo a livre iniciativa e a livre relação entre burguesia e proletariado. O resultado disso é, sem dúvida, uma grande exploração dos trabalhadores ingleses ao final do século XIX:

– Alta carga horária de trabalho;

– Baixos salários;

– Exploração de mão de obra infantil e feminina;

– Precárias condições de higiene e saúde;

1:00 Tudo isso, leva a movimentos de contestação dessa exploração:

– Ludismooperários revoltados quebram as máquinas para pressionar os seus patrões.

– Cartismo: trabalhadores procuram junto ao parlamento direito de voto e representatividade política. Além dos movimentos de contestação à exploração, surge no século XIX as novas doutrinas sociais, as quais questionam o modelo capitalista como um todo.

1:40 Dentre elas, podemos destacar:

– Anarquismo

– Socialismo Utópico

– Socialismo Científico ou Marxismo

Fundamental para entendermos esse processo de transição, é chamado Movimento Iluminista ou Iluminismo ou Movimento da Ilustração. Consiste em um movimento francês que vai questionar as bases e toda a cultura do antigo regime europeu, isto é, os franceses vão sair na frente no sentido ideológico em questionar:

– Absolutismo Monárquico

– Sociedade de Privilégios

– Mercantilismo

Esse movimento influencia os filósofos da época que passam a influenciar um movimento de ruptura com o Antigo Regime em todo o mundo ocidental.

2:30 Vamos compreender melhor o que foi o movimento iluminista, dos seus filósofos e suas consequências. Vamos começar pelo Barão de Montesquieudefendia o princípio de divisão dos poderes, rompendo com a concepção de concentração de poderes nas mãos do rei.

Acredita que seja fundamental que o poder seja dividido entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, e que haja um interdependência entre eles.

3:00 Outro importante filósofo foi Voltairedefendia a liberdade de expressão. Atribui-se, inclusive a ele a frase: “ Posso não concordar de uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”. Crítica direta ao clericalismo, uma vez que a Igreja Católica era uma das instituições que limitava a nossa liberdade de expressão.

3:45 Outro filósofo era Russeau, o mais rebelde de todos. Dizia que o princípio político deveria estar na democracia, isto é, emanada do povo. Também afirmava que todo homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe.
Esses homens, sem dúvida nenhuma, trouxeram contribuições que são sentidas até hoje nas sociedade ocidentais contemporâneas.

Por hoje é só! Até logo!

fonte Canal Descomplica

Comentários

Matoe_bhshf
Matoe_bhshf
14/06/2012 às 17:35

muito legal para quem nao q sabe nada

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você