O surgimento do Barroco
A arte que nasce no século XVII e se alastra por todo o contexto europeu e latino americano. Sim, estamos falando do Barroco, uma das principais vertentes artísticas da história, que contribuiu com representantes nas artes plásticas, esculturas, arquitetura e literaturas.
Não só deixou seu legado para a compreensão artística da época, mas também é uma grande resposta para os processos de modificações sociais, como a Reforma Protestante e a Contrarreforma, momentos de extrema conturbação e divergências ideológicas.
Assim, é importante mapear a importância dessa corrente para as artes, bem como suas diferenças na Europa e na América Latina, respeitando seu espaço e sua relação com as mudanças vigentes.
[caption id="attachment_175900" align="aligncenter" width="448"]

Judite e Holofernes, Caravaggio, 1588-1589[/caption]
As características do Barroco europeu
Uma vez inseridos no centro das mudanças vigentes, as artes dos barrocos europeus cativaram os jogos de sombra, a presença da iluminação e a relação entre os contrastes. Desse modo, vejamos as características principais, além dos maiores representantes: - Imagens descentralizadas;
- Oposição ao estilo renascentista;
- Valorização do movimento e da dinamicidade;
- Cenários como a burguesia e a nobreza espelhados nas telas;
- Temáticas comuns, como a mitologia e a religião.
Representantes do movimento na Europa
- Diego Velázquez (Espanha - 1599-1660): Pintor e principal artista da corte do rei Felipe IV, ganhou espaço no retratismo, tendo se aproximado de uma realidade grandiosa em suas obras.
[caption id="attachment_175901" align="aligncenter" width="411"]

As Meninas, Diego Velázquez[/caption]
- Rembrandt Van Rijn (Holanda - 1606-1669): pintor, gravador e desenhista, foi um dos maiores pintores do barroco europeu, apesar de ter ganhado relevância apenas no século XIX.
[caption id="attachment_175934" align="aligncenter" width="401"]

A Ronda Noturna. Rembrandt[/caption]
- Nicolas Poussin (França - 1594- 1665): embora tenha vivido parte de sua vida em Roma, Nicolas Poussin foi um dos principais representantes do barroco francês, ganhando espaço pela sua sensibilidade artística.
[caption id="attachment_175942" align="aligncenter" width="397"]

Parnaso, Nicolas Poussin[/caption]
- Caravaggio (Itália - 1571 - 1610): um dos maiores pintores italianos de sua época, Caravaggio foi o primeiro representante do movimento barroco em sua região, sendo referência para as artes posteriores.
[caption id="attachment_175956" align="aligncenter" width="400"]

A Ceia em Emaús, Caravaggio[/caption]
O movimento no Brasil
Diferentemente do contexto visto anteriormente, mas não totalmente distanciado, a expressão barroca no Brasil garantiu influências na arquitetura e escultura durante o “Século de Ouro”, período colonial do país, e teve seu início no século XVII. Foi durante o ciclo do ouro, exploração de minérios que ocorria no país, que surge a expressão da corrente artística. Assim, Minas Gerais se tornou um dos principais espaços deste tipo de expressão no Brasil. Além disso, ganha cenário também a cidade de Salvador. Vejamos as principais características do Barroco brasileiro:- Fé x razão;
- Exagero e busca estilística;
- Dualismo artístico, valorizando o paradoxo;
- Riqueza de detalhes;
- Representação do religioso em obras.
Representantes do movimento nacional
- José Joaquim da Rocha (Brasil - 1737- 1807): pintor, dourador e restaurador brasileiro, José Joaquim da Rocha desenvolveu suas obras baseadas na arte sacra. Dessa maneira, afastando-se do característico popular, focou em traçar o caráter erudito em cada traçado.
[caption id="attachment_175972" align="aligncenter" width="361"]

A Glorificação do Cordeiro de Deus (forro da nave) , ca. 1774 , José Joaquim da Rocha, Disponível em Enciclopédia Itaú Cultural[/caption]
- Mestre Ataíde (Minas Gerais - 1762-1830): professor, pintor e decorador brasileiro, não há muitas informações registradas sobre sua trajetória, entretanto, no ambiente artístico, deixou muitas representações.
[caption id="attachment_175974" align="aligncenter" width="351"]

A última ceia, Mestre Ataíde[/caption]
- Aleijadinho (Minas Gerais - 1738 - 1814): Considerado o principal artista do Barroco mineiro, ficou conhecido por suas obras em pedra-sabão e entalhes em madeira.
[caption id="attachment_175997" align="aligncenter" width="371"]

São Simão Stock, de Aleijadinho[/caption]
E aí, gostou do conteúdo sobre as principais características do barroco? Apostamos que sim! Que tal continuar estudando com a gente então? Confira o nosso
cursinho pré-vestibular e se prepare para o Enem!