Quais são os filmes sobre a Guerra Fria que você tem que ver agora mesmo pra se tornar um expert sobre todos os assuntos?
Neste artigo de hoje, a gente separou uma lista deles.
Ah, e claro, não se acanhe: caso tenha uma recomendação diferente dessas nossas, você ainda pode deixar aqui nos comentários pra que ajude aos outros leitores.
Os melhores filmes sobre a Guerra Fria
Veja, abaixo, quais são os filmes sobre a Guerra Fria que a gente está recomendando pra que você consiga estudar mais sobre o assunto.
Rocky IV e a Bipolaridade Mundial
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiram duas grandes potências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética. Antigos aliados durante a II Guerra, se tornaram rivais durante a Guerra Fria.
De um lado os norte-americanos visavam expandir o capitalismo e do outro os soviéticos desejavam ampliar o socialismo. Pra aumentar seu domínio ideológico, tanto os EUA quanto a URSS se utilizaram de uma série de artifícios como as propagandas.
O quarto filme da série Rocky (1985) é um claro exemplo de propaganda norte-americana, no qual Rocky luta e vence o lutador soviético, Drago, simbolizando a hegemonia dos Estados Unidos.
Treze Dias que Abalaram o Mundo e a Crise dos Mísseis
Temendo um conflito iminente, EUA e URSS realizaram alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia. Além disso, aumentaram os investimentos nas indústrias bélicas, na chamada corrida armamentista, desenvolvendo armas nucleares.
O temor de uma guerra nuclear se estendia desde o fim da II Guerra e a eclosão das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Uma guerra nuclear poderia causar a destruição do planeta.
Esse medo é retratado no filme Treze Dias que Abalaram o Mundo, no qual se discute a crise dos mísseis de Cuba (1962), período em que o mundo esteve mais próximo da efetiva eclosão de uma guerra nuclear.
Across the Universe e a Guerra do Vietnã
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética intervieram em diversos conflitos visando aumentar sua influência.
Como ocorrido na Guerra da Coreia — conflito entre Coreia do Norte (socialista) e Coréia do Sul (capitalista) apoiados pela URSS e EUA, respectivamente — e a Guerra do Vietnã, em que os Estados Unidos interferiram em apoio ao Vietnã do Sul visando impedir a expansão do Vietnã do Norte.
Os vietcongs acabaram vencendo os Estados Unidos e em meio a guerra cresciam os movimentos de insatisfação em relação à guerra.
O filme musical Across the Universe retrata a sociedade norte-americana dos anos 60, em meio a movimentos de contracultura e manifestações contra a Guerra do Vietnã e de quebra ainda dá pra aproveitar a trilha sonora só de músicas dos Beatles!
Adeus, Lênin! e a Queda do Muro de Berlim
Temos vários marcos pro fim da Guerra Fria, como a queda do Muro de Berlim, em 1989, e a desintegração da URSS, em 1991.
A queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, anteriormente separadas entre Alemanha Oriental (socialista) e Alemanha Ocidental (capitalista), marcaram a vitória do capitalismo, liderado pelos Estados Unidos.
Em Adeus, Lênin!, a trama gira em torno de Alex que, mesmo após a queda do Muro, finge ainda viver sob um regime soviético temendo que sua mãe, simpatizante do socialismo, não resista a um novo ataque cardíaco ao ver a penetração do capitalismo na Alemanha.
Guerra Fria resumo
A guerra fria teria começado como um conflito ideológico que teria sido travado entre a União Soviética e os Estado Unidos logo depois que houve o fim da segunda guerra mundial. Em suma, é estimado que ela tenha durado entre os anos 1947 e 1991.
A guerra recebe o nome de fria devido ao fato de que não houveram conflitos diretos de campo entre URSS e EUA, mas, sim, de ideologia entre os dois países.
Em suma, a União Soviética estava bancando uma série de grupos de esquerda como é o caso das Farc, Forças Armadas revolucionárias da Colômbia.
O intuito era que eles conseguissem formar mais grupos socialistas e comunistas pra revoluções em escala mundial.
Enquanto isso, os Estados Unidos estavam financiando os outros grupos que tinham intuição de ir contra a União e o socialismo.
Pouca gente sabe, mas os judeus que hoje em dia são financiados pelos Estados Unidos pra ficar com as terras que pertencem à muçulmanos na Palestina, durante muito tempo recebiam os financiamentos dos russos.
O que acontece é que as parcerias entre os dois grupos, judes e URSS, foram quebradas depois que os russos se negaram a permitir que os seus judeus saíssem do país pra morar na Palestina.
Quais são as características deste período histórico?
Dentre as características que são pertencente a este período histórico, pode-se dizer que temos:
- Polarização do mundo: o mundo estava cada vez mais polarizado em suas doutrinas visto que de um lado se tinha o socialismo e de outro o capitalismo cada um deles investimento em financiar revolução e manifestações.
- Aumento da produção de armamento nuclear, o receio era de que a qualquer momento uma nova terceira guerra mundial pudesse estourar.
- Desenvolvimento de redes internacionais que eram voltadas pra espionagem, como é o caso da CIA.
A guerra fria teria terminado com a queda da União Soviética que não conseguiu se sustentar depois de ter gasto investimentos massivos com armamento e tentativas em vão de ir pra lua.
As pessoas estavam vivendo aquela época de modo apreensivo e os grupos se trocavam de ideologia apenas pra conseguir financiamentos dos dois países.
Enfim, neste artigo de hoje, a gente separou um guia completo de filmes sobre a Guerra Fria que podem te ajudar a estudar mais sobre história e a se tornar um expert.
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?