Blog Descomplica
Livros sobre a mesa e a frase learn english para ilustrar um texto sobre simple past

Simple Past para iniciantes: definição e exercícios

O Simple past é um dos principais tempos verbais da língua inglesa. Aprenda as regras e aplicações desse tempo verbal para não errar mais!

Atualizado em

Compartilhe

O simple past é o que chamamos de Passado Simples. Em português, é o nosso pretérito perfeito e retrata fatos que aconteceram num passado e que não voltam a acontecer no presente.

Assim como os demais tempos verbais que estudamos aqui, a estrutura do simple past é essencial para identificarmos num texto qual tempo verbal está sendo utilizado. E isso é muito importante para analisarmos questões de interpretação no vestibular.

Conjugação do Simple Past

Um ponto super importante do simple past é o fato do verbo não se conjugar diferente em nenhuma pessoa, ou seja, ele vai ser exatamente igual em todas os pronomes (isso mesmo!!! Sem diferença com o she, he e it).

Afirmativa

A principal característica do Simple Past na afirmativa é a terminação -ed no verbo. Basicamente você precisa repetir o verbo no infinitivo (sem o “to”) e acrescentar o -ed no final.

Seguindo o mesmo exemplo que usamos no Simple Present, vamos ver como fica o verbo “to work” no passado

verbo “to work” no passado

No entanto, existem algumas regrinhas para o acréscimo do -ed nos verbos. Não se desespera que vamos descomplicar tudo para vocês. Se liga:

  • Verbos terminados em -e vão receber apenas o -d no final do verbo. Exemplos:
    • to live: He lived in Nova York.
    • to like: Jéssica liked that boy when they’re young.
    • to arrive: She arrived early this morning.
  • Quando o verbo terminar em -y logo depois de uma consoante, vamos trocar o “y” pela letrinha “i” e acrescentar -ed no final da palavra. Por exemplo: Try. O -y desse verbo vêm logo após a letra “r”, que é uma consoante, certo? Dessa forma quando conjugamos o verbo na terceira pessoa, o “try” vira “tried”. Na frase, temos: She tried to do a good work.
  • Palavras que possuem uma sílaba ou terminam em sílaba tônica com a formação de uma consoante + vogal + consoante (por exemplo, o verbo “stop”) vão ter a duplicação da última letra e o acréscimo do -ed.

Exemplo She stopped her car across the street.

Importante!!!

  • Se terminar em consoante+vogal+consoante e a última sílaba NÃO for a tônica, a regrinha de duplicar a letra não se aplica ok? Exemplo: listen – listened
  • Da mesma forma com o “y”, se ele for precedido de vogal, não vai haver a troca do “y” por “i”. Exemplo: play – played
  • advérbios que mais aparecem: yesterday, yesterday morning, last week, last month, last night, the day before yesterday, etc.
  • Temos verbos irregulares em inglês, como já vimos em outros posts aqui do blog. Esses verbos fogem a todas as regras e ganham formas completamente novas no simple past. Lá no final vocês vão ver a lista com os principais deles!

Interrogativa

Quando formamos frases interrogativas em inglês, o verbo necessariamente tem de vir para a frente do sujeito. Vimos isso quando falamos sobre o verbo to be, lembram?

Se no Simple Present usávamos o verbo auxiliar do para formar frases interrogativas e negativas, no Simple past também usaremos, a diferença é que esse verbo é um dos verbos irregulares e, por conta disso, temos a conjugação dele como did no passado. Como o verbo auxiliar vai receber a conjugação devida, o nosso verbo principal segue no infinitivo (sem o “to”!!).

Se liga só:

verbo “to work” no passado

Veja também o post sobre Present Perfect

Negativa

Quando formamos frases negativas em inglês, temos o acréscimo do not. Vimos isso também quando falamos sobre o verbo to be.

Na estrutura Negativa também precisaremos do verbo auxiliar do, que no passado já vimos ser did. Seguindo a mesma construção da interrogativa, mas agora sem a necessidade do verbo auxiliar vir antes do sujeito.

Observe:

verbo “to work” no passado

Importante!

Não podemos esquecer que tanto na interrogativa quanto na negativa o uso do verbo auxiliar faz com que todos os verbos que o acompanham sejam colocados na forma infinitiva sem o to!

Verbos irregulares

Em inglês temos alguns verbos irregulares que ganham formas completamente novas no Simple Present. A regra de conjugação permanece a mesma na afirmativa, interrogativa e negativa, ou seja, o verbo é o mesmo em todas as pessoas da afirmativa e recebe o auxiliar did nas demais, sendo apresentado no infinitivo sem o to para a formação da estrutura.

Abaixo segue a lista com os principais verbos irregulares:

verbo “to work” no passadoverbo “to work” no passadoverbo “to work” no passado

Fonte: Só Língua Inglesa. (adaptado)

Vamos ver se você aprendeu direitinho? Dá uma olhada nesses três exercícios de fixação:

Simple Past: exercícios

1- (PUC – SP) Last Christmas he __  a lot.

a) ate b) eats c) is eating d) eat

2- (Faculdade de Direito de Curitiba) – Tell alternative that contains answer to: “Did she eat all those plants last night?”

a) Yes, she eats all those plants last night;

b) Yes, she ate all those plants last night;

c) Yes, she eaten all those plants last night;

d) Yes, she eat all those plants last night;

e) Yes, she eaten all those plants last night.

3-(PUC – PR) Fill in the blanks with the correct alternative:

Where _ they _ ?

a) Go – Did

b) Did – Went

c) Do – Did

d) Did – Did

e) Did – Go

GABARITO

  1. a
  2. b
  3. e

E aí? Curtiu nosso conteúdo sobre Simple past? Se precisar de um cursinho preparatório para o Enem, pode contar com a Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você