• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como é a atuação em contabilidade tributária?

O setor contábil é uma das áreas com mais demandas nas empresas. Essa questão ocorre porque o profissional da área é fundamental pra ajudar as organizações a administrarem seus patrimônios e um desses segmentos, que por acaso está em alta, é a contabilidade tributária.

Esse ramo contábil, resumidamente, tem como objetivo ajudar as empresas a planejarem melhor o pagamento de tributos e escolherem o melhor regime tributário de acordo com as características de cada empreendimento.

Ao escolher o melhor regime tributário, as organizações poderão pagar menos impostos seguindo as leis tributárias, ou seja, vão cumprir os compromissos e, consequentemente, vão ficar mais tranquilas.

Desse modo, podemos dizer que essa questão ajuda as empresas a reduzirem os custos e aproveitarem melhor os recursos financeiros disponíveis. Além disso, as companhias terão mais capacidade pra fazer investimentos capazes de garantir a expansão do negócio.

Diante de todo o cenário apresentado, muitas pessoas desejam saber como funciona essa área e, caso esse também seja o seu interesse, é só continuar com a gente, pois este conteúdo foi feito especialmente pra você.

Neste post vamos destacar o que é a contabilidade tributária e iremos informar sobre os objetivos dessa área contábil. Além disso, vamos abordar quanto ganha o contador tributarista e também vamos destacar sobre os principais benefícios desse profissional às empresas. Acompanhe a seguir.

papéis amontoados

O que é a contabilidade?

Antes de explicarmos sobre a contabilidade tributária, é necessário conhecer o que é contabilidade pra ter um melhor entendimento em relação ao tema.

A contabilidade visa estudar os fenômenos que influenciam o patrimônio de uma entidade. Desse modo, podemos dizer que esse segmento se preocupa em administrar o patrimônio das empresas.

Esse objetivo é alcançado por meio do registro e da análise de todos os acontecimentos que se relacionam com as variações do patrimônio das organizações.

Todas as atividades contábeis visam assegurar o controle do patrimônio e fornecer informações necessárias pra gestão empresarial. Diante desse conceito, podemos dizer que o segmento contábil é cada vez mais importante pras empresas.

Essa questão acontece porque, com o crescimento das organizações, elas vão precisar contar com os profissionais contábeis pra analisar uma ampla variedade de dados necessários na gestão do patrimônio das empresas. 

contabilidade tributária - pessoa anotando em um caderno

O que é contabilidade tributária?

Os tributos são uma parte importante do patrimônio das empresas, como você já viu. Primeiramente, trata-se de uma das principais obrigações das organizações.

Além disso, sabemos que a legislação tributária brasileira é complexa e abrangente. Por esse motivo, as empresas precisam arcar com diversas obrigações tributárias e é necessário ter um bom planejamento pra que o pagamento dos tributos não comprometa as finanças da organização.

As empresas precisam de profissionais que tenham conhecimento sobre as leis tributárias e possam orientar as organizações a fazer o melhor planejamento possível. O profissional especializado em contabilidade tributária pode ajudar exatamente nessa questão.

Nesse momento, é comum surgir a seguinte dúvida: o que é contabilidade tributária? Bom, não há muito segredo sobre esse assunto. A contabilidade tributária visa otimizar a administração dos tributos de uma organização.

Desse modo, o segmento abrange as atividades necessárias pra planejar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias pra administrá-los.

contabilidade tributária - xícara com café, pasta e documentos sobre a mesa

Qual é o objetivo da contabilidade tributária?

A contabilidade tributária tem como objetivo ajudar as empresas a administrarem as questões tributárias e também a planejarem o pagamento dos impostos. Todas essas questões são feitas de acordo com as necessidades e características de cada negócio.

Dessa forma, podemos dizer que a contabilidade tributária ajuda a viabilizar o funcionamento das organizações.

