Blog Descomplica

Exercícios sobre a Lei de Hess com gabarito

Resolva exercícios de vestibular sobre "Lei de Hess", aprenda o passo-a-passo das resoluções e prepare-se para o Enem e para os vestibulares!
porDescomplica| 11/07/2016

Compartilhe

Praticar exercícios sobre a Lei de Hess é uma forma de garantir que você vai contar com um bom desempenho em toda a sua prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

E, sem contar ainda que o assunto acaba sendo bastante solicitado quando estamos falando das provas da escola, quanto a matéria de química. 

Por isso, nesse artigo a gente trouxe uma lista de exercícios sobre a Lei de Hess e mais  um breve resumo sobre o tema pra que você possa se manter atualizado. 

Bora lá! 

Resumo sobre a lei de Hess 

Imagem de vidraria de química para ilustrar artigo sobre lei de hess exercícios

Segundo o que é afirmado pela lei de Hess, durante todo o processo de reação química, o calor que é liberado pela mesma tem que ser constante e não é dependente do número de processos pelo qual a reação passa. 

A lei consegue determinar que há uma variação de entalpia levando em conta a energia inicial e a final que foi sobrada da reação. 

A lei da entalpia teria sido elaborada inicialmente pelo Germain Henry Hess, um grande químico que teria escrito uma obra no ano de 1834, que abordava mais sobre como o cálculo deveria ser feito. 

Não demorou pra que o seu método começasse a ser adotado de forma expressiva nas universidades russas

Algumas características que fazem parte da Lei de Hess estão logo abaixo e irão deixar seu entendimento ainda mais fácil:

  1. Se você tentar inverter uma determinada reação química, também vai ter que fazer a variação do sinal dentro do cálculo de entalpia
  2. Se a sua equação for multiplicada, os valores que estão sendo considerados dentro do cálculo também deverão estar em dobro. O mesmo acontece se a sua relação for dividida, visto que eles teriam que ser cortados pelo meio. 

Em suma, uma fórmula que você precisa ter ponta da língua pra realizar qualquer prova ou vestibular é ΔH = ΔH1 + ΔH2 + ΔH3. Ou seja, a entalpia total de um sistema é equivalente a entalpia de todos os seus elementos químicos juntos e somada. 

Um exemplo de cálculo de entalpia bastante usado pelos professores de química é:

  • 1ª etapa: H2O(l) → H2(g) + ½ O2 (g) ΔH= +286 kJ
  • 2ª etapa: H2(g) + ½ O2 (g) → H2O(v)   ΔH= -242 kJ
  • H2O(l) → H2O(v)   ΔH= +44 kJ”

Exercícios sobre a Lei de Hess

Agora que você já viu sobre a teoria em relação ao conteúdo, que tal começar a praticar alguns exercícios sobre a Lei de Hess? 

As perguntas contam com gabarito final. Dessa forma, você vai saber exatamente o que acertou e o que errou. 

—Colar exercícios que já estão na página a ser atualizada—

E  então, gostou do nosso artigo sobre o exercícios sobre a Lei de Hess? A gente tentou abordar mais sobre a lei e te dar um guia super completo em relação a ela. 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. 

Além disso, não esqueça de vir conhecer nosso blog, que conta com várias dicas que irão te ajudar a entender mais sobre química e física. 

Comentários

Joyce
Joyce
14/09/2016 às 17:13

Ref. ao exercício 2, como sei quando tenho que inverter ou não ?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Joyce
Joyce
14/09/2016 às 17:13

Ref. ao exercício 2, como sei quando tenho que inverter ou não ?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica