“Aonde você vai?” e “Onde você está?”são orações frequentemente usadas por nossos pais, principalmente quando pegamos nosso celular e vemos 3 ou 300 chamadas perdidas. Isso é regência verbal.
Neste momento você começa a suar frio e já sabe que quando chegar a casa o bicho vai pegar! Aproveite esse momento pra estudar gramática com as frases preferidas da sua mãe!
Você sabe o que é regência verbal?
A regência relaciona o uso dos verbos (sejam eles transitivos ou intransitivos) e seus respectivos complementos.
Em outras palavras, analisar a transitividade do verbo é fundamental pra compreender o uso das preposições e pra saber utilizá-la de maneira correta. Vamos lá?
A preposição tem a função de estabelecer uma relação de ligação sintática entre os termos, além de possuir diversas funções. Vejamos alguns casos.
Função de complemento verbal
O verbo “IR” é transitivo indireto, ou seja, exige preposição pra complemente o sentido do verbo. Os complementos verbais são os objetos. Façamos a análise mentalmente: “Quem vai, vai a algum lugar”.
Mas se você tiver uma mãe estilo Rochelle, do seriado “Todo mundo odeia o Chris”, certamente você não irá a lugar algum e tentará obedecer a seus pais, sempre. Viu como nessa última frase fizemos o uso da preposição de diferentes maneiras?
Neste caso, o verbo “obedecer” também é transitivo indireto e também pede uma preposição, pois “quem obedece, obedece a alguém”.
Função de complementos nominais
Os complementos nominais você já conhece: são aqueles que complementam o sentido de um termo nominal (substantivo, adjetivo ou advérbio).
Se eu disser “Tenho orgulho de minha mãe”, sabemos que a palavra “orgulho” é um substantivo e que pede um complemento, porque “quem se orgulha, se orgulha de alguma coisa”.
Nesse caso, perceba que a preposição “de” estabelece uma ligação entre os termos e uma função sintática. “Eu não sou uma mãe normal, sou uma mãe maneira”
Uso correto do “Aonde”
Em relação à regência verbal, sabemos que o advérbio de lugar “aonde” é acompanhado de verbos que indicam movimento e surgem na oração devido ao uso da preposição.
Exemplo: Vamos aonde?
Verbo “ir” + a (preposição) + onde (advérbio).
No caso referido, temos a ideia de movimentação, por “quem vai, vai a algum lugar” e depois ligamos a preposição ao advérbio de lugar. Entretanto, não generalize! O verbo “malhar” é transitivo direto e indireto e possui valor semântico de exercícios, ou seja, de movimentação.
Veja: Onde você malha?
Observe que a resposta esperada seria o nome da academia, ou seja, o local fixo no qual o sujeito vai treinar. Logo, neste caso, o uso do advérbio “aonde” não corresponde necessariamente ao acompanhamento do verbo de movimento.
Exemplos de regência verbal
Existem alguns verbos que possuem um significado diferente quando possuem ou não complemento de preposição em uma frase. Veja alguns exemplos disso logo mais abaixo:
Regência verbal com preposição e sem preposição
- A diretora assistiu o aluno (sem preposição)
- A telefonista atendeu o cliente (sem preposição)
- As crianças assistiram ao filme (com preposição)
- O namorado não atendeu ao chamamento da namorada (com preposição)
Contudo, veja abaixo, exemplos de verbos transitivos diretos que estabelecem regência, mas que possuem objeto direto sem contar com a preposição:
- Ela já comeu o bolo.
- Eu ainda não escrevi o trabalho.
- Meu marido quer uma filha.
Entretanto, com verbos transitivos indiretos, a regência terá que possuir um objeto direto, e não precisa de preposição. Mas ela pode aparecer de formas simplificadas, combinadas com artigos e pronomes ou contraídas:
- As crianças assistiram a um documentário sobre os animais.
- Eu sempre obedeci às regras da minha mãe.
- Aquela risada agradou a todas!
- Preciso de sua ajuda amanhã
- Gostaria de viajar pra Argentina.
Exercícios de regência verbal
Questão 1
Existe uma grande ocorrência da gramática normativa no dia a dia das pessoas. Sendo assim, algumas delas acabam usando o mesmo tipo de complemento pra verbos que possuem regências verbais diferentes.
Contudo, esse tipo de atitude acaba gerando uma transgressão nas frases abaixo. Descubra qual delas é a afetada:
A) Me interessei e depois me desenteressei pelo assunto, quase ao mesmo tempo.
B) Vi e gostei do filme “E o Vento Levou” cujo diretor é um americano.
C) É possível concordar e discordar, de forma radical, de toda a política que existe no Brasil.
D) A sociedade quer paz no Brasil, anseia por ela e a ela aspira.
E) Todo educador é aquele que convive e confere com vários conhecimentos.
Questão 2
Seleciona a opção que contém as respostas corretas:
I. visando seus próprios interesses, ele acabou prejudicando toda uma família de forma involuntária.
II. Por ser orgulhoso, preferiu declarar a falência da firma a aceitar ajuda de seu irmão.
III. Mesmo quando criança sempre desejou ter uma posição de destaque, embora tinha características humildes.
IV. Aspirando o cheiro de centenas de flores, que enfeitavam a sala, acabou desmaiando.
A) I – II
B) I – III
C) I – III – IV
D) I – II – III
E) II – III – IV
Questão 3
Quando usamos o verbo “acarretar”, é comum que ele produza o sentido de uma consequência. Portanto, nas frases abaixo, em qual delas o sentido da frase é visto?
A) Uma briga nova implicará em uma situação desconfortável.
B) Pelo que o presidente diz, isso implica em muitos investimentos.
C) Quando era mais novo, todos implicavam com meu irmão mais velho.
D) Todos implicam com corintianos.
E) Atrasar o pagamento do investimento implica em cobrança de juros.
Questão 4
Descubra qual das sentenças abaixo está com a regência verbal escrita de forma errada:
A) O professor assistiu os alunos.
B) Não consegui assistir à missa.
C) Assistimos um belo filme musical no mês passado.
D) As enfermeiras cuidaram dos doentes durante a pandemia.
Gabarito
- D
- E
- E
- C
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