O processo de recrutamento e seleção é feito pela área de Recursos Humanos das empresas, popularmente conhecida como RH. Seu foco é em atrair e selecionar profissionais alinhados às vagas e à empresa. O profissional que trabalha com isso geralmente cursou uma graduação em Recursos Humanos. Que tal saber mais sobre ela?
O processo de recrutar e selecionar pessoas é composto por duas etapas básicas, como o próprio nome sugere. Elas incluem encontrar e selecionar as pessoas que preencherão determinado cargo. Para isso, é fundamental entender de habilidades comportamentais, psicologia e ter uma boa visão analítica da empresa e do candidato.
A seguir, falamos melhor sobre o que é recrutamento e seleção e como é possível trabalhar na área!
O que é recrutamento?
Recrutamento é um dos “braços” do RH. Ele é responsável pela atração de candidatos para vagas de emprego disponíveis em uma organização e pode ser feito tanto para vagas disponíveis no momento quanto para vagas de banco de talentos.
O que é seleção de pessoas?
A seleção de pessoas é a etapa seguinte ao recrutamento e tem início uma vez que a vaga atinge uma certa quantidade de candidatos.
Com o propósito de contratar a pessoa certa de forma justa, o processo seletivo pode incluir:
- Testes;
- Vídeos;
- Entrevistas;
- Dinâmicas.
O que faz a área de Recrutamento e Seleção?
O papel da área de R&S, que faz parte dos Recursos Humanos em uma companhia, é encontrar talentos com conhecimentos e habilidades para ocupar as vagas em aberto, considerando também as atitudes condizentes com os valores e objetivos corporativos.
Para conquistar o melhor resultado e encontrar os melhores profissionais, o time de Recrutamento e Seleção pode, muitas vezes, fazer levantamentos com os gestores de áreas, buscando informações prévias sobre os perfis esperados — formação, experiência, conhecimentos, habilidades.
O recrutamento pode ser interno, externo ou misto. A diferença entre eles é a seguinte:
Recrutamento externo: busca no mercado de trabalho pelo profissional ideal para a vaga em aberto.
Recrutamento interno: seleção dos talentos já existentes na empresa com o aproveitamento das habilidades conhecidas e desenvolvidas nos departamentos.
Recrutamento misto: quando a empresa divulga a nova oportunidade para os talentos internos e externos.
Qual é a importância do Recrutamento e Seleção?
O termo “RH estratégico” está cada vez mais em alta. Isso porque essa área é fundamental para o sucesso de toda a empresa.
Como o diferencial competitivo já não está mais na tecnologia, mas, sim, nas pessoas que compõem uma empresa, é essencial saber como chegar aos melhores profissionais.
Os talentos são o bem mais valioso de qualquer empresa. Sem eles, há perdas de produtividade, turnover, prejuízos na experiência dos clientes da empresa e aumento de custos no médio e longo prazo.
No universo de Recrutamento e Seleção, é essencial ter profissionais com aptidões e experiências diferentes para gerar o máximo de efetividade. Dependendo do tamanho da empresa ou do volume dos processos, há responsabilidades divididas entre:
- Headhunter;
- Pessoa recrutadora;
- Analista de Recrutamento e Seleção;
- Business Partner;
- Psicólogo.
Quer saber como se tornar um profissional de RH? Vem fazer a graduação online em Recursos Humanos do Descomplica! Nosso curso é reconhecido pelo MEC, totalmente flexível e você ainda ganha mini diplomas a cada trimestre pra turbinar o currículo!
Saiba tudo sobre a graduação a distância em Recursos Humanos do Descomplica aqui!