• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Balanceamento das Equações Químicas

Já pensou poder estudar mais sobre o Balanceamento das Equações Químicas com um mapa mental lindo? Aqui você pode! 😀 Não deixe de conferir esse mapa:

Mapa Mental: Balanceamento das Equações Químicas

Pela lei de Lavoisier, “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação”, logo, o número de átomos presentes, em uma reação, nos reagentes deve ser igual à quantidade de átomos presentes nos produtos.

A seguinte reação indica a síntese da amônia:

H2 + N2→NH3

Essa reação diz que uma molécula de hidrogênio reage com uma molécula de nitrogênio para formar uma molécula de amônia. Entretanto, essa expressão contraria a lei de conservação das massas, pois podemos observar que antes da reação há 2 átomos de hidrogênio e no produto existem 3. Nesse caso, a equação deve ser balanceada para indicar a conservação dos átomos, que é o verificado experimentalmente. A equação, escrita corretamente, que representa a reação de síntese da amônia é:

3H2 + N2→2NH3

Três moléculas de hidrogênio reagem com uma molécula de nitrogênio para formar duas moléculas de amônia.

 

Método das Tentativas

Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos.

Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.

Nesta ordem:

1º) Metais

2º) Ametais

3º) Carbono

3º) Hidrogênio

4º) Oxigênio

Lembrete: MACHO – Iniciais


 

Continue estudando: leia o resumo na íntegra! 😀

Confira também as questões comentadas sobre Balanceamento das Equações Químicas! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica! <3

Bons estudos! ;D