Questão Comentada: Segundo Reinado

Leia o resumo O que eu preciso saber sobre o Segundo Reinado? e resolva os exercícios abaixo.

 1. (ENEM) Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.

CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra doParaguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).

O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.

(DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.
d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

2. (IFSP) A partir da segunda metade do século XIX, o Brasil viu surgir gradativamente o declínio da mão de obra escrava e a introdução da mão de obra livre do imigrante, que se dirigiu à lavoura cafeeira.

Sobre a relação café – mão de obra, assinale a alternativa correta.

a) o café prosperou na Bahia, que já se destacava com o fumo e o cacau; a mão de obra utilizada era a do imigrante espanhol que logo se adaptou ao calor e costumes baianos, sendo assalariado.
b) a lavoura cafeeira se estendeu do norte do Paraná até o oeste de Santa Catarina, sendo os alemães e poloneses trazidos da Europa para trabalharem como meeiros ou terceiros.
c) o café se instalou desde o Pará até São Paulo. Foi o responsável pela chegada dos japoneses, que tiveram muita dificuldade de adaptação (dada a diferença da língua e dos costumes), logo superadas. São eles, os responsáveis pela instalação de sítios e chácaras no Brasil.
d)  o café, produzido em latifúndios, se estendeu por todo o litoral brasileiro; a mão de obra escrava era responsável pelo plantio e a imigrante, alemã e italiana, pela secagem e descascagem, havendo harmonia no convívio entre os trabalhadores e os patrões.
e) a lavoura cafeeira, por se adaptar melhor às áreas temperadas, encontrou na zona da Mata (MG) e na província de São Paulo as condições ideais. Na região do Vale do Paraíba, a produção ocorreu de maneira tradicional, sendo utilizada a mão de obra escrava. Estendendo-se para o interior paulista, a mão de obra do imigrante italiano substituiu a escrava, inicialmente através da parceria e, depois, através do sistema de colonato.

3. (FGV) A Questão Christie teve como efeito:

a) o exercício de represálias navais inglesas contra o Brasil;
b) o rompimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Inglaterra;
c) a vitória brasileira no arbitramento do rei dos belgas, Leopoldo I;
d) o reatamento das relações entre os dois países em 1865;
e) todas as respostas combinadas.

GABARITO

  1. D

Comentário: Infelizmente é um momento histórico do Brasil que até hoje carece de explicações convincentes. O nível de participação da Inglaterra é sempre discutido e nunca se chega a uma conclusão. O importante é destacarmos a importância que esta guerra teve na crise do segundo império brasileiro.

  1. E

Comentário: Essa discussão é sempre viva nas questões de vestibulares e sugere a suposta “visão empreendedora” dos cafeicultores do oeste paulista que perceberam antecipadamente as carências da utilização da mão de obra escrava e foram, pioneira e gradativamente, elaborando sua substituição. O sistema de colonato deve ser destacado.

  1. E

Comentário: A Questão Christie contribuiu imensamente para o destaque do Brasil perante o cenário mundial e também para a construção da nação brasileira. O Imperador Dom Pedro II se impôs ante uma situação adversa, mesmo sabendo das consequências que poderiam ocorrer, devido à antiga relação com a Inglaterra.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Segundo Reinado

Ainda tem dúvidas sobre o Segundo Reinado? Confira esta mapa mental maneiro que vai salvar sua prova de história!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Construção da Nação Brasileira

Leia o resumo Como ocorreu a construção da Nação brasileira? e resolva os exercícios abaixo.
artigo