Isso porque, erros nas questões relativas aos tributos podem inviabilizar o funcionamento dos negócios, pois as organizações podem arcar com juros e multas, ou mesmo pagarem impostos sem necessidade. 

contabilidade tributária - gráficos e dados na tela do notebook

Quanto ganha um contador na área tributária?

De acordo com o site Vagas.com, o contador tributarista inicia ganhando cerca de R$ 3.000,00, podendo alcançar a média de R$ 4.100,00. Mas, como em todas as funções, esses valores podem variar de acordo com o Estado e porte das empresas, viu?! Mas bacana é, né?!

Vale destacar que, pra atuar nessa área é necessário ter ensino superior em contabilidade e também ter o registro definitivo no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

contabilidade tributária - pessoa analisando gráfico no celular

O que é um contador tributarista?

Como em todo ramo profissional, é necessário seriedade e conhecimentos contínuos pra exercer, certo? No ramo da contabilidade tributária não é diferente.

Esse especialista, o contador tributarista, faz referência ao profissional do segmento contábil que se responsabiliza por administrar as questões e contas tributárias da empresa. Ele precisa ter o conhecimento das leis tributárias e também da estrutura contábil empresarial.

Ao entender sobre sistemas, ele vai poder orientar as empresas a como planejar melhor o pagamento dos tributos e também a como cumprir as obrigações tributárias de maneira mais eficiente.

O trabalho dele é, basicamente, prolongar a vida da empresa no mercado utilizando técnicas saudáveis de controle e gestão de gastos e investimentos. Ele precisa saber o que entra de recursos e também o que sai.

Precisa, ainda, conhecer as demandas internas e externas de modo que a empresa ao qual ele faz parte (compõe o grupo), seja bem sucedida e bem vista no mercado como aquela que cumpre com suas obrigações financeiras.

contabilidade tributária - caderno com números na capa e notebook ao lado

Quais são os benefícios do contador tributarista para as empresas?

Diante do conceito destacado, podemos dizer que o contador tributarista apresenta diversos benefícios pras empresas.

Entre os principais aspectos estão o melhor planejamento tributário, a gestão do patrimônio empresarial, o cumprimento das obrigações tributárias e a diminuição de custos. Destacamos estes temas na sequência do conteúdo.

Planejamento tributário

Um dos principais benefícios do contador tributarista pras empresas é a otimização do planejamento tributário.

Esse conceito refere-se às decisões tomadas pelas empresas com o objetivo de pagar menos tributos.

Vale destacar que essa prática é permitida no Direito Tributário. No entanto, pra isso acontecer é preciso tomar algumas decisões que podem influenciar o funcionamento da organização.

Por isso, as estratégias devem ser desenvolvidas com cuidado. É também muito importante contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto, como é o caso do contador tributarista. Desse modo, podemos dizer que a demanda por esse profissional tende a aumentar no mercado.

O planejamento tributário consiste na tomada de decisões que proporcionam a elisão fiscal. Tratam-se de práticas que ocasionam a diminuição dos tributos a serem pagos e elas são tomadas por meio de atos legais baseados na legislação tributária (pode ser Municipal, Estadual ou Federal).

Por outro lado, deve-se evitar a evasão fiscal, pois essa prática busca pagar menos impostos de forma ilegal. Entre alguns meios conhecidos, estão a fraude, falsificação de documentos, etc. 

Nesse momento, é bastante comum surgir a seguinte dúvida: o que levar em consideração no desenvolvimento do planejamento tributário das empresas?

Essa pergunta é bastante pertinente, pois é necessário estar atento a diversos fatores pra fazer um bom planejamento tributário. Vamos destacar logo abaixo.

Conhecimento da empresa

Primeiramente, é necessário ter uma visão geral sobre a estrutura e as necessidades da empresa.

Deve-se também ter o conhecimento das finanças empresariais, a parte administrativa e os impostos a serem pagos pra não ter surpresas desagradáveis.

Entendimento das leis tributárias

Também é muito importante ter o conhecimento do Direito Tributário, da contabilidade tributária e das legislações tributárias pra definir as melhores estratégias direcionadas a cada empresa.

