• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Segunda Guerra Mundial: resumo para o Enem

A Segunda Guerra Mundial foi cheia de acontecimentos marcantes e trouxe diversas consequências pra todo mundo. E pra te ajudar a arrasar nas questões desse tema no Enem, nós preparamos um resumo sobre o que aconteceu naquela época.

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1939 a 1945. O resultado foi um desastre: milhões de pessoas mortas nos campos de batalha e diversas consequências para o mundo. Teve até participação do Brasil na história toda, acredita?

Dá uma olhada no nosso resumo para o Enem sobre a Segunda Guerra Mundial e fique sabendo de tudo sobre o tema pra arrasar na prova!

Segunda Guerra Mundial: resumo do porquê aconteceu

Para entender o que motivou a Segunda Guerra, é fundamental entender, antes de tudo, como terminou a Primeira Guerra Mundial, em 1918

O lance foi o seguinte: o Tratado de Versalhes, assinado depois da guerra, impôs sanções à Alemanha, considerada a grande culpada pela guerra. Acontece que os alemães ficaram pistola com isso tudo e guardou um ranço por anos. 

Soma-se a isso a crise econômica de 1929, que surgiu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, prejudicando também os países europeus, que ainda se reerguiam.

Em meio a um cenário de crise política, social e econômica, surgiram grupos radicais para resgatar a grandeza do império alemão. Como você pode imaginar, foi aí que surgiu o nazismo, com influência do Adolf Hitler. 

O cara chegou ao poder em 1933, aclamado como chanceler, e queria se vingar da humilhação que o país sofreu. Então, ele começou a expandir o domínio alemão sobre a Europa, reivindicando territórios que pertenceram ao império alemão. 

Soma-se a isso o alto nível de pistolagem que reinava na Itália. Eles também saíram humilhados da Primeira Guerra e enfrentaram uma crise braba. O Benito Mussolini, liderou o Partido Fascista e foi alçado ao poder em 1922, tornando-se Il Duce, o grande líder do povo italiano.

Esse foi o cenário perfeito pra surgir uma parceria entre alemães e italianos, que fizeram alianças políticas e militares. Eles se aproximaram, ainda, ao Japão, dando início ao Eixo, que lutaria contra os Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Como eclodiu a Segunda Guerra Mundial

Esse clima de animosidade chegou à Inglaterra e à França. Eles perceberam que o negócio ia azedar e até cederam um pouco a Hitler, mas o conflito foi inevitável. As principais razões para isso foram:

  • Expansionismo nazista;
  • Anexações de territórios;
  • Não intervenção das grandes potências europeias 

Em 1º de setembro de 1939, as tropas alemãs invadiram a Polônia. Foi aí que, diante da confusão, Inglaterra e França declararam guerra contra a Alemanha, desencadeando a Segunda Guerra Mundial! 

Quem participou da Segunda Guerra Mundial

Os países que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial agruparam-se em Aliados e Eixo. 

Os Aliados eram compostos por:

  • Estados Unidos
  • Inglaterra
  • França
  • União Soviética

O Eixo era formado por:

  • Alemanha
  • Itália
  • Japão

De forma resumida, houve duas fases na Segunda Guerra Mundial.

Primeira fase (1939-1942)

Aqui, as tropas do Eixo avançaram rapidamente pela Europa. Em 1940, as tropas nazistas já dominavam boa parte da França. 

A Inglaterra também foi atacada por aviões alemães e, no mesmo ano, Winston Churchill foi eleito primeiro-ministro e iniciou a reação inglesa contra o ataque inimigo.

Essa fase favorável ao Eixo encerrou-se em 1941, quando as tropas nazistas foram derrotadas na União Soviética, após uma invasão ordenada por Hitler. 

Em dezembro do mesmo ano, os Estados Unidos foram atacados por kamikazes japoneses, em sua base aérea de Pearl Harbor, no oceano Pacífico. Aí azedou também pros americanos, que chegaram junto na guerra.

