Qual a probabilidade de você saber tudo sobre probabilidade?

O meu assunto favorito da Biologia sempre foi genética. Não só eu, mas todo o pessoal de Ciências Exatas costuma curtir esse tema. Isso se deve ao fato de que genética lida muito com probabilidade, que também é meu tema favorito da Matemática.

E como essa probabilidade acontece? Bom, imagina que seus pais ambos tenham cabelos e olhos pretos. Mas, por acaso, em algum antepassado, houve alguém de olhos e cabelos claros. Isso significa que seus pais podem ser heterozigotos e terem um gene dominante e um recessivo (corre lá do módulo de Biologia pra relembrar esses nomes!). Então qual seria a probabilidade de você nascer com olhos azuis, se esse for o gene recessivo?

Isso é feito de acordo com uma tabelinha.

Cruzando os genes do pai e da mãe, vemos que em ¼ das vezes você pode nascer AA, no outro ¼ aa e nos outros dois ¼’s (ou seja, ¼ + ¼ = 2/4 = ½ ).

Sabendo que no caso Aa e AA o gene dominante é “olhos escuros”, então apenas ¼ dos casos você nasceria de olhos azuis. Ou seja, você tinha um total de 25% de probabilidade!

E se você quisesse saber a probabilidade de você nascer loiro, tendo os seus pais cabelos pretos? Faríamos a mesma conta, tendo 25% de probabilidade.

Mas agora vem o desafio: Qual é a probabilidade de você nascer loiro e de olhos claros?

Tcha-tcha-ran-ran…. Suspense.

Lembra daquele “e” ali? Ele significa multiplicação, interseção. Então a probabilidade seria: 25%.25% = 1/16 = 6,25%.

Gostaram? Deixem seus comentários! 😉

Continue estudando
Post do blog

Exercícios de Análise Combinatória — Questões Resolvidas

Se você deseja sair na frente da concorrência no ENEM e nos vestibulares mais disputados do Brasil, precisa começar a se preparar com antecedência. Para isso, nada melhor do que começar a resolver questões que podem ajudar você a memorizar temas importantes que são recorrentes nas provas. Pensando em ajudar você nessa missão, preparamos alguns exercícios de análise combinatória, veja!
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Probabilidade Condicional

Como já falamos em nossas últimas aulas, a probabilidade é o estudo das chances de ocorrência de um resultado. Elas são obtidas pela razão entre casos favoráveis e também casos possíveis.
artigo