Bauhaus, que tem seu significado literal como “casa de construção”, embora não seja estudado como uma das vanguardas europeias, corresponde a um movimento importantíssimo para a arte do século XX. Vejamos as principais características do movimento Bauhaus, assim como os maiores representantes, para conhecer um pouco mais sobre esse período de mudanças e difusão no ambiente de expressão.
O que foi o movimento Bauhaus
O movimento Bauhaus, que ocorreu na primeira metade do século XX, surgiu na Alemanha, especificamente na cidade de Weimar, por meio da Escola de Arte Bauhaus (1919-1933). O fundador do instituto, Walter Gropius, promoveu a criação de uma reinterpretação do fazer artístico, de modo a compreender a máquina (sendo a representação dos processos industriais) não como uma culpada pela falta de qualidade em produtos mas sim pelo distanciamento da produção com a arte. Assim, os cursos disponibilizados pela escola contemplavam diversas áreas expressivas, como balé, arquitetura, fotografia, design industrial, teatro, cinema, criações têxteis, etc. De modo a unir a arte e o funcionalismo, influenciado pelos processos de produção do sistema capitalista. Embora muito importante para a união da arte com a relação produtiva, o local de ensino sofreu ameaças durante o período nazista, tendo seu fechamento em 1933, com a justificativa de apresentar teor “comunista” em suas aulas, além de “abrigar” alunos e funcionários russos. Principais características do movimento Bauhaus
Como pode ser visto, o movimento Bauhaus desenvolveu a primeira vertente de união entre arte e funcionalidade. Desse modo, vejamos as principais características do movimento bauhaus: - Rompimento com o clássico - produção de objetos com a finalidade de um resultado;
- Foco no funcionalismo - arte “útil”;
- Priorização do processo produtivo - adentrando o conteúdo industrial na arte;
- Artesanato - meio imprescindível para a ligação entre arte e forma;
- Obras distantes do tédio e do cansaço;
- Contornos simples - por meio de cores vivas e marcantes.
Representantes do movimento bauhaus
Dentre as muitas áreas desenvolvidas no instituto Bauhaus, alguns representantes se destacaram pela exuberância e completude entre arte e forma. São eles:Walter Gropius (arquitetura)
Alemão, fora um dos principais arquitetos do século XX. Além de fundador da Escola Bauhaus, foi diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard.
[caption id="attachment_177979" align="alignnone" width="640"]

Casa Gropius. Disponível em: Fone:
Arch Daily.[/caption]
Josef Albers (design)
Pintor e também professor alemão, é um dos principais representantes da arte moderna para a Europa e Estados Unidos.
[caption id="attachment_177980" align="alignnone" width="478"]

Homage to the square apparition, 1959 . Fonte:
Guggenheim.[/caption]
Paul Klee (pintura e poesia)
Embora nascido na Suíça, Paul Klee também tinha nacionalidade alemã (por conta de seu pai). Com estilo individualista, construiu suas obras inspiradas nas vanguardas europeias.
[caption id="attachment_177981" align="alignnone" width="434"]

Senecio, 1922. | Fonte:
Wikipedia.[/caption]
Gerhard Marcks (escultura)
Conhecido pela arte com madeiras, Gerhard Marcks contribuiu também com esculturas para o movimento Bauhaus, ampliando suas obras em cerâmica, também.
[caption id="attachment_177982" align="alignnone" width="360"]

“O chamador”. Fonte:
Wikipedia.[/caption]
Para se preparar para o ENEM e melhorar sua nota, continue lendo outros
artigos sobre artes e atualidades!
Gostou do conteúdo? Conheça o
cursinho pré-enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!