Segunda fase (1943-1945)

A segunda fase da guerra marcou a entrada dos Estados Unidos e da União Soviética no confronto, combatendo ao lado de ingleses e franceses para eliminar os ataques nazifascistas. 

Na Europa, o Eixo foi perdendo espaço e sendo encurralado pelos Aliados. Benito Mussolini foi o primeiro líder a ser derrotado

Um dia importante para os Aliados na Segunda Guerra Mundial foi o dia 6 de junho de 1944 (Dia D), que marcou o desembarque dos aliados na Normandia, norte da França.

A Itália foi o primeiro país do Eixo a se render, em 1943. Dois anos depois, veio a derrota nazista, com o suicídio de Hitler. O dia 8 de maio de 1945 foi comemorado como o Dia da Vitória. 

Enquanto a calma chegava à Europa, no Pacífico, os japoneses não davam trégua, não! 

Eles não assinaram a rendição e continuaram quebrando o pau com os norte-americanos. E isso deu origem, mais tarde, às famosas bombas de Hiroshima e Nagazaki.

Os norte-americanos já tinham sido atacados em Pearl Harbor e estavam muito incomodados com isso. 

Soma-se a negativa de rendição do Japão, que fez com que os EUA lançassem duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e Nagasaki, dois dias depois. A destruição foi enorme e, então, os japoneses se renderam.

Como o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial: resumo

Tem gente que não sabe, mas o Brasil participou da Segunda Guerra, sabia? 

No começo do conflito, o Brasil optou pela neutralidade. Getúlio Vargas governava o país como ditador desde 1937, quando deu o golpe do Estado Novo. Ele tinha a maior simpatia pelo nazi fascismo, mas evitou se comprometer na confusão.

A situação mudou a partir de 1942, quando o presidente norte-americano Franklin Roosevelt visitou o Brasil e teve um encontro com Vargas em Natal (RN). 

Ele achou que a base aérea da capital potiguar era estratégica para os aviões aliados se deslocarem pelo Atlântico e atacarem o Eixo no norte da África e, depois, no sul europeu. 

Daí veio a malandragem: ele pediu para o Brasil ceder a base aérea de Natal e, em troca, os Estados Unidos concederiam empréstimos para Vargas continuar sua política de investimento na indústria de base. 

Foi aí que o Brasil rompeu relações diplomáticas com os alemães e declarou guerra ao Eixo.

Brasil declarando guerra à Alemanha, bicho! Dá pra acreditar?

Teve até envio de tropas pra lá. Em 1944, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que foi lutar contra as tropas nazistas na Itália. Rolaram algumas vitórias, sendo a conquista de Monte Castelo a mais famosa.

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial?

Depois dessa confusão toda e da rendição dos alemães, japoneses e italianos, a Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, com a vitória dos Aliados. A Europa estava devastada, o mundo horrorizado com os campos de concentração e duas superpotências:

  • Estados Unidos, capitalista;
  • União Soviética, comunista.

As principais consequências da Segunda Guerra Mundial começaram a ser percebidas. A Europa perdeu força política, econômica e cultural. 

As potências europeias não tinham condições de manter suas colônias na Ásia e na África, o que gerou sua descolonização. 

A Alemanha teve seu território e sua capital, Berlim, dividida em zonas de influência dos países vencedores. Começou, então, o processo de destruição dos símbolos ligados ao nazismo e a Adolf Hitler. 

Com o objetivo de trazer a paz e evitar que conflitos como esse se repetissem foi criada, em 1945, a Organização das Nações Unidas, que, além de evitar outra guerra mundial, buscava garantir a defesa e o cumprimento dos Direitos Humanos.

Eita conflito difícil de entender, né? É coisa pra caramba! Pra te ajudar, a gente criou esse mapa mental sobre a Segunda Guerra Mundial e um resumo em formato de vídeo sobre o assunto. É só entrar! 

Quer se preparar para o Enem com quem manja do assunto? Confira os planos de aula online para o Enem do Descomplica!