O resumo sobre Pré-Modernismo que vai salvar a sua prova da escola ou do vestibular está te esperando bem aqui.
O pré-modernismo é caracterizado por ser período de transição entre os movimentos literários ao final do século XIX e a escola modernista, criada ao início do século XX. Nesse sentido, percebemos que o homem do século XX apresenta uma nova visão de mundo, tentando desvincular-se de aspectos conservadores, assim, em sua produção literária observamos uma série de inovações no campo da temática e na linguagem e, ao mesmo tempo, traços de conservadorismo no campo estético.CONTEXTO HISTÓRICO
O pré-modernismo tem início em 1900 e vai até 1922. Com a chegada do século XX, é inegável a presença de várias mudanças sociais, econômicas e políticas no contexto mundial. Nesse sentido, percebemos uma série de acontecimentos que marcaram não somente novos pensamentos sobre a realidade daquele momento, como a presença das classes mais baixas, que lutavam para o reconhecimento de seus direitos.No cenário brasileiro, vivíamos um período republicano, mas é pertinente lembrar de acontecimentos que marcaram a chegada desse momento, como: Revolta de Canudos (1896-97), A Revolta da Vacina (1904), O ciclo da borracha (1870- 1920), A Guerra do Contestado (1912- 1916), A Revolta da Chibata (1910), a Greve dos Operários (1917) e o fim da República Café com Leite (1894- 1930). No contexto mundial, temos a presença da 1ª Guerra Mundial (1914- 1918), o que influenciou diretamente no modo do viver do homem contemporâneo e na sua visão conflituosa de mundo.
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Proclamação da República, em 1889.[/caption]
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Registro da 1ª Guerra Mundial: soldados nas trincheiras.[/caption]
CARACTERÍSTICASDO PRÉ-MODERNISMO
Nesse período de transição, é nítido perceber que os autores brasileiros tentam apresentar uma nova perspectiva sobre a terra tupiniquim, assim, na prosa, percebemos uma narrativa mais engajada e de denúncia social. Embora algumas escolas literárias anteriores tenham feito uma análise mais crítica sobre a realidade, é somente no século XX que há um destaque aos marginalizados pela sociedade (os pobres, ex escravos, o trabalhador operário, entre outros).Além disso, os autores visam documentar a seu leitor o atraso e a condição miserável de muitas regiões brasileiras (como o Nordeste) e relatar a questão da subsistência humana. Percebemos traços de regionalismo (como características do sul brasileiro, por exemplo), que contribuem para o conhecimento de nossa cultura e valorização da identidade brasileira; romances de tese, linguagem mais simples e coloquial, como também, a presença do sincretismo literário. Entre os autores de grande destaque, podemos citar: João do Rio, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Graça Aranha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.
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A obra "O triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, foi adaptada a produção de um filme.[/caption]
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
As vanguardas europeias são movimentos artísticos e culturais que visam romper com o tradicionalismo, incentivando, assim, a liberdade de expressão de cada artista. Com isso, propunham inovações, pois acreditavam que essas ideias poderiam, posteriormente, serem adotadas como prática comum. Esse movimento foi a principal influência para a criação da Semana de Arte Moderna, em 1922. Das vanguardas, as que mais se destacaram foram:a) CUBISMO: marcado pela valorização de formas geométricas desvinculava-se da objetividade e linearidade da arte mimética. Muitos artistas consideram essa vanguarda uma das mais significativas, pois apresenta uma nova perspectiva, apresentada a partir de uma realidade fragmentada. Pablo Picasso é um dos representantes dessa expressão.
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A Guernica, de Pablo Picasso.[/caption]
b) DADAÍSMO: representa uma negação à arte tradicional e foi criada a partir da chama de instabilidade, medo e revolta provocada pela 1ª Guerra Mundial. Na literatura, a vanguarda caracteriza-se pela agressividade, rejeição ao racional. Nas artes, percebemos o tom irreverente dos artistas, marcados pela ironia, deboche e o niilismo.
c) FUTURISMO: essa vanguarda nega qualquer relação com o passado e valoriza a exaltação do progresso, da modernidade. No campo literário, ganha enorme destaque ao fazer alterações na estrutura sintática e na pontuação. Fillippo Marinetti é o grande nome desta vanguarda.
d) EXPRESSIONISMO: Relacionada a uma visão mais subjetiva, às sensações do artista no momento de sua criação, a partir do modo de expressar seu ponto de vista. Desvincula-se da forma, conteúdo e traços artísticos tradicionais, dando maior liberdade ao artista em sua produção.
e) SURREALISMO: Associada a um mundo mais fantasioso, o surrealismo se aproxima do campo irracional da mente, valorizando o subconsciente, o sobrenatural. O artista Salvador Dalí é o grande destaque dessa vanguarda.