Conhecimento dos regimes tributários

Basicamente, existem três regimes tributários e cada um apresenta suas respectivas características.

O Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido são os regimes existentes. Nesse contexto, é fundamental saber como é calculado cada regime antes de escolher a melhor metodologia pra cada empreendimento. 

Verificação dos objetivos organizacionais

O planejamento tributário deve estar alinhado com os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo. Por exemplo, será que a companhia busca expansão? Há projeções específicas de orçamento?

Essas e outras reflexões devem ser levadas em consideração no planejamento, pois isso vai ajudar as organizações a atingirem os objetivos de forma eficaz e eficiente.

Essas questões relativas ao planejamento tributário demonstram o quanto o contador tributarista é útil às empresas. Podemos dizer que essa área apresenta a maior demanda e o profissional também pode ser cada vez mais valorizado no mercado. 

Gestão do patrimônio empresarial

A gestão do patrimônio empresarial é um dos principais benefícios proporcionados pela contabilidade como um todo.

Essa lógica também é válida em relação à contabilidade tributária, pois ao fazer um planejamento adequado dos tributos, torna-se possível encontrar formas de fazer o pagamento economizando recursos financeiros e de forma legal.

Além disso,ainda dá pra evitar a incidência de juros e multas que poderiam comprometer a situação financeira da empresa e também a segurança patrimonial da organização.

Compliance contábil

Compliance é uma palavra originária da língua inglesa que, traduzindo pro nosso idioma significa cumprir, obedecer ou estar de acordo. Podemos definir o compliance contábil como a prática de seguir as leis e normas vigentes no âmbito da contabilidade.

Essa questão ocorre porque o contador especializado na área contábil conhece as leis pertinentes ao setor e vai ajudar a empresa no cumprimento das obrigações. Com isso, as empresas vão economizar recursos e também terão mais segurança em suas operações cotidianas.

Redução de custos

Diante do que destacamos anteriormente, podemos dizer que a contabilidade tributária ajuda as empresas a diminuírem os gastos, certo? Isso porque, o contador especializado na área de tributos ajuda as empresas a cumprirem as obrigações pertinentes, pagando menos tributos de forma legal.

Com isso, os gestores terão mais capacidade pra fazerem investimentos em expansão do negócio e também poderão dedicar mais tempo na execução de tarefas estratégicas e que realmente geram valor no mercado. Muito bom isso, concorda?

contabilidade tributária - teclado de uma calculadora

Como se destacar na área de contabilidade tributária?

Não é difícil perceber que a contabilidade tributária é uma área que apresenta alta demanda e essa tendência deve continuar no mercado.

Muitos profissionais se perguntam como se destacar na área de contabilidade tributária.

Na sequência do conteúdo vamos destacar algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso neste importante segmento contábil.

Entendimento da estrutura contábil

Primeiramente, pra se destacar na contabilidade tributária é necessário entender os princípios básicos da contabilidade e compreender o objetivo dela e o seu objeto de estudo. Além disso, deve-se ter o conhecimento sobre todo o plano de contas das empresas.

É importante verificar ainda os ativos e os diferentes tipos de passivos existentes. Deve-se também ter a compreensão das declarações contábeis.

Conhecimento das leis tributárias

Outra questão básica pra se dar bem nessa área é adquirir o entendimento das leis tributárias, algo fundamental pra carreira e progresso do cargo. Sabemos que a legislação tributária no Brasil é bastante complexa e abrangente. Trata-se de uma das legislações mais complexas do mundo.

No entanto, é possível adquirir conhecimentos através de especializações e cursos focados nesse tipo de conteúdo.

Nessas oportunidades, serão apresentados ao contador tributarista a compreensão dos princípios do direito tributário e também os conhecimentos da legislação tributária Federal, Estadual e Municipal.

