Blog Descomplica

Expansão Marítima: o que você precisa saber para o vestibular!

Teste seus conhecimentos para o vestibular: resolva uma questão de História, da FUVEST, e confira a resposta comentada por nossos monitores.

Atualizado em

Compartilhe

Ei, como você define sua etnia ao preencher formulários? Branco, pardo, negro? Fazemos assim apenas porque a partir da renascença muitos povos chegaram em terras tupiniquins. Pera, como, quando e por quê essa gente toda veio pra cá?

Isso se explica pela expansão marítima, conteúdo muito cobrado no vestibular. Trata-se do momento, entre os séculos XV e XVII, em que os europeus partiram em busca por terras no extremo oriente.

Por isso, tenha certeza de que vai revisar o assunto expansão marítima antes das provas. Pra te ajudar, vamos apresentar o contexto histórico e os principais acontecimentos que você precisa saber. Bora lá?

Expansão Marítima: contexto histórico

Imagem para ilustrar artigo sobre Expansão Marítima

Durante a Expansão Marítima, as potências europeias partiram pras terras no Extremo Oriente. Mas por quê? Na época, entre os séculos XV e XVII, a Europa tinha três objetivos principais:

  • Participar do comércio direto de especiarias;
  • Encontrar fontes de metais preciosos;
  • Disseminar o cristianismo entre as populações nativas.

Como resultado, as monarquias europeias seriam fortalecidas. Além disso, territórios que os europeus até então não conheciam seriam conquistados e colonizados

Entretanto, cabe perguntar: o que estava acontecendo na Europa desde o fim da Idade Média?

Na economia

Do fim da Idade Média até início da Idade Moderna, o feudalismo passou por diversas crises. O antigo modelo econômico, que se baseava na subsistência, passou pra outro, baseado em transações comerciais.

Essa foi a primeira fase do sistema capitalista (mercantilismo), em que a posse de metais preciosos (metalismo) visava fortalecer as monarquias nacionais. Com a escassez de metais, as potências europeias partiram para outros territórios.

Outro conceito que passa a ser importante é o de balança comercial favorável. Isso significa que a exportação de uma nação sempre precisava ser maior que a importação, de forma que era necessário buscar novos mercados consumidores.

Outro aspecto foi a retomada do comércio com o Oriente, que havia sido dificultado com a conquista de Constantinopla pelos turco otomanos em 1453, quando chegar ao Oriente pelo Golfo Pérsico se tornou inviável. 

Com a necessidade de chegar ao Oriente sem a mediação dos italianos (Gênova e Veneza) e dos otomanos, se tornou vital pra países como Portugal e Espanha criar novas rotas pra chegar às Índias.

Na cultura

A Europa passou também pelo Renascimento Cultural, que gerou mudanças nos valores intelectuais da Europa Moderna.Foi o momento das reformas protestantes, em seguida, da contra-reforma católica.

Desse modo,o teocentrismo(Deus como o centro)é substituído peloantropocentrismo (o homem no centro) e, com isso, a expansão marítima o valoriza como o responsável pelo desenvolvimento da sociedade.

O racionalismo, outra característica do Renascimento, propiciou o avanço dos instrumentos de navegação e da ciência, como as caravelas, a bússola e o astrolábio, sendo que a cartografia mais precisa facilitou a expansão marítima.

Por fim, com a Reforma Protestante, a Igreja Católica entrou em crise e perdeu muitos fiéis, o que reforçou a necessidade de encontrar novos territórios pra catequizar as populações nativas, responsabilidade entregue aos jesuítas. 

Na política

Ainda durante a Baixa Idade Média, a Europa começa a formar as monarquias nacionais, centralizando o poder no Estado. Dois exemplos foram as formações de Portugal e Espanha, destaques no período.

Outro fator foi a ascensão da burguesia, grupo social que pressionou os reis pra que ocorresse a ampliação das rotas comerciais voltadas à busca por metais preciosos. 

Agora que você conhece o contexto da Europa no período, vamos demonstrar os principais países que participaram da expansão marítima.

Expansão Marítima: potências europeias

Fotografia para ilustrar artigo sobre Expansão Marítima

Vários países consolidaram os seus Estados Nacionais e participaram da expansão marítima entre os séculos XV e XVII. A seguir, você confere todos os pontos que precisa memorizar sobre Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda. Confira!

