Blog Descomplica

Qual é a diferença entre tema e assunto?

porDescomplica| 31/08/2012

Compartilhe

Fique atento à diferença entre tema e assunto, pois entender como funcionam as redações de vestibulares e do Enem é essencial pra quem deseja conquistar uma vaga no ensino superior, afinal, as redações normalmente compõem boa parte da nota final. 

Dessa forma, você terá maiores chances de desenvolver um bom texto e aumentar a sua pontuação final! Pra ajudar você nesse objetivo, explicamos como esses dois pontos se diferenciam. Continue lendo pra descobrir!

O que é assunto?

Foto em preto e branco de uma pessoa em trabalhando em frente a um notebook enquanto bebe algo em uma caneca para ilustrar texto sobre a diferença entre tema e assunto

Assunto se refere a um conceito amplo sobre algo, portanto, trata de um objeto, questão, matéria etc. que pode ser desdobrado ou subdividido em pontos menores. Nesse caso, é “maior” do que o tema em si, como veremos.

O que é tema?

Tema é um tópico “afunilado”, sendo mais específico do que um assunto. Portanto, pode ser uma variação “menor” ou um desdobramento de um assunto.

Em geral, um tema é mais fácil de ser trabalhado na redação, uma vez que permite direcionar o texto pra determinadas questões e pontos-chave. Isso previne divagações que podem confundir ou ocasionar um conteúdo superficial, desconexo e vago.

Qual a diferença entre tema e assunto?

De maneira geral, um assunto trata de algo mais amplo do que um tema. Este, sendo um recorte ou desdobramento de um assunto, permite maior foco e facilita o desenvolvimento do texto.

Vale destacar a necessidade de dividir o assunto em um ou mais temas pra conseguir desenvolver a redação, caso contrário, o escopo do texto tende a ficar muito grande. 

Exemplos:

  • Assunto — meio ambiente ou ecologia;
    • Temas — clima, importância das florestas pras chuvas, poluição do solo, poluição das águas, desmatamento, sustentabilidade econômica e ambiental etc.
  • Assunto — saúde;
    • Temas — financiamento da saúde, a importância dos profissionais de saúde, campanhas contra doenças etc. Aqui, inclusive, poderia entrar a pandemia de coronavírus;
  • Assunto — direitos humanos, cidadania;
    • Temas — direito à vida, invisibilidade e registro civil, importância do voto etc;
  • Assunto — educação;
    • Temas —  educação de pessoas surdas, abandono escolar, a importância dos esportes nas escolas etc. 

Ficou mais claro? Como dá pra perceber, cada assunto pode ser desenvolvido em diferentes temas, inclusive, em vários deles no mesmo texto. Isso se você tiver conhecimento suficiente pra trabalhá-los e interligá-los bem.

Qual é a diferença entre título, tema e tese?

Imagem de dois livros abertos em cima de uma mesa para ilistrar texto sobre a diferença entre tema e assunto

Também é importante entender a diferença do tema em relação ao título e à tese que será trabalhada e defendida no texto. No caso, o tema direciona as diretrizes e conteúdos a serem abordados na redação.

O título é uma expressão que dá “nome” ao texto. Ele pode sintetizar o conteúdo, apontar as ideias centrais trabalhadas na redação, indicar parte da sua tese etc. 

A tese envolve os argumentos que você desenvolverá pra defender seu ponto de vista em relação ao tema proposto.  

Como treinar as diferenças entre tema e assunto?

Faça exercícios pra praticar e estimule a sua criatividade! Aliás, separamos algumas sugestões pra você começar já a estudar sobre tema e assunto. Veja:

  • Em um papel ou documento virtual (Word, Google Docs, LibreOffice Writer etc.) anote um assunto geral, como cidadania, economia, educação etc.;
  • Em seguida, especifique alguns temas sobre o assunto desejado;
  • Escreva uma redação pra cada tema;
  • Em outro documento, escreva outro assunto e liste temas em que ele pode ser dividido;
  • Escolha um tema e faça uma segunda redação;
  • Repita o processo com vários assuntos e temas.

Você também pode permanecer no mesmo assunto e escrever duas, três ou mais redações com temas diferentes relacionados a ele. Dessa forma, em um dia dá pra trabalhar vários conteúdos sem sair de um único assunto.

No outro dia, você troca o assunto e desenvolve novos textos com temas diferentes relacionados a ele. Isso é bom pra aumentar seu domínio sobre cada potencial assunto que pode aparecer na redação, uma vez que poderá desenvolvê-lo de diferentes formas.

Treine com assuntos e temas de maior evidência e com maior potencial de serem solicitados no Enem ou no vestibular pretendido. 

Outra maneira de treinar sua capacidade de correlacionar conteúdos e sair da sua zona de conforto é tentar escrever uma redação interligando vários dos temas listados em um único texto.

Apenas tome cuidado pra que os textos não fiquem muito extensos, tendo em vista que há limites de linhas pra redações. Também veja se não se tornaram confusos, afinal, é importante ter organização de ideias e argumentos.

Como vestibulares e o Enem abordam tema e assunto?

Normalmente, as provas indicam uma proposta de tema, dentro de um assunto maior, e apresentam conteúdos informativos e de apoio. Com base nisso, você necessita desenvolver a sua redação sem fugir da proposta, ou seja, do tema.

Portanto, você precisa entender bem o que é tema e o que é assunto, bem como as diferenças entre os dois pra não tangenciar e fugir do que é solicitado. Isso pode acarretar a perda de vários pontos, derrubando a sua nota da redação.

Reforçando: não se deve escapar do tema, tendo em vista que o assunto é mais amplo. Note que, nesse caso, você pode até tratar do assunto envolvido na redação e, mesmo assim, tirar nota baixa. Por isso, muito cuidado nessa hora!

Uma dica é contextualizar seu tema logo na introdução, apontando qual “caminho” você seguirá ao longo do texto. Isso inclui seu ponto de vista e seus argumentos, que serão melhor desenvolvidos depois. 

Por fim, lembre-se de acompanhar as atualidades pra tentar se informar sobre eventuais assuntos e temas que podem ser cobrados nas provas de vestibulares e do Enem. Isso aumentará a sua chance de desenvolver um bom texto quando chegar a hora!

Existe algum conteúdo que pode me ajudar?

Você pode fazer uma busca e aprender pela Internet mesmo as principais diferenças entre tema e assunto. Aliás, o conteúdo em vídeo que a equipe do Desconversa preparou é especialmente sobre isso!

Trata-se de uma aula do professor Rafael Cunha baseada nas dúvidas mais frequentes dos alunos. Nesse vídeo, ele vai falar justamente sobre a diferença entre assunto e tema! Pra continuar esse módulo, basta clicar aqui e ver os outros vídeos. ;D

Para ver mais aulas do Professor Rafael Cunha e de muito outros que são referências nas suas áreas, conheça o curso Pré-vestibular Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica