Se você deseja tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), você com certeza deve focar o seu estudo em História e, principalmente, na História do Brasil.
Digo isso porque na prova cujos 33% das questões são de História, as principais delas se referem a História do Brasil.
Dessa maneira, assuntos como Era Vargas, Ditadura Militar, Políticas do Café com Leite e Governo Collor tornam-se muito importantes e não devem ser deixados de lado na montagem do seu cronograma.
Desse modo, neste artigo apresentaremos as principais características do Governo Collor de Mello e algumas questões de vestibulares brasileiros prestigiados.
Principais características do Governo Collor
Em síntese, Collor foi o primeiro presidente instituído por meio do voto popular brasileiro após a Ditadura Militar. Sua posse ocorreu em 1990 e após diversos escândalos e medidas econômicas impopulares, Collor de Mello sofreu o processo de impeachment em 1992.
Veja outras características desse governo:
- Collor ganhou as eleições em 1989 derrotando o petista lula no segundo turno;
- O Governo Collor gerou muitas polêmicas ao antagonizar desrespeitos aos ditames da democracia brasileira;
- Sua medida mais impopular foi o confisco da poupança;
- Após a ditadura, visando testar suas respectivas popularidades, a eleição de 1989 contou com 22 candidatos;
- Em 1992 denúncias feitas pelo Pedro Collor, irmão do presidente, ruiu as estruturas do seu governo culminando no processo de impeachment que resultaria no seu afastamento e na perda dos direitos políticos do presidente Collor por oito anos.
Saiba mais sobre a Nova República e o Governo Collor
Questões sobre o Governo Collor
Questão 1
(Fuvest) O presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional.
“Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, disse o presidente do Senado.
Correio Braziliense, 30/05/2011
Sobre o “episódio” mencionado na notícia acima, pode-se dizer acertadamente que foi um acontecimento:
a) de grande impacto na história recente do brasil e teve seus efeitos negativos na trajetória política de Fernando de Collor, o que faz com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer esse episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve.
b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censurá-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreensão dos fatos que o envolvem.
c) menor na história política recente do brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo senado federal, como um episódio ainda menos significativo.
d) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoção popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando de Collor à cena política, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleições presidenciais.
Questão 2
(UFPR 2012) A manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi:
a) a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas.
b) a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores estrangeiros.
c) o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as bolsas de valores.
d) o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população.
e) a realização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as importações.
Questão 3
(UFRN 1998) “Tão breve foi o governo Collor – dois anos, seis meses e dezessete dias – que é provável que sua marca, na história e no imaginário popular, seja esta mesma: a de alguém deslumbrado com o poder, fascinado pelo marketing e que usou a jovialidade de sua imagem para camuflar o velhíssimo processo de fazer do Poder Público um local privilegiado para os negócios privados.”
ALENCAR, Francisco, CAPRI, Lúcia, RIBEIRO, Marcus V. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996.
A brevidade do governo Collor deveu-se ao impeachment, cuja causa imediata foi o(a)
a) Acusação de sucessivos escândalos e de corrupção envolvendo assessores, ministros, amigos e familiares do presidente.
b) Retenção de parte dos depósitos em todas as contas correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras.
c) Mudança da moeda (cruzeiro em lugar do cruzado novo), com tabelamento de preços e salários e prefixação de juros.
d) Reforma administrativa, com a extinção de ministérios, fundações, autarquias, sociedades de economia mista e empresas públicas.
Gabarito
1. O impeachment sofrido por Fernando de Collor trouxe como consequência uma opinião pública negativa que se fortaleceu ao ponto de haver manifestações massivas contra o seu plano de governo.
Contudo, após anos em um estado de elegibilidade, Fernando de Collor foi eleito senador, abrindo espaço pra que aliados pudessem minimizar os fatos e escândalos ocorridos na sua gestão presidencial.
Sendo assim, a resposta correta é A.
2. Um dos maiores escândalos do governo Collor foi o confisco das poupanças com valores acima de 50 mil cruzeiros, o que gerou ondas de protestos, fragilizou e prejudicou milhares de civis e empresários.
Sendo assim, a resposta correta é D.
3. Com uma gestão regada de diversos escândalos de corrupção das mais variadas ordens, como por exemplo, o “Esquema PC Farias” no qual houve desvio de dinheiro público, que foram denunciados pelo seu próprio irmão, Pedro Collor de Mello, o governo de Fernando Collor rapidamente tornou-se insustentável.
Sendo assim, a resposta correta é A
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?