Questões comentadas: Leis de Newton

07/04/2015 Camila Paula

Leia o resumo “Quais são as leis de Newton e como são aplicadas?” e resolva os exercícios abaixo.

 

1. (PUC-PR) Um pedaço de ferro é colocado próximo de um ímã, conforme a figura a seguir:

Sem titulo

Assinale a alternativa correta:

a) é o ferro que atrai o ímã.
b) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.
c) é o ímã que atrai o ferro.
d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo.
e) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro.

 

 

2. (UFRJ-RJ) Um trem está se deslocando para a direita sobre trilhos retilíneos e horizontais, com movimento uniformemente variado em relação à Terra.

Uma esfera metálica, que está apoiada no piso horizontal de um dos vagões, é mantida em repouso em relação ao vagão por uma mola colocada entre ela e a parede frontal, como ilustra a figura. A mola encontra-se comprimida.

Sem titulo

Suponha desprezível o atrito entre e esfera e o piso do vagão.

Verifique se o trem está se deslocando em relação à Terra com movimento uniformemente acelerado ou retardado, justificando sua resposta.

 

 

 

GABARITO

1. B

Resolução e passo-a-passo:

Podemos garantir, pela terceira lei de Newton, que as forças de atração, tanto do ímã quanto da esfera, serão iguais. Um ponto importante para ser observado é: apesar de as forças terem em módulos iguais, elas são opostas e feitas em corpos DIFERENTES! Por isso não há como duas forças aplicadas a um corpo único serem um par ação-reação.

 

2. Retardado

Resolução e passo-a-passo:

Pela experiência do dia a dia, já sabemos que somos jogados para frente quando o ônibus resolve dar uma parada brusca, mas na verdade o que está acontecendo é a Primeira lei de Newton: “Um corpo tende a manter se em repouso ou em movimento uniforme quando não existe a aplicação de forças externas.” Ou seja, o ônibus para e você continua em sua trajetória como se ele não tivesse freado. É isso que faz você parecer estar sendo arremessado para frente. Este movimento não acontece somente na freada, mas também no início do movimento.

Como a mola está comprimida, podemos perceber que ela está sendo jogada contra a mola, e logo notamos que o trem está freando. Ou seja, Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado.

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *