
Cumprimentos natalinos, galerinha do Descomplica! Hoje nosso resumo será bem maneiro! Vamos falar sobre os tipos de governo e suas diferentes características. Muitas vezes nós estudamos a ditadura, a república, governos totalitários, mas não entendemos muito bem do que se trata. Agora, seus problemas acabaram! Você será um expert nos tipos de governo que temos por aí. Então, vamos lá!
A palavra república tem raiz latina e significa “coisa pública”, ou seja, é um governo de “todos”, consensual, digamos assim. A república é um tipo de governo na qual o chefe de Estado, ou presidente, como conhecemos mais, é eleito pelo povo, através do voto. Normalmente esse voto é livre e realizado de forma secreta, assim como ocorre aqui no Brasil.
A monarquia é a forma de governo mais antiga que vigora até hoje. O monarquismo, como também é conhecido, é uma forma de governo em que o rei ou rainha (monarca) permanece no governo até a morte ou mesmo se abdicar do trono. Trata-se de um governo hereditário, ou seja, passando para os parentes mais próximos. Pode parecer fácil se manter no poder, mas não é. Reger um reino requer muito “jogo de cintura”, é necessária uma administração que agrade a população e traga harmonia socioeconômica.
O parlamentarismo é um tipo de governo muito versátil. Ele cabe tanto em um governo monárquico (como é o caso inglês), como numa república. É sobre ele que temos a velha frase que o William sempre repete: “É aquele que o rei reina, mas não pode governar”. Isso quer dizer que, neste governo, o monarca ou presidente não tem poderes de chefe de Estado, são mais figuras representativas. Ao invés deles é o famoso primeiro-ministro que governa e tem as responsabilidades políticas do país.
O totalitarismo só passou a existir no mundo contemporâneo, pós-Primeira Guerra, lembra? Este é um conceito abrangente e define todo tipo de governo no qual uma pessoa controla todo o Estado. Esse governo também possui um forte controle sob seus cidadãos e grande intervencionismo na economia.
A ditadura é um regime político que não possui democracia, ou seja, não há participação da população. O poder, assim como no totalitarismo, está centrado em uma só figura. Normalmente esse tipo de governo é estabelecido através de um golpe de Estado.
E aí, curtiu o resumo? Achou legal? Faz um comentário aqui em baixo e conta pra gente o que achou! Beijos históricos.