Blog Descomplica

Confira alguns filmes sobre a guerra fria para te ajudar a ficar por dentro do assunto

Quais são os filmes sobre a Guerra Fria que todo mundo tem que ver agora mesmo? Neste artigo, a gente separou uma lista deles. Veja aqui!
porDescomplica| 27/07/2016

Compartilhe

Quais são os filmes sobre a Guerra Fria que você tem que ver agora mesmo pra se tornar um expert sobre todos os assuntos?

 Neste artigo de hoje, a gente separou uma lista deles. 

Ah, e claro, não se acanhe: caso tenha uma recomendação diferente dessas nossas, você ainda pode deixar aqui nos comentários pra que ajude aos outros leitores. 

Os melhores filmes sobre a Guerra Fria

Veja, abaixo, quais são os filmes sobre a Guerra Fria que a gente está recomendando pra que você consiga estudar mais sobre o assunto. 

Rocky IV e a Bipolaridade Mundial

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiram duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Antigos aliados durante a II Guerra, se tornaram rivais durante a Guerra Fria. 

De um lado os norte-americanos visavam expandir o capitalismo e do outro os soviéticos desejavam ampliar o socialismo. Pra aumentar seu domínio ideológico, tanto os EUA quanto a URSS se utilizaram de uma série de artifícios como as propagandas.

 O quarto filme da série Rocky (1985) é um claro exemplo de propaganda norte-americana, no qual Rocky luta e vence o lutador soviético, Drago, simbolizando a hegemonia dos Estados Unidos.

Treze Dias que Abalaram o Mundo e a Crise dos Mísseis

Temendo um conflito iminente, EUA e URSS realizaram alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia. Além disso, aumentaram os investimentos nas indústrias bélicas, na chamada corrida armamentista, desenvolvendo armas nucleares.

 O temor de uma guerra nuclear se estendia desde o fim da II Guerra e a eclosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Uma guerra nuclear poderia causar a destruição do planeta. 

Esse medo é retratado no filme Treze Dias que Abalaram o Mundo, no qual se discute a crise dos mísseis de Cuba (1962), período em que o mundo esteve mais próximo da efetiva eclosão de uma guerra nuclear.

Across the Universe e a Guerra do Vietnã

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética intervieram em diversos conflitos visando aumentar sua influência.

Como ocorrido na Guerra da Coreia — conflito entre Coreia do Norte (socialista) e Coréia do Sul (capitalista) apoiados pela URSS e EUA, respectivamente — e a Guerra do Vietnã, em que os Estados Unidos interferiram em apoio ao Vietnã do Sul visando impedir a expansão do Vietnã do Norte. 

Os vietcongs acabaram vencendo os Estados Unidos e em meio a guerra cresciam os movimentos de insatisfação em relação à guerra. 

O filme musical Across the Universe retrata a sociedade norte-americana dos anos 60, em meio a movimentos de contracultura e manifestações contra a Guerra do Vietnã e de quebra ainda dá pra aproveitar a trilha sonora só de músicas dos Beatles!

Adeus, Lênin! e a Queda do Muro de Berlim

Temos vários marcos pro fim da Guerra Fria, como a queda do Muro de Berlim, em 1989, e a desintegração da URSS, em 1991.

A queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, anteriormente separadas entre Alemanha Oriental (socialista) e Alemanha Ocidental (capitalista), marcaram a vitória do capitalismo, liderado pelos Estados Unidos.

Em Adeus, Lênin!, a trama gira em torno de Alex que, mesmo após a queda do Muro, finge ainda viver sob um regime soviético temendo que sua mãe, simpatizante do socialismo, não resista a um novo ataque cardíaco ao ver a penetração do capitalismo na Alemanha.

Guerra Fria resumo 

A guerra fria teria começado como um conflito ideológico que teria sido travado entre a União Soviética e os Estado Unidos logo depois que houve o fim da segunda guerra mundial. Em suma, é estimado que ela tenha durado entre os anos 1947 e 1991. 

A guerra recebe o nome de fria devido ao fato de que não houveram conflitos diretos de campo entre URSS e EUA, mas, sim, de ideologia entre os dois países. 

Em suma, a União Soviética estava bancando uma série de grupos de esquerda como é o caso das Farc, Forças Armadas revolucionárias da Colômbia. 

O intuito era que eles conseguissem formar mais grupos socialistas e comunistas pra revoluções em escala mundial. 

Enquanto isso, os Estados Unidos estavam financiando os outros grupos que tinham intuição de ir contra a União e o socialismo. 

Pouca gente sabe, mas os judeus que hoje em dia são financiados pelos Estados Unidos pra ficar com as terras que pertencem à muçulmanos na Palestina, durante muito tempo recebiam os financiamentos dos russos.

 O que acontece é que as parcerias entre os dois grupos, judes e URSS, foram quebradas depois que os russos se negaram a permitir que os seus judeus saíssem do país pra morar na Palestina. 

Quais são as características deste período histórico? 

Dentre as características que são pertencente a este período histórico, pode-se dizer que temos: 

  • Polarização do mundo: o mundo estava cada vez mais polarizado em suas doutrinas visto que de um lado se tinha o socialismo e de outro o capitalismo cada um deles investimento em financiar revolução e manifestações. 
  • Aumento da produção de armamento nuclear, o receio era de que a qualquer momento uma nova terceira guerra mundial pudesse estourar. 
  • Desenvolvimento de redes internacionais que eram voltadas pra espionagem, como é o caso da CIA. 

A guerra fria teria terminado com a queda da União Soviética que não conseguiu se sustentar depois de ter gasto investimentos massivos com armamento e tentativas em vão de ir pra lua. 

As pessoas estavam vivendo aquela época de modo apreensivo e os grupos se trocavam de ideologia apenas pra conseguir financiamentos dos dois países. 

Enfim, neste artigo de hoje, a gente separou um guia completo de filmes sobre a Guerra Fria que podem te ajudar a estudar mais sobre história e a se tornar um expert. 

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica