Olá, meu povo!
Hoje vamos assistir a uma vídeo aula do Descomplica explicando as consequências da revolução industrial! Esse assunto é muito importante, pois é carta marcada no Enem 😉
Estão prontos? Então, vamos começar!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=69rCpMRZaTk&list=PLF94EA2BE6E049D58&index=5&feature=plpp_video[/youtube]
Transcrição:
00:00 História
Idade Morderna à Idade Contemporânea – Parte 2
Professor: Renato Pellizzari
– Sociedade dividida em duas classes: burguesia (possuidora dos meios de produção) eproletariado (destituída dos meios de produção, vende sua força de trabalho para sobreviver).
– Alta carga horária de trabalho;
– Baixos salários;
– Exploração de mão de obra infantil e feminina;
– Precárias condições de higiene e saúde;
– Ludismo: operários revoltados quebram as máquinas para pressionar os seus patrões.
– Cartismo: trabalhadores procuram junto ao parlamento direito de voto e representatividade política. Além dos movimentos de contestação à exploração, surge no século XIX as novas doutrinas sociais, as quais questionam o modelo capitalista como um todo.
1:40 Dentre elas, podemos destacar:
– Anarquismo
– Socialismo Utópico
– Socialismo Científico ou Marxismo
– Absolutismo Monárquico
– Sociedade de Privilégios
– Mercantilismo
2:30 Vamos compreender melhor o que foi o movimento iluminista, dos seus filósofos e suas consequências. Vamos começar pelo Barão de Montesquieu: defendia o princípio de divisão dos poderes, rompendo com a concepção de concentração de poderes nas mãos do rei.
3:00 Outro importante filósofo foi Voltaire: defendia a liberdade de expressão. Atribui-se, inclusive a ele a frase: “ Posso não concordar de uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”. Crítica direta ao clericalismo, uma vez que a Igreja Católica era uma das instituições que limitava a nossa liberdade de expressão.
Por hoje é só! Até logo!
fonte Canal Descomplica