Mapa Mental: Balanceamento das Equações Químicas
Já pensou poder estudar mais sobre o Balanceamento das Equações Químicas com um mapa mental lindo? Aqui você pode! 😀 Não deixe de conferir esse mapa:
Pela lei de Lavoisier, “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação”, logo, o número de átomos presentes, em uma reação, nos reagentes deve ser igual à quantidade de átomos presentes nos produtos.
A seguinte reação indica a síntese da amônia:
H2 + N2→NH3
Essa reação diz que uma molécula de hidrogênio reage com uma molécula de nitrogênio para formar uma molécula de amônia. Entretanto, essa expressão contraria a lei de conservação das massas, pois podemos observar que antes da reação há 2 átomos de hidrogênio e no produto existem 3. Nesse caso, a equação deve ser balanceada para indicar a conservação dos átomos, que é o verificado experimentalmente. A equação, escrita corretamente, que representa a reação de síntese da amônia é:
3H2 + N2→2NH3
Três moléculas de hidrogênio reagem com uma molécula de nitrogênio para formar duas moléculas de amônia.
Método das Tentativas
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos.
Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
Nesta ordem:
1º) Metais
2º) Ametais
3º) Carbono
3º) Hidrogênio
4º) Oxigênio
Lembrete: MACHO – Iniciais
Continue estudando: leia o resumo na íntegra! 😀
Confira também as questões comentadas sobre Balanceamento das Equações Químicas! Prepare-se para os vestibulares e ENEM com a Família Descomplica! <3
Bons estudos! ;D