Não importa qual é seu segmento de atuação. Saber liderar hoje é fundamental! De fato, quando você aprende como ser um bom líder, muita coisa boa acontece. A gente está falando, por exemplo, de aumento da produtividade e otimização de recursos.
Mas não para por aí, viu? A liderança estimula a inovação e reduz impactos negativos. Assim, a equipe inteira se protege de ameaças internas — como uma crise. Aliás, todos ficam motivados e avançam juntos!
Então, o que acha de conferir as nossas dicas e descobrir como ser um bom líder pra se destacar no mercado de trabalho? Aproveite cada linha desta leitura!
Saiba como ser um bom líder com apenas 8 dicas!
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, líder não é só o chefe ou o dono de uma empresa. Ainda que esses postos exijam liderança e gestão de projetos, todo mundo pode aproveitar as dicas que a gente preparou a seguir pra se desenvolver. Veja só!
1. Estabeleça sua filosofia
Antes de tudo, um líder de sucesso é aquele que se conhece bem. Assim, o primeiro passo é desenvolver autoconhecimento. Dessa forma, você identifica seus ideais e crenças, por exemplo. Daí é possível lapidar seu tom de liderança e encontrar uma filosofia.
Mas como assim? Filosofia? É isso mesmo! Você precisa ter uma base bem fundamentada, que vai nortear sua atuação e decisões. Ademais, é ela que vai te ajudar a inspirar as pessoas e fazer com que elas te sigam.
2. Seja uma pessoa focada
Além da filosofia de liderança, um bom líder também precisa de foco. Acima de tudo, ele deve mirar em metas atingíveis e, claro, guiar a equipe rumo aos objetivos. Aliás, tudo deve ser pensado em curto, médio e longo prazo.
Ainda que possa haver muitos pontos pra atingir, separá-los é sinal de que a liderança sabe onde começar. Ao mesmo tempo que ajuda a organizar e planejar o dia a dia, isso passa segurança e confiança aos liderados.
3. Tenha clareza na comunicação
Embora muitos líderes saibam elaborar um bom planejamento, não conseguem passar as ideias pra frente. Igualmente, parecem não ter foco nem filosofia! Então, se quiser se destacar, trabalhe sua comunicação.
Ao passo que ela é direta e clara, todos ao redor “entram no seu raciocínio”. Essa sintonia de ideias capacita a equipe inteira a andar na mesma direção. Inegavelmente, isso é bom pra todo mundo, não acha? Portanto, desenvolva suas habilidades nesse sentido!
4. Passe uma imagem humana
Ao contrário do que visualizam por aí, um líder não é intocável. Aliás, muito menos um super-herói. Assim, é natural que haja imprevistos, falhas e situações difíceis. Infelizmente, acontece com todo mundo!
Então, se quiser mesmo saber como ser um bom líder, comece a agir com naturalidade. Sim, um profissional do futuro é igual ao restante da equipe. Tem medos, vulnerabilidades e dias ruins. Logo, seus liderados precisam enxergar isso — que você é humano.
Da mesma forma, a boa liderança é aquela que também enxerga assim do outro lado. Portanto, humanize sua atuação. Não apenas queira ser compreendido, mas compreenda seu time também.
5. Mensure todas as suas ações
Quem é líder está sempre à frente com estratégias bem traçadas. Somado a isso, sabe o que está fazendo porque se baseia em dados. Assim, pode tomar qualquer decisão com firmeza, sem achismos.
Por isso, nunca deixe de acompanhar os resultados. Mesmo que não possa mensurar tudo sozinho, aplique essa prática na equipe. Dessa maneira, todos vão usar métricas confiáveis pra identificar o sucesso e corrigir obstáculos.
6. Invista no relacionamento da equipe
Sabe como tudo o que a gente falou até aqui é possível? Sem dúvida, com interações sadias. Não restam dúvidas de que hoje o líder que fica fechado em sua sala é só um chefe qualquer. Ao contrário disso, a liderança está sempre junto da equipe.
Pra que isso aconteça de fato, não se isole. Aliás, não permita que os outros se distanciem também! Logo, vale a pena criar uma cultura inclusiva. Ela deve promover um bom relacionamento interpessoal, até mesmo fora do ambiente de trabalho.
Uma vez que você consegue estabelecer esses laços, os resultados aparecem. Afinal, quando um time se sente realmente unido, fica motivado a vencer! Portanto, tente liderar esse movimento interno e mostrar que você vai junto — e não somente dando ordens.
7. Dê e saiba receber feedbacks
A cultura do feedback veio pra alterar os processos no mercado de trabalho. E pra melhor, é claro! Afinal de contas, essa é uma maneira saudável de evoluir de todos os lados. Inclusive, também faz parte das boas práticas de comunicação.
Quando um líder sabe dar feedbacks, ele ajuda no desenvolvimento do colaborador. Mas acontece que também se mostra interessado e disposto a manter um diálogo aberto. Aqui, aliás, a gente pode falar tanto de elogios quanto de críticas.
Num primeiro momento, o feedback positivo encoraja e recompensa um bom trabalho. Por outro lado, uma crítica construtiva, dada na hora certa, promove reajustes necessários. Isso sem desmotivar, é óbvio. Na verdade, o intuito é justamente o contrário!
8. Incentive os talentos da sua equipe
Dizem por aí que não há como ser um bom líder sem saber reconhecer os talentos do seu time. Isso porque a ideia é que essa liderança promova ótimos profissionais. Contudo, vemos muitos “líderes” por aí fazendo o contrário.
Essas pessoas costumam ter um perfil vaidoso. Elas não aceitam que um subordinado se destaque, por exemplo. Mas o grande propósito da liderança é justamente encorajar a criação de novos líderes! Logo, invista no potencial máximo de seus talentos na equipe.
Quando isso é feito, os sucessos profissionais se somam. Desse modo, ninguém ofusca ninguém. O objetivo aqui é que o trabalho em conjunto seja próspero, certo? Então, incentive cada integrante do seu time a se desenvolver e surpreender nos resultados.
Descubra o que um líder de sucesso não deve fazer
Se você chegou até aqui, merece um bônus! Portanto, agora que já sabe quais são as melhores práticas, dê só uma olhada no que não fazer:
- reter, centralizar ou omitir conhecimentos da equipe;
- subestimar o potencial dos seus liderados;
- evitar o diálogo aberto e a comunicação horizontal;
- acreditar que já sabe tudo e rejeitar propostas e sugestões do time;
- falar sempre, mas nunca escutar os integrantes da sua equipe;
- não dar feedbacks construtivos no momento certo;
- fechar as portas pra mudanças e inovações;
- insistir na postura de chefe em vez de liderança.
O mercado de trabalho está aí cheio de oportunidades. Porém, hoje, independentemente do cargo ou função, a liderança é uma competência desejada. Então, agora que você sabe como ser um bom líder, desenvolva essa habilidade e destaque sua carreira!
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