
O liberalismo deu seus primeiros sinais em fins do século XVII, com as Revoluções Liberais Inglesas, e contestava as bases do Antigo Regime, pautadas no Absolutismo Monárquico, Mercantilismo e Sociedade Aristocrática de Privilégios. A ideologia liberal influenciou movimentos filosóficos, como o iluminismo, e revolucionários.
Mas se você ainda não entendeu muito bem como funciona o liberalismo, não se preocupe! Provavelmente você já ouviu muito sobre ele por aí, apenas não se deu conta! Quer ver?
Uma das principais ideias defendidas pelos liberais foi o liberalismo político em contraposição à dominação presente no absolutismo monárquico. Dentre os principais nomes temos John Locke, que defendia as liberdade individuais e o direito à propriedade privada, e Jean-Jacques Rousseau, um dos mais radicais filosófos iluministas, defendia a democracia.
Com certeza você já deve ter visto alguém reclamar dos impostos, né? No geral, as pessoas reclamam que os produtos importados no Brasil são muito taxados e que lá fora tudo é mais fácil e barato. O imposto sobre produtos representa uma intervenção do Estado na economia, o que era fortemente criticado por Adam Smith, um dos maiores defensores do liberalismo político. Segundo ele, a economia iria se regular sozinha de acordo com a lei da oferta e da procura.
Como podemos perceber, o liberalismo não se manifesta apenas no âmbito econômico e político. Nesse sentido, Voltaire, filósofo iluminista, foi um dos grandes nomes do liberalismo ao defender a liberdade de expressão em meio a uma sociedade dominada pela ideologia religiosa.