Leia o resumo “A literatura de Machado de Assis" e resolva os exercícios abaixo.
1. “Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.” (Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)Sobre o texto mostrado, pode-se dizer que: a) o autor faz uma abordagem superficial da situação. b) o autor preocupa-se com os detalhes, por meio de minuciosa descrição. c) o autor dá relevância a outras circunstâncias, negligenciando o foco do assunto. d) o autor não mostra preocupação com o discernimento do leitor, pois apenas sugere situações. e) contempla a si próprio, num ritual egocêntrico e narcisista. 2. “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil. — Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto: — Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.” (Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta. a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas. b) O amor, se sincero, supera todas as barreiras, inclusive as financeiras. c) O caráter autoritarista moldava as relações familiares, principalmente entre pai e filho. d) Havia medo de que a marginalidade envolvesse os jovens daquela época. e) O amor era glorificado e apontado como o único caminho para redimir as pessoas.3. Texto para as questões 3 e 4 “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”(“Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)
Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito. a) A narrativa decorre de forma cronologicamente correta, de acordo com a passagem do tempo: infância, juventude, maturidade e velhice. b) A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusitado dos personagens. c) Não há como prever o final da narrativa, já que seu enredo é, propositadamente, complicado. d) A ação terá, como cenário, os diversos centros cosmopolitas do mundo. e) O autor usa o recurso do flashback devido a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”. 4. Em relação à questão anterior, infere-se que a linguagem dispõe de um recurso enriquecedor: a disposição das palavras no espaço frasal. Sendo assim, que tipo de leitura pode-se fazer dessas duas expressões: “autor defunto” e “defunto autor”? a) A colocação da palavra defunto após a palavra autor leva-nos a pensar que o segundo elemento está em fase final de carreira. b) Defunto autor remete à ideia de que a pessoa irá escrever suas memórias dentro de um cemitério. c) Ambas as expressões transmitem a mesma ideia, com iguais valores semânticos. d) A expressão defunto autor aparece de forma metaforizada, original, privilegiando uma nova forma de narração autobiográfica. e) Ambas as construções não têm expressão na obra biográfica de Machado de Assis. 5. A propósito de Dom Casmurro, de Machado de Assis, é correto afirmar: a) A narrativa de Bento Santiago é comparável a uma acusação: aproveitando sua formação jurídica, o narrador pretende configurar a culpa de Capitu. b) O artifício narrativo usado é a forma de diário, de modo que o leitor receba as informações do narrador à medida que elas acontecem, mantendo-se assim a tensão. c) Elegendo a temática do adultério, o autor resgata o romantismo de seus primeiros romances, com personagens idealizadas entregues à paixão amorosa. d) O espaço geográfico e social representado é situado em uma província do Império, buscando demonstrar que as mazelas sociais não são prerrogativa da Corte. e) Bentinho desejava a morte de Escobar (até tentou envenená-lo uma vez), a ponto de se sentir culpado quando o ex amigo morreu afogado.