Esses conhecimentos, somados, vão contribuir pro contador prestar um melhor suporte às empresas e orientá-las sobre o melhor caminho a seguir no que se diz respeito ao planejamento tributário e ao cumprimento das obrigações tributárias correspondentes.

Conhecimento dos profissionais da área

Conhecer outros profissionais de contabilidade vai te ajudar a entender as melhores práticas e também a conhecer as novas tendências do setor contábil. Esse mesmo raciocínio é muito válido pra contabilidade tributária.

Quanto mais pessoas da área você conhecer, maiores vão ser as chances de você ser lembrado em futuras oportunidades.

Além disso, com “contatos” nesse segmento, você fortalece o networking (rede de contatos), algo fundamental, pois você vai se atualizar sobre a área e também vai trocar informações gerais, atualizando ainda mais seus conhecimentos.

Cursos de especialização

Os cursos de especialização na área de contabilidade tributária também são uma ótima ideia. Por meio das especializações, dá pra ficar por dentro de tudo em relação às futuras tendências desse setor.

Com isso, você vai se tornar um profissional melhor preparado no mercado e, consequentemente, vai ser capaz de fornecer um melhor suporte no seu ambiente de trabalho.

contabilidade tributária - pessoa escrevendo em papéis

Quais são as áreas de atuação do contador tributarista?

O contador especializado na área de tributos apresenta um papel mais voltado pra consultoria e auditoria.

Desse modo, ele vai atuar de forma a prevenir possíveis erros e também vai estudar estratégias pra reduzir a carga tributária das empresas de forma legal, ou seja, seguindo as leis vigentes. Considerando essa definição, o contador tributarista pode atuar em 3 áreas diferentes. Confira!

Consultivo tributário

Trabalha pra desenvolver atividades preventivas e também presta suporte a consultas feitas por autoridades do setor público. Além disso, ele pode emitir um parecer em relação à situação fiscal das empresas.

Processo administrativo fiscal

O profissional atua na esfera administrativa com o objetivo de defender as organizações de exigências tributárias ou mesmo cobranças indevidas. Nesse caso, ele apresenta recurso perante ao fisco, podendo ser Municipal, Estadual ou Federal, vai depender de cada caso.

Processo judicial

Nesses casos, o tributarista atua em âmbito judicial e pode representar o contribuinte. Ele vai procurar a defesa contra ações fiscais não devidas e vai ajudar na obtenção do ressarcimento do crédito tributário.

 pasta, papéis e caneta sobre a a mesa

Qual a grade curricular do curso de contabilidade tributária?

O curso de MBA em contabilidade tributária conta com diversas disciplinas que abrangem conceitos distintos da área contábil. Desse modo, você terá uma visão aprofundada e abrangente sobre a área. Entre as principais disciplinas lecionadas neste curso estão:

  • coaching e planejamento de carreira: você terá ajuda pra planejar a sua carreira, a definir os objetivos e alçar voos maiores em sua trajetória;
  • planejamento e contabilidade tributária: serão abordados tópicos relacionados ao gerenciamento de tributos. Além disso, vamos abordar os princípios das leis tributárias;
  • cenários econômicos: neste módulo, serão apresentados conceitos importantes de micro e macroeconomia pra que você tenha uma visão abrangente do assunto;
  • negociação estratégica: vamos abordar aspectos importantes que vão te ajudar na negociação no contexto profissional. Entre eles estão a comunicação, as táticas de negociação, a negociação salarial, etc;
  • legislação tributária e societária: serão destacados os princípios basilares do direito tributário e também do direito societário;
  • contabilidade gerencial: por meio desse módulo será acessível o entendimento sobre a aplicação de questões gerenciais no capital de giro, na análise de orçamentos e outras questões relevantes pras finanças das empresas.
contabilidade tributária - óculos, caderno, celular, notebook, estojo e caneta sobre a mesa

Qual o tempo de duração do MBA em contabilidade tributária?

O curso de contabilidade tributária dura 390 horas. Vale destacar que o programa pode ser concluído em 6 meses.