Portugal

Portugal foi a nação pioneira na expansão marítima no século XV. Seu marco foi a tomada de Ceuta em 1415, uma posição geográfica privilegiada. Em seguida, o país conquistou os arquipélagos próximos. 

Para chegar à Índia, os navegadores contornaram o continente africano, criando, em sua costa, feitorias e pontos pra negociar com os nativos (périplo africano). Desse modo, o comércio de escravos já era realidade em 1460.

Em 1488, os portugueses chegaram ao Cabo da Boa Esperança, liderados por Bartolomeu Dias, encontrando uma rota pro Oceano Índico sem passar pelo Mar Mediterrâneo. Em seguida, em 1498, Vasco da Gama chegou a Calicute, nas índias.

Por fim, vale lembrar a esquadra de Pedro Álvares Cabral que chegou ao Brasil, em 1500, pra confirmar se havia terras afastadas da costa da África.

Espanha

Com a derrota do último reino árabe em 1492, a Espanha unificou a maior parte de seu território. No ano de 1492, também ocorreu a primeira incursão espanhola à América, comandada por Cristóvão Colombo.

Colombo partiu com o apoio dos reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, nas caravelas Nina e Pinta e com a nau Santa Maria. Em 1494, foi aprovado o Tratado de Tordesilhas, dividindo as terras já descobertas e as ainda não conhecidas entre espanhóis e portugueses.

França

Após o descontentamento com o Tratado de Tordesilhas, os franceses também partiram pra expansão marítima. A nação havia acabado de passar pela Guerra dos Cem Anos e pelas lutas contra os senhores feudais

Sendo assim, iniciaram as expedições em 1520, chegando a destinos, como:

  • Rio de Janeiro e Maranhão, no Brasil;
  • Canadá;
  • Louisiana, nos Estados Unidos.
  • Haiti, no Caribe;
  • Guiana, na América do Sul.

Inglaterra

Os inglesestambém se envolveram naGuerra dos Cem Anos, além daGuerra das Duas Rosas. Sendo assim, também tardaram um pouco em buscar uma nova rota pras índias.

Desse modo, ocuparam especialmente os Estados Unidos e o Canadá, mas também as ilhas caribenhas, como Jamaica e Bahamas, a Guiana, na América do Sul e,mais tarde, na Oceania, a Austrália e a Nova Zelândia.

Entre as estratégias utilizadas pelo país, destaca-se a pirataria contra a Espanha e o domínio do tráfico de escravos pra a América Espanhola.

Holanda

Entre os territórios ocupados, destacam-se o Suriname e as ilhas no Caribe. Chegaram até os Estados Unidos, fundando a cidade de Nova Amsterdã, até serem expulsos pelos ingleses que fundaram Nova Iorque.

Também tentaram conquistar o nordeste brasileiro durante o período de união entre as Coroas portuguesa e espanhola, mas foram repelidos. Além disso, ocuparam a Indonésia e permaneceram por três séculos e meio.

Bora continuar estudando?

E aí, memorizou tudo? Vale a pena revisar e praticar o conteúdo de expansão marítima, que pode cair nas suas provas de História. Além disso, pra continuar aprendendo, confira nossos outros conteúdos.

Acesse o Blog Descomplica e continue estudando!

1. (FUVEST) Portugal nos séculos XV e XVI exerceu importante papel no comercio europeu graças ao pioneirismo de sua navegação pelo Atlântico.

a) Qual o objetivo da política portuguesa de incentivo a navegação?
b) Cite duas inovações nas técnicas de navegação adotadas pelos portugueses.

GABARITO

a) O objetivo da expansão visava a busca por áreas para expansão da fé católica, busca por rotas alternativas ao Mediterrâneo, busca por áreas fornecedoras de gêneros agrícolas e riquezas minerais, além de busca de áreas compradoras de manufaturas, ou seja, mercado consumidor.

b) Os portugueses, através do contato com os mouros, puderam aprender muitas técnicas de navegação e, com o tempo, aperfeiçoá-las e criar novidades. O quadrante e o astrolábio, por exemplo, foram duas inovações técnicas criadas pelos lusos.

Comentários

LUIZ HENRIQUE MEDEIROS DE SANTANA
LUIZ HENRIQUE MEDEIROS DE SANTANA
03/07/2024 às 13:43

Muito bom os conteúdos!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

LUIZ HENRIQUE MEDEIROS DE SANTANA
LUIZ HENRIQUE MEDEIROS DE SANTANA
03/07/2024 às 13:37

Adoro história!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você