Surgiram diversas doutrinas sociais do século XIX após inúmeras mudanças originadas por causa da Revolução Industrial.
O desenvolvimento destas doutrinas se mostrou mais expressivo na Inglaterra e na França, mas ganharam força em outros países e podem ser vistos até hoje.
Pra entender melhor sobre estes conceitos, vamos desenvolver um conteúdo apenas sobre estas doutrinas sociais que revolucionaram todo mundo. Pegue seu caderno de estudos e não perca nada!
Liberalismo
Esta doutrina social surgiu ainda durante o período do iluminismo. Esse pensamento defendia acima de tudo a propriedade privada, indicando que seria um direito natural do ser humano ter direito a uma propriedade.
Neste caso, a pessoa poderia tanto produzir como comercializar sua propriedade sem que o governo interferisse de alguma forma, garantindo apenas justiça e ordem e sua relação.
Entre os defensores desta doutrina social temos o escocês Adam Smith, os ingleses John Locke, Thomas Malthus, David Ricardo entre outros. Foi uma das doutrinas mais defendidas no período.
Socialismo
O socialismo é uma das doutrinas sociais do século XIX que mais se desenvolveu e criou novas linhas de pensamentos neste período.
Antes de tudo, vale compreender que o socialismo tem como base principal a solução de problemas envolvendo classes sociais com a oposição à propriedade privada.
Na primeira fase, os primeiros teóricos do assunto tinham uma visão mais planejada e gradual desta visão. Grupos restritos de pensadores discutiram o cenário e projetos pra atingir a missão deste grupo. Assim ficou conhecido o socialismo utópico.
Mas, sem dúvidas, o que mais chamou a atenção pra esta doutrina social do século XIX foi o socialismo científico. E isto se deve aos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. Ambos escreveram e publicaram o Manifesto Comunista, uma obra prima que atrai leitores até hoje.
Teve ainda o socialismo cristão, que defendia uma visão de Cristo como o exemplo a ser seguido pra seguir a harmonia entre as pessoas da sociedade. Além disso, também estimulava a negociação entre empregados e patrões, sem intermediários.
Anarquismo
Esta talvez seja a doutrina social do século XIX mais radical da época. Tratava-se de uma vertente que rejeitava o socialismo, defendia o fim do capitalismo assim como o Estado e ainda visava o comunismo puro em seu lugar.
Alguns representantes conhecidos por defender esta vertente são Pierre-Joseph Proudhon, autor de “O que é Propriedade”; assim como Giuseppe Malatesta entre outros pensadores.
Sindicalismo
Nesta doutrina, os sindicatos dos trabalhadores assumiram o papel do Estado. Georges Sorel, que escreveu a obra “Reflexões sobre a Violência”; foi o pensador que mais representou esta linha teórica.
Resumindo, tivemos diversas doutrinas sociais no século XIX e que ainda hoje atraem a atenção de estudiosos. A Revolução Industrial impulsionou o desenvolvimento destas doutrinas e representantes lutavam por seus ideais.
Muitas outras transformações aconteceram nesta época e ainda podem ser discutidas atualmente. Se você quer conferir outros conteúdos sobre história acompanhe o blog.
O que você acha de estudar com a gente pra arrasar na prova inteira? Conheça o nosso cursinho preparatório para o Enem e vestibulares.