Uma das principais vantagens do curso é o fato de você poder completar no seu próprio ritmo, pois todo o curso é online. Desse modo, pode-se ter acesso às aulas em qualquer local, utilizando os dispositivos de sua preferência, desde que tenha acesso à internet.

gráficos e dados na tela do notebook

Quais são as vantagens do MBA do Descomplica?

O MBA em Contabilidade Tributária do Descomplica apresenta diversos aspectos positivos. Podemos dizer que essa qualificação vai te ajudar a se tornar um profissional melhor preparado pra enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Vamos destacar, então, as principais vantagens do curso logo abaixo pra você não perder essa grande oportunidade de se qualificar na área contábil e, consequentemente, tornar-se um profissional reconhecido e diferenciado no mercado.

Flexibilidade

Trata-se de uma das principais vantagens do MBA em Contabilidade Tributária do Descomplica. Isso se dá porque você vai conseguir concluir o curso no seu ritmo. Vale destacar ainda que as aulas podem ser baixadas e você vai poder estudar mesmo offline.

Além disso, é possível ter acesso às aulas por meio de diferentes dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, etc.). Muito prático, não é mesmo?

Preços acessíveis

O Descomplica vai junto com você quando o assunto é realizar os seus sonhos profissionais e de carreira, independente de qual seja.

Assim, os nossos programas de MBA, incluindo o de Contabilidade Tributária, apresentam preços acessíveis que te ajudam nesse importante momento da jornada profissional e acadêmica.

O MEC aprova

Os cursos do Descomplica têm a nota máxima do MEC. Desse modo, ao completar a sua qualificação com a gente, você terá a segurança de um certificado reconhecido pelo MEC e com a nota máxima no órgão público. Acredite, isso vai ser crucial pro seu futuro!

Aulas dinâmicas

Sabemos que vivemos em uma vida bastante corrida e, frequentemente, com muitos compromissos no cotidiano.

Entre algumas atividades que fazem parte da nossa rotina, estão o trabalho, as horas gastas no transporte coletivo durante o deslocamento de casa ao trabalho e vice-versa, as tarefas domésticas, enfim, o que não falta é coisa pra fazer, né?!

E é exatamente pensando nisso e na sua rotina, que desenvolvemos aulas super dinâmicas e de curta duração. Essa característica garante ainda mais flexibilidade, pois você vai poder assistir cada aula de acordo com o seu ritmo cotidiano.

Desse modo, você vai conseguir estudar e, ao mesmo tempo, realizar outras tarefas importantes no seu dia a dia.

Professores gabaritados

Contamos com uma equipe de professores gabaritados e com ampla experiência em diversas áreas da contabilidade. Além disso, são profissionais com ampla bagagem e preparação necessária pra te ajudar a impulsionar a sua carreira.

Aprofundamento em contabilidade tributária

O MBA vai te ajudar a aprofundar os seus conhecimentos em contabilidade tributária. Dessa forma, vai ser possível ter uma compreensão mais profunda em relação aos diferentes tópicos abordados no curso.

O MBA vai te ajudar a conhecer as melhores práticas do mercado e também a conhecer novas tendências da área. Você vai ter contato com profissionais do ramo contábil e também estará atualizado sobre esse importante segmento da contabilidade.

Como você pôde perceber, a contabilidade tributária é uma área que vem apresentando bastante crescimento no mercado. Isso ocorre porque o profissional ajuda as empresas a cumprirem as obrigações que lhes cabe e também a fazer um planejamento estratégico do pagamento dos tributos, ou seja, auxilia as organizações a reduzirem os custos.

Considerando os benefícios mencionados, podemos dizer que o contador tributarista é um profissional indispensável. Por isso, procuramos apresentar as características da profissão pra você conhecer e quem sabe poder seguir nessa área.

Se ficou interessado e quer saber mais sobre o ramo, a gente te convida a conhecer agora mesmo o curso de MBA em Contabilidade Tributária do Descomplica. Não perca essa grande oportunidade!