Blog Descomplica
charge de questão de português do Enem

Questões de Português do Enem para estudar e gabaritar

Resolver questões de português do Enem é uma forma fantástica de preparar-se para o exame. Confira todas as nossas dicas!

Atualizado em

Compartilhe

As questões de de Português do Enem, basicamente, exigem interpretação com tópicos teóricos. Entender bem esses pontos e investir em formas de se preparar para o exame é, portanto, fundamental. Nesse momento, resolver questões da disciplina ajudam muito!

Em geral, essa disciplina traz questões de nível médio aos candidatos, mas é preciso se preparar para enfrentar desde os conteúdos mais simples até os mais cabeludos. E não se esqueça de que essa disciplina é muito importante para a redação, que é fundamental no Enem. Neste post falaremos sobre as questões da disciplina e ao final traremos algumas questões de Português do exame. Confira!

O que estudar de Português para o Enem

Existem assuntos mais recorrentes quando o assunto é estudar Português para o Enem. Os principais são:

Funções de linguagem

É preciso entender as finalidades comunicativas e como são utilizadas (emotiva, referencial, apelativa, poética, metalinguística e fática). Elas têm o objetivo de mostrar a forma e o motivo pelo qual iniciamos uma mensagem, porém devem observar regras e estruturas. 

Coesão textual

É preciso entender as relações de coesão existentes a partir de duas ou três conjunções. Esse assunto, bastante cobrado na prova de Português do Enem, pode ser estudado com base em exercícios de coordenação e subordinação adverbial.

Variações linguísticas

Informalidade e coloquialidade do texto são outros assuntos frequentes no Enem. Esse tema, mais teórico, permite reconhecer as variedades que existem dentro de um idioma e o valor atribuído a cada uma delas. Preconceito linguístico é um tema em alta e que vale a pena estudar também.

Vanguardas europeias

Essa parte da Língua Portuguesa está associada à Literatura, mas também é cobrada nas provas de Linguagens. Vale a pena estudar Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo, além de entender as influências dessas vanguardas no modernismo brasileiro.

Ambiguidades

Um texto com ambiguidades deve ser evitado no Enem. Muitas vezes, elas aparecem em enunciados ou em charges, desafiando o candidato a entender seu significado. A ambiguidade pode ser criada pela homonímia, pela polissemia e por uma concessão imprecisa associada a pronomes e qualificadores oracionais.

Entendidos esses principais aspectos, é hora de fazer os exercícios de Português de edições anteriores do Enem e ver como você se sair. Dá uma olhada nas dicas que temos para te ajudar!

Como estudar questões de Português do Enem

Uma das melhores formas de fixar o conteúdo e entender o que é cobrado no Enem é resolvendo questões antigas.

Quando você estiver no momento de estudar Português, vale a pena acessar a plataforma de exercícios do Descomplica!

Disponibilizamos questões com resolução e separadas por temas e grau de dificuldade. Além disso, o sistema monitora o que já foi concluído, o que está em andamento e o que falta fazer, dando a sua pontuação até o momento.

Se você der uma olhada minuciosa no exame de Português do Enem, verá que, das 40 questões, pelo menos 30 tendem a envolver leitura e não conhecimento teórico. Por isso, é fundamental treinar o raciocínio e a compreensão e a melhor forma de fazer isso é resolvendo exercícios!

Em geral, no Enem, a parte de Língua Portuguesa traz um certo tradicionalismo. As questões tendem a apresentar uma lógica de resolução e estão quase sempre atreladas à interpretação.

Assista também o vídeo do nosso canal de como estudar Português para o Enem

Fizemos um mapeamento das questões do ENEM e podemos afirmar com muita certeza que sua prova será recheada de interpretação não só de textos escritos, mas também de charges e publicidades. Durante os seus estudos, você com certeza percebe que essa prova explora bastante o estudo dos textos e não exige nada de decoreba, certo?

Isso mostra que, por ser uma prova predominantemente interpretativa, as questões do ENEM vão exigir de você apenas calma e atenção na hora da leitura. Sabemos que é uma prova longa e que uma hora o cansaço bate e você quer deitar ali na mesa da prova mesmo, mas, para te deixar mais tranquilo(a), reforçamos a ideia de que muitas questões do ENEM trazem a resposta no próprio enunciado. Se a leitura não tiver sido clara na primeira tentativa, não hesite em lê-la novamente. Não perca uma questão por falta de atenção ou por preguiça de ler novamente! Espia essa questão da prova de 2009:

Questão 1

Texto 1
No meio do caminho

No meio do caminho tinha
uma pedra
Tinha uma pedra no meio
do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha
uma pedra
ANDRADE, C. D. Antologia poética. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record, 2000. (fragmento).

Texto 2 
charge de questão de português do enem
Questão de português do Enem 2009 (prova cancelada) (Foto: Reprodução/Enem)
A comparação entre os recursos expressivos que constituem os dois textos revela que
a) o texto 1 perde suas características de gênero poético ao ser vulgarizado por histórias em quadrinho.
b) o texto 2 pertence ao gênero literário, porque as escolhas linguísticas o tornam uma réplica do texto 1.
c) a escolha do tema, desenvolvido por frases semelhantes, caracteriza-os como pertencentes ao mesmo gênero.
d) os textos são de gêneros diferentes porque, apesar da intertextualidade, foram elaborados com finalidades distintas.
e) as linguagens que constroem significados nos dois textos permitem classificá-los como pertencentes ao mesmo gênero.

Questão 2


questões do enem
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Oswald de Andrade: o culpado de tudo. 27 set.2011 a 29 jan. 2012. São Paulo: Prof. Gráfica. 2012. (Foto: Reprodução)
O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem
a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.
b) forma clássica da construção poética brasileira.
c) rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol.
d) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética
e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.

Questão 3

Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou estigmatizadas pela comunidade sobrepõem-se ao longo do território, seja numa relação de oposição, seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos que configuram uma norma nacional distinta da do português europeu. Ao focalizar essa ao longo do território, seja numa relação de oposição, seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos que configuram uma norma nacional distinta da do português europeu. Ao focalizar essa a pensar na bifurcação das variantes continentais, ora em consequência de mudanças ocorridas no Brasil, ora em Portugal, ora, ainda, em ambos os territórios.

CALLOU, D. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).
O português do Brasil não é uma língua uniforme. A variação linguística é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas. Ao considerar as variedades linguísticas, o texto mostra que as normas podem ser aprovadas ou condenadas socialmente, chamando a atenção do leitor para
a) desconsideração da existência das normas populares pelos falantes da norma culta.
b) difusão do português de Portugal em todas as regiões do Brasil só a partir do século XVIII.
c) existência de usos da língua que caracterizam uma norma nacional do Brasil, distinta da de Portugal.
d) inexistência de normas cultas locais e populares ou vernáculas em um determinado país.
e) necessidade de se rejeitar a ideia de que os usos frequentes de uma língua devem ser aceitos.

Questão 4

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem:


a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
  

Gabarito 

1.D 

2.A

3.C

4. E

Gostou do nosso conteúdo sobre Questões de Português do Enem? aproveite para fazer questões antigas de provas do Enem e melhore sua preparação!

E se você estiver procurando um curso preparatório para o Enem, confirma o cursinho da Descomplica! 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você