Blog Descomplica

Perícia contábil: entenda tudo sobre esse ramo lucrativo!

Você já ouviu falar sobre perícia contábil? Ainda não? Então, veja neste artigo quanta ganha o profissional, os objetivos e tudo mais sobre essa área!
porDescomplica| 31/10/2021

Compartilhe

Quem pensa em trabalhar no ramo empresarial sem dúvida alguma já ouviu falar sobre a perícia contábil. Afinal, esse é um serviço super importante dentro da área, tendo em vista que ele ajuda a manter a companhia sempre dentro dos conformes e regras fiscais.

Nesse sentido, a busca por saber quanto ganha um perito contábil e outras dúvidas da área é bem grande. No entanto, é preciso sempre ter em mente que existem diversos tipos de perícia, bem como de serviços que esse profissional pode executar dentro de uma organização.

Sabendo disso, aqui neste artigo trouxemos tudo o que você precisa saber sobre perícia contábil e execução de laudo pericial contábil dentro das empresas. Ficou curioso pra saber mais? Vem com a gente e descubra tudo! Aproveite e boa leitura!  

 gráficos na tela do computador

O que faz a perícia contábil?

De maneira geral, podemos definir a perícia contábil como um serviço que tem como objetivo garantir que a empresa esteja trabalhando de acordo com a legislação e normas fiscais previstas. 

Em outras palavras, é como uma investigação dentro da companhia, verificando se as contribuições, notas e outras obrigações contábeis estão dentro dos conformes. 

Sendo assim, não é difícil perceber que esse é um serviço super necessário. Afinal, ele garante que a organização não sofra com diversos tipos de problemas, desde multas pro governo até possíveis impedimentos no trabalho. 

No entanto, é importante dizer também que existem classificações diferentes de perícia contábil. Conheça os principais!

Perícia contábil judicial 

Como o próprio nome indica, a perícia contábil judicial é aquela que é solicitada por meio da justiça, normalmente como solicitação específica de um juiz sobre determinado caso. 

Por esse motivo, normalmente usa-se esse tipo de perícia pra resolver determinadas situações relacionadas à parte jurídica, indicando se a empresa está ou não de acordo com a legislação. 

Nesse caso é importante dizer que o perito precisa atuar como um elemento neutro, que sem ligação nenhuma com o judiciário ou com a organização. 

Assim, o seu único serviço é fazer análises em busca de possíveis irregularidades, emitindo, no final, um relatório sobre tudo aquilo que descobriu da companhia e dando um parecer, se ela se encontra ou não dentro da legalidade.

Perícia extrajudicial

Aqui, como podemos perceber, temos justamente o contrário do caso anterior. Nesse tipo de perícia não é a justiça quem solicita uma verificação, e sim a própria empresa que vai ser analisada. Nesse caso, existem outras três subdivisões, são perícias:

  • arbitrais;
  • de âmbito estatal;
  • voluntárias. 

Cada uma segue um formato diferente, acontecendo com supervisão do governo ou não. Sendo assim, dá pra perceber que o perito contábil costuma ter uma demanda atrativa de trabalho, podendo fornecer seu serviço de diversas formas e pra diferentes objetivos.

perícia contábil - pastas de arquivos com muitas páginas

Emissão do laudo pericial contábil 

Como você viu, o objetivo da perícia contábil é analisar e buscar possíveis irregularidades na área fiscal e financeira da empresa, independente de quem fez a solicitação.

Nesse sentido, ao final do trabalho é emitido o laudo pericial contábil, um documento oficial com o parecer final do serviço. Ou seja, é no laudo que o perito vai demonstrar tudo aquilo que encontrou, seja positivo ou negativo.

Assim, o modelo do documento varia de acordo com o solicitante, mas precisa seguir diversas normas, tendo em vista que pode ser usado em âmbito judicial no futuro.

Por conta disso, pra emitir o laudo, é necessário que o perito tenha autorização e certificação nessa área, caso contrário, o documento deixa de ter validade e é preciso contratar um novo profissional, que realizará o trabalho novamente pra fornecer um documento completo e legal judicialmente. 

perícia contábil - pessoa mexendo na calculadora e no notebook

Qual é o salário de um Perito Contábil?

Quando falamos sobre profissões, obviamente uma das primeiras coisas que nos vem à mente é o salário.

A boa notícia aqui é que os profissionais da perícia contábil costumam ser muito bem remunerados, tanto em trabalhos particulares quanto naqueles executados pro governo.

Porém, é preciso sempre ter em mente que os valores podem variar de acordo com a complexidade do serviço realizado.

Além disso, um profissional que está ingressando na área costuma ganhar um pouco menos do que aquele que já trabalha há vários anos e possui bastante experiência.

De maneira geral, quem está iniciando no ramo costuma receber cerca de R$ 3.200,00. No entanto, a média salarial do cargo aqui no Brasil está em R$ 4.200,00.

Já os profissionais mais experientes no ramo e que trabalham pra diferentes organizações conseguem receber valores acima dos 6 mil reais, variando de acordo com a demanda e o tipo de serviço realizado.

perícia contábil - profissional lendo um documento

Qual a formação de um perito contábil?

Até aqui, com toda certeza, você já conseguiu perceber que a perícia contábil pode ser uma área bem bacana pro seu futuro. Com isso, vale descobrir também o tipo de formação que precisa adquirir pra começar a trabalhar nesse ramo.

Como o próprio nome da formação nos indica, um perito contábil é o que tem formação na área da contabilidade, ou seja, na graduação de ciências contábeis. Além disso, é importante ter uma especialização em perícia, que garantirá a qualidade do trabalho realizado.

Vale dizer que essa graduação e também a especialização pode ser realizada tanto no formato presencial quanto à distância. Fala aí, essa facilidade vai te permitir começar a trabalhar quanto antes, não é não?

perícia contábil - calculadora, livros e pastas sobre a mesa

Onde atua um perito contábil? 

Como você pôde perceber, existem várias possibilidades enquanto profissional formado e especializado em perícia contábil.

Você precisa saber ainda que, no início, o perito contábil pode atuar em um escritório de seu segmento, sendo contratado pras perícias particulares, ou seja, as extrajudiciais, realizadas pelas próprias empresas. Essa é uma boa forma de adquirir experiência e aprender mais sobre o mercado.

Depois, uma boa opção é abrir o seu próprio escritório de contabilidade. Isso pode proporcionar mais possibilidades de conseguir melhores propostas e passar a lucrar mais, realizando o serviço de forma totalmente independente.

Além disso, vale dizer que, possuindo um CNPJ, você também ganha a possibilidade de ser contratado pelo governo pra realizar as perícias contábeis judiciais, o que costuma fornecer uma boa grana além de uma carreira promissora.

O meio de adquirir esses serviços varia, podendo partir de licitações até contratos diretos com o judiciário. Por isso, é importante estar sempre bem antenado nas notícias pra não perder oportunidades.

E aí, pronto pra iniciar a sua carreira na área da perícia contábil? Se sim, conheça agora mesmo a Pós do Descomplica em Perícia Contábil e se prepare pra ingressar nesse mercado!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica