• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Renascimento

Vem cá descobrir tudo sobre Renascimento e ficar por dentro de tudo para mandar bem na sua prova de história da escola e do vestibular!

Mapa Mental: Renascimento

A ruptura com os costumes e a visão de mundo conhecida na Idade Média acabou influenciando uma série de artistas europeus. Esse novo momento das artes ficou conhecido como Renascimento Artístico e Cultural, pois na verdade, a arte renascia após um longo período medieval sem produção cultural, a chamada “noite dos mil anos”. Nota-se que este termo é pejorativo, pois, na Idade Média, houve, sim, produção artística e cultural, porém pautada em outras características, dentre elas a que vimos acima, o teocentrismo.

O Renascimento pode ser dividido em três etapas conhecidas como Trecento, Quattrocento e Cinquecento, com algumas pequenas variações. Porém, devemos assinalar que o berço do Renascimento é a Itália, devido à grande presença de nobres mercadores que patrocinavam esses artistas. Tal prática é conhecida como mecenato. Na fase do Cinquecento, com a crise de mercado que afetou a Itália devido às Grandes Navegações, o Renascimento se espalhou por outras regiões da Europa, como por exemplo: Espanha, Inglaterra e Holanda.

Leonardo da Vinci talvez seja o nome mais conhecido do período renascentista, porém, outros artistas foram importantes para que esse período ficasse bastante conhecido no momento de transição para a Idade Moderna. Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Michelangelo, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, dentre muitos outros fizeram parte desse período do Renascimento.

QUER SABER MAIS SOBRE MODERNIDADE E REFORMAS PROTESTANTES? VEM CÁ QUE A GENTE TE AJUDA COM ESTE RESUMO!