3 frases que vão fazer você entender o liberalismo!

Ainda tem dúvidas sobre o Liberalismo? Tire todas elas a limpo com esta lista que vai salvar a sua prova de história!

O liberalismo deu seus primeiros sinais em fins do século XVII, com as Revoluções Liberais Inglesas, e contestava as bases do Antigo Regime, pautadas no Absolutismo Monárquico, Mercantilismo e Sociedade Aristocrática de Privilégios. A ideologia liberal influenciou  movimentos filosóficos, como o iluminismo, e revolucionários.

Mas se você ainda não entendeu muito bem como funciona o liberalismo, não se preocupe! Provavelmente você já ouviu muito sobre ele por aí, apenas não se deu conta! Quer ver?

1) “Mas e o meu direito de ir e vir?”

Uma das principais ideias defendidas pelos liberais foi o liberalismo político em contraposição à dominação presente no absolutismo monárquico. Dentre os principais nomes temos John Locke, que defendia as liberdade individuais e o direito à propriedade privada, e Jean-Jacques Rousseau, um dos mais radicais filosófos iluministas, defendia a democracia.

Você pode ir pra onde quiser, mesmo que não saiba muito bem como…
Você pode ir pra onde quiser, mesmo que não saiba muito bem como…

2) “O problema são os impostos!”

Com certeza você já deve ter visto alguém reclamar dos impostos, né? No geral, as pessoas reclamam que os produtos importados no Brasil são muito taxados e que lá fora tudo é mais fácil e barato. O imposto sobre produtos representa uma intervenção do Estado na economia, o que era fortemente criticado por Adam Smith, um dos maiores defensores do liberalismo político. Segundo ele, a economia iria se regular sozinha de acordo com a lei da oferta e da procura.

Playstation! Playstation!
Playstation! Playstation!

3) “Onde fica minha liberdade de expressão?”

Como podemos perceber, o liberalismo não se manifesta apenas no âmbito econômico e político. Nesse sentido, Voltaire, filósofo iluminista, foi um dos grandes nomes do liberalismo ao defender a liberdade de expressão em meio a uma sociedade dominada pela ideologia religiosa.

Seu direito garantido de falar o que quiser, até se for em baleiês!
Seu direito garantido de falar o que quiser, até se for em baleiês!
Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Era Napoleônica

Confira um lindo mapa mental sobre a Era Napoleônica e prepare-se cada vez mais pro vestibulares e ENEM!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Unificações Italiana, Alemã e Americana

Leia o resumo “Como ocorreram as unificações da Alemanha, Itália e EUA no séc. XIX?” e resolva os exercícios abaixo.