• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como a pandemia de Covid-19 pode cair no Enem 2020?

O ano de 2020 foi marcado por um acontecimento que nem os roteiristas do melhor filme de ficção científica poderiam imaginar, né não? 

Uma pandemia virou tudo de cabeça pra baixo e deixou o mundo inteiro refém de um vírus persistente e perigoso. Daí que, como você pode imaginar, o Covid-19 estará nos assuntos mais discutidos por muito tempo, o que significa que esse danado certamente vai cair no Enem!

O novo coronavírus, suas implicações, vacinas, impacto no mundo, sua relação com as questões sociais e ambientais, além de muitos outros temas podem estar envolvidos no Enem 2020. Então, se você quer fazer bonito na prova, vale a pena entender como a pandemia de Covid-19 pode cair no Enem.

Entenda como a pandemia de Covid-19 pode ser cobrada no Enem

Dado que a pandemia pode englobar diversas áreas do conhecimento, ela pode estar presente em qualquer parte da prova, incluindo a redação. Então, vale a pena entender cada ponto do exame e como o Covid-19 pode ser abordado ali.

Olha só!

Linguagens e Códigos

Nesta parte do Enem, o assunto coronavírus pode ser abordado em algumas frentes. As mais prováveis são:

Coronavírus e as questões de Linguagens: a pandemia pode ser abordada em questões clássicas sobre funções de linguagem, gêneros textuais e adjuntos adverbiais. 

Análise de visões de mundo sobre o coronavírus: leituras e compreensão de textos com opiniões divergentes são uma possibilidade. Pode ser que a prova apresente textos com versões opostas para que o aluno reflita sobre isso.

Vocabulário com palavras ligadas à pandemia: as novas palavras que se incorporaram ao nosso cotidiano podem ser abordadas no Enem. Termos como covid-19, cloroquina, quarentena, lockdown e muitas outras palavras podem surgir.

Matemática

Acha que coronavírus não se relaciona à Matemática? Lamentamos dizer, mas ele pode cair nessa área da prova, sim. 

Geometria e porcentagem são dois termos que estão bem relacionados à Covid-19. Além disso, assuntos como função exponencial, progressão geométrica, porcentagem, geometria especial e analítica, bem como probabilidade e estatística são outros assuntos que podem ser ligados a essa temática.

Ciências Humanas

A parte do Enem que engloba História, Geografia, Filosofia e Sociologia tem assunto pra caramba no que diz respeito à Covid-19. Dá uma olhada!

História

Aqui, pode ser cobrada uma relação da atual pandemia com pandemias do passado, enfatizando a Gripe Espanhola e a Peste Negra. Outros fatos como a Primeira Guerra Mundial também podem ser relacionados aqui.

Geografia

Aqui, as várias faces da globalização podem relacionar a Covid-19 à disciplina Geografia no Enem. Isso porque a atual fase da globalização favorece a circulação de pessoas em escala planetária. Isso facilitou a transmissão do coronavírus pelo mundo. 

Entretanto, o acesso aos meios de comunicação permitiu agilizar as formas de conter a pandemia de Covid-19.

Filosofia e Sociologia

Essas disciplinas podem cobrar as medidas de controle social estabelecidas na pandemia, tais como controle de circulação, policiamento com drones ou técnicas de reconhecimento facial.

Essa situação remete aos conceitos de sociedade disciplinar trazidos por Michel Foucault

Ciências da Natureza

Uma outra forma de o Covid-19 cair no Enem é quando o assunto for Biologia, Física e Química. Perguntas que utilizam gráficos e tabelas certamente aparecerão com uma frequência maior.

Biologia

Aqui, as características virais serão muito abordadas, bem como propagação de contaminados, características moleculares, epidemiologia, vacinas, soros, diferença entre vírus e bactérias, etc.

Física

O Covid-19 pode ser cobrado também na área de Física do Enem. Uma das abordagens possíveis é o uso do ventilador pulmonar utilizado nos pacientes críticos dos hospitais.

Química

Aqui, o tema pode ser o álcool 70%, usado como antisséptico contra o coronavírus. É preciso entender que substância é essa, por que gel e não líquido, por que 70% é a concentração ideal, entre outras abordagens relacionadas a esse produto, fundamental para conter o vírus. 

Redação

A redação é um dos pontos mais delicados e importantes do Enem e, provavelmente, a pandemia de Covid-19 tem grandes chances de ser abordada. 

É importante refletir sobre as consequências da Covid-19 no Brasil e no mundo, bem como os efeitos psicológicos do isolamento e o medo do vírus. Renovações tecnológicas, lives e distanciamento social são outros pontos importantes. 

Vale, ainda, prestar atenção às relações internacionais depois da pandemia, com o fechamento de fronteiras e interrupção do comércio. 

Confira a nossa aula 0800 com a professora de Redação, Carol Achutti, que vai trazer váaarios recortes de temas possíveis que podem ser relacionados à pandemia do Covid-19, como saúde e tecnologia.

Além disso, vamos fazer um exercício sobre como podemos fazer introdução, desenvolvimento e conclusão quando encontramos algum desses eixos temáticos. ✨

O Enem 2020 tem tudo pra ser a “prova do Covid”. Vale a pena ler bastante sobre o tema e acompanhar as aulas do Descomplica pra ficar por dentro de tudo que pode ser cobrado no exame!