Blog Descomplica

Redação Pronta: “O Cinema como Prática Social”

Atualizado em

Compartilhe

Olá, pessoal!

Mais um tema de redação que procura analisar a arte e a participação social do cidadão. Confiram!

PODER DE TRANSFORMAÇÃO

O grande cineasta brasileiro Glauber Rocha, certa vez, disse uma frase que se tornou célebre: “Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. O que, para ele, era um manifesto do Cinema Novo, acaba por ser, também, uma definição certeira da capacidade que o cinema tem de influenciar e marcar realidades e contextos. Na atualidade, a obra e o fazer cinematográficos constituem importantes práticas sociais, por se afirmarem como criadores de artistas excepcionais e meios capazes de difundir idéias e valores para as mais diversas sociedades e culturas.

A era atual é cultuada por avanços tecnológicos cada vez mais constantes e admiráveis. Os meios de comunicação massificados atingem uma gama considerável da população mundial, ditando valores e tendências. Assim, é possível afirmar que, em tempos de tecnologia avançada, o cinema é a manifestação artística mais próxima a essas massas, que possuem pouco acesso a outros tipos de arte, como a pintura e música clássica e erudita, principalmente em países em desenvolvimento, como Brasil. Isso ocorre porque, além de o aparato técnico ser imprescindível para o fazer cinematográfico, parte da programação dos canais de televisão aberta é composta por filmes, logo, basta ter um aparelho de TV para ter contato com diferentes cinematografias e obras.

Ainda, o cinema conta com uma capacidade particular de retratar o real, mesmo que por meio de visões ficcionais e individuais de autores. Em seu formato mais recorrente e difundido, um filme de cerca de duas horas consegue encenar momentos históricos e atuais, difundindo o conhecimento a quem o assiste. Com isso, ele ajuda a formar o entendimento e a consciência crítica a respeito da realidade circundante, além de disseminar conhecimento sobre outros povos e culturas para pessoas que não necessariamente viveram em outras épocas ou já visitaram outros lugares.

Por fim, é válido examinar o caráter de entretenimento do cinema. Vive-se em um mundo onde o tempo é escasso, o mercado de trabalho é concorrido e o capitalismo é ferrenho e cruel. Com isso, o nível de estresse e tristeza tende a ser altíssimo. Assim, filmes têm a capacidade de ser uma grande diversão para as massas. Ainda que eles não sejam necessariamente intelectualizados, ou não tenham caráter informativo em diversas ocasiões, podem servir como uma distração eficaz e necessária, uma fuga momentânea dos problemas do dia a dia.

Dessa forma, é possível apontar o cinema como um dos mais importantes meios de prática social existentes no contexto atual. Além de poder informar, instruir e moldar as capacidades críticas dos cidadãos, que tomam conhecimento de fatos e momentos cruciais de sua realidade e das demais, ele serve como uma excelente forma de escapismo e diversão. Ainda, no caso brasileiro, o cinema consegue retratar problemáticas nacionais e fazer com que as pessoas reflitam e discutam sobre elas. Cabe ao Governo criar ainda mais cursos de cinema em universidades, para formar profissionais capacitados, e continuar a incentivar a produção nacional por meio de editais e concursos. O artista com uma câmera na mão e uma grande idéia na cabeça pode até não mudar o mundo, mas certamente consegue ajudar a fazê-lo.

Comentários

ingrid sovat
ingrid sovat
09/04/2014 às 21:46

sua redaçao tem muito mais linhas do que o permitido tornando-a assim desclassificada se avaliada por uma banca :(

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você