EXERCÍCIOS
1. (UFRRJ) Fragmento de Triste fim de Policarpo Quaresma"Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da Pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. ( ... ) o que o patriotismo o fez pensar, foi num conhecimento inteiro de Brasil. ( ... ) Não se sabia bem onde nascera, mas não fora decerto em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem no Pará. Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro."(BARRETO, Lima. "Triste fim de Policarpo Quaresma". São Paulo: Scipione, 1997.)Este fragmento de "Triste Fim de Policarpo Quaresma" ilustra uma das características mais marcantes do Pré-Modernismo que é o:a) Desejo de compreender a complexa realidade nacional.b) nacionalismo ufanista e exagerado, herdado do Romantismo.c) resgate de padrões estéticos e metafísicos do Simbolismo.d) nacionalismo utópico e exagerado, herdado do Parnasianismo.e) subjetivismo poético, tão bem representado pelo protagonista.VEJA COMO RESOLVER PASSO A PASSO ESTA QUESTÃO!
2. (PUC-RS) Para responder à questão, leia o fragmento do conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato.“Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças....................................................................................................................E tudo se esvaiu em trevas.Depois, vala comum. A terra papou com indiferença aquela carnezinha de terceira – uma miséria, trinta quilos mal pesados...E de Negrinha ficaram no mundo apenas duas impressões. Uma cômica, na memória das meninas ricas.– “Lembras-te daquela bobinha da titia, que nunca vira boneca?”Outra de saudade, no nó dos dedos de dona Inácia.– “Como era boa para um cocre!...”.......................................................................................................................”Considerando o fragmento anterior, é correto afirmar:a) Em “Negrinha”, conto-título de livro de Monteiro Lobato, editado em 1920, o autor apresenta, de forma crítica e mordaz, o tratamento cruel a que é submetida a pequena escrava, maltratada até a morte.b) Para o pré-modernista Monteiro Lobato, a infância é um período a ser celebrado pela alegria e vontade de viver, tema que anima o conto “Negrinha”.c) Como escritor romântico, Monteiro Lobato cria a personagem Negrinha como aquela que dá alegrias a Dona Inácia, sua patroa, por estar sempre a seu lado.d) Negrinha é uma das personagens mais marcantes da literatura infantil de Monteiro Lobato, o autor que inaugurou o gênero no Brasil.e) No conto “Negrinha”, Monteiro Lobato relembra uma pequena companheira de infância, vizinha das terras de seu avô.VEJA COMO RESOLVER PASSO A PASSO ESTA QUESTÃO!
3. (ENEM) Psicologia de um vencido“Eu, filho do carbono e do amoníaco,Monstro de escuridão e rutilância,Sofro, desde a epigênese da infância,A influência má dos signos do zodíaco.Profundissimamente hipocondríaco,Este ambiente me causa repugnância…Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsiaQue se escapa da boca de um cardíaco.Já o verme – este operário das ruínas –Que o sangue podre das carnificinasCome, e à vida em geral declara guerra,Anda a espreitar meus olhos para roê-los,E há de deixar-me apenas os cabelos,Na frialdade inorgânica da terra!”(ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. )A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como:a) a forma do soneto, os versos metrificados, a presença de rimas, o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo.b) o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão e rutilância” e “Influência má dos signos do zodíaco”.c) a seleção lexical emprestada do cientificismo, como se lê em “carbono e amoníaco”, “epigênesis da infância”, “frialdade inorgânica”, que restitui a visão naturalista do homem.d) a manutenção de elementos formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética e o desconcerto existencial.e) a ênfase no processo de construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modernistas.VEJA COMO RESOLVER PASSO A PASSO ESTA QUESTÃO!
GABARITO
1. A
2. A
3. D