Quer saber como vai ser a prova de redação do vestibular da UFRGS? A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assim como outras instituições, possui um vestibular próprio para suas graduações em vez de usar o Enem, como muitos lugares fazem.
Por isso, compreender a estrutura da prova e como fazer a redação UFRGS é essencial para quem vai prestar esse vestibular. Conhecer os temas de redação, exemplos de textos nota dez e estratégias para se dar bem nessa parte do exame ajuda – e muito o estudante!
Pensando em te ajudar na redação UFRGS, a seguir, elaboramos um guia prático de redação para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dá uma olhada!
Redação UFRGS: como é a estrutura da prova?
O diferencial da redação UFRGS é sua prova de redação, que tem características específicas que podem confundir quem está acostumado com a dissertação do Enem.
Isso porque, nela, você precisa criar um texto dissertativo-argumentativo, mas ao mesmo tempo ter uma narração de experiência pessoal para ilustrar a argumentação.
Os temas quase sempre surpreendem, pois não costumam abordar assuntos que tenham muito destaque na mídia.
Alguns exemplos de temas recentes da redação UFRGS são:
2024 — “Que História pode e deve ser ensinada?”
2023 — “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”
2022 — “Mudanças climáticas e direitos humanos”
2020 — “A música brasileira está pior?”
2019 — “Os adolescentes que merecemos”
2018 — “‘Pai da Pátria’ e a relação do brasileiro com o Brasil”
2017 — “O que é ter um estilo?”
Como é a correção da redação UFRGS?
Há dois corretores, que não sabem a nota atribuída por cada um. Então, eles darão notas de 0 e 10 para a redação.
Se houver uma diferença igual ou superior a 2,5 pontos, haverá um terceiro corretor, que avaliará as notas dadas pelos outros dois.
Para chegar à nota da redação UFRGS, são avaliados os aspectos analítico e holístico, que são:
Aspecto analítico: uso da gramática, coesão e coerência, englobando a estrutura na qual o candidato distribui as ideias;
Aspecto holístico: efeito de toda a redação, ou seja, a ideia que ela transmite e sua clareza.
Redação UFRGS nota máxima: o que preciso fazer?
Um dos pontos essenciais para ter uma redação com nota máxima na UFRGS é entender os critérios de avaliação da prova. De forma geral, cinco pontos são imprescindíveis:
- Abordagem do tema – Deve sempre evidenciar a compreensão do tema proposto, sem fugir do assunto ou ser redundante demais. Seja criativo e inovador;
- Definição do ponto de vista – É necessário adotar um tom reflexivo sobre o tema proposto, mas sem deixar de lado a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo;
- Contextualização do assunto – É o momento de elucidar a reflexão de forma articulada com dados sobre a realidade. Pode usar fontes diferentes, citações, paráfrases ou outros tipos de alusão.
- Estruturação – Onde são cumpridos os requisitos de divisão hierárquica das partes do texto, destacando as divisões de introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Linguagem – De nada adianta cumprir os requisitos anteriores se você não usa de uma linguagem culta e formal, sem gírias ou qualquer escrita do dialeto brasileiro cotidiano, ou abreviações informais utilizadas nas redes sociais, por exemplo.
Exemplo de redação nota 10 da UFRGS
O texto abaixo foi escrito pela jovem Clarissa Both Pinto, que tirou nota máxima na redação da UFRGS.
Um mundo de cegos
Já afirmava Claude Levi-Strauss que “o mundo começou sem o homem e poderá acabar sem ele”. Nessa perspectiva, a sociedade atual demonstra um paradoxo, visto que, apesar da tecnologia corroborar a capacidade técnica e intelectual do homem, continuamos cometendo infrações e incivilidades diariamente.
Lamentavelmente, muitas pessoas praticam incivilidades no cotidiano, as quais atestam o caráter egocêntrico do homem: ocupar assentos especiais em transportes coletivos, poluir o meio ambiente e não coletar as fezes de nosso animal de estimação são algumas das atitudes inconsequentes que manifestamos no dia a dia, as quais contribuem para uma realidade hostil e desagradável. Nesse sentido, a construção de uma sociedade sadia consiste em ter discernimento de que o espaço de nosso próximo começa onde termina o nosso espaço. Assim, quando prejudicamos o nosso entorno, estamos impedindo que a cooperação minimize as mazelas latentes da sociedade moderna.
As infrações que cometemos também prejudicam muito a construção de uma sociedade sadia: a sonegação de impostos é uma atitude tão condenável quanto o ato do político se valer das finanças públicas; a compra de produtos piratas engendra um tráfico que se conecta a tantos outros, como o tráfico de drogas e de armas, os quais aliciam desassistidos e vitimam inocentes; a ultrapassagem do sinal vermelho é uma infração grave, uma vez que recrudesce o trânsito violento que verificamos atualmente. Além disso, é imprescindível que mudemos o nosso “mundo particular”, porque tal mudança se reflete no “mundo coletivo”, do qual todos nós fazemos parte. Caso contrário, só confirmaremos o que Manuel Bandeira escreveu “a existência humana é uma aventura, de tal modo inconsequente”.
O escritor português José Saramago, em seu livro “Ensaio sobre a Cegueira”, descreve uma sociedade que, paulatinamente, se torna cega. Metáforas à parte, é exatamente isso o que acontece com nossa sociedade, já que ignoramos que, não só infrações, mas também incivilidades prejudicam a construção de uma sociedade sadia, pois abdicamos de atitudes abnegadas para sermos completamente egoístas, cegos. Portanto, o mundo só atenuará suas mazelas quando percebermos que tudo depende de esforços coletivos, ou, como Saramago registrou, “se podes olhar, vê; se podes ver, repara”.
Agora que você já sabe mais sobre a redação UFRGS, bem como seus critérios e diferenças em relação ao Enem, só depende de você tirar aquele notão na prova.
Bora lá e pratique sua escrita pro vestibular. Veja como a gente pode te ajudar com o cursinho preparatório!