Quando há palavras parecidas, como no caso das palavras “onde” ou “aonde”, é muito comum errar na colocação em uma frase. Por nervosismo ou até mesmo por distração, algumas falhas acontecem, não é?
Todavia, se você ainda tem dúvidas sobre a utilização dessas duas palavrinhas, fique tranquilo! A gente vai descomplicar o significado de cada uma delas e mostrar como é fácil aplicar corretamente em uma frase. Vem conferir!
Diferenças entre “onde” e “aonde”
Apesar de serem semelhantes tanto na escrita quanto na função, ambas servem pra indicar lugar, mas cada uma tem um uso específico.
A palavra “aonde” é usada pra dar uma ideia de movimento. Enquanto “onde” é usado no sentido oposto, quando não há movimento. Além disso, as duas palavras são utilizadas como pronome relativo ou advérbio.
Aplicação da palavra “Onde”
“Onde” é uma palavra que costuma ser usada como advérbio interrogativo, ao iniciar uma pergunta pra saber o local que alguém se encontra ou que algo está inserido
E, como dito anteriormente, também pode ser usada como pronome relativo. Nesse caso, pode ser substituída por outros termos como “na qual”, “no qual” e “em que”, sem mudar o sentido. Dá uma olhada nesses exemplos pra ficar mais claro:
- Na empresa onde trabalho estão contratando pra área de gestão de projetos;
- Onde está a minha toalha?;
- Você sabe onde tem uma padaria com um pão mais barato?;
- Foi no mesmo lugar onde o Pedro fez aquele curso de Gestão de Negócios ano passado;
- Onde você mora faz muito frio?;
- Você viu onde eu deixei o meu carregador?;
- Onde fica o ponto de ônibus mais próximo?;
- Te falaram onde será a festa de aniversário?;
- Ele mudou pra mesma rua onde moro.
Aplicação da palavra “Aonde”
“Aonde”, por sua vez, é o resultado do acréscimo da preposição “a” à palavra “onde”. Desse modo, indicando movimento conforme a regência dos verbos que se unem com essa palavra.
Também é possível substituir “aonde”, em alguns casos, por “a que”, “ao qual” e “à qual”. Veja como é simples:
- Aonde você quer ir com isso?;
- Ele nem sabe aonde vai;
- Algum dia vou chegar aonde ele está;
- Aonde eu tenho que me dirigir pra ser atendido?;
- Você soube muito bem aonde avançar com esse tipo de negociação;
- Aonde você vai consertar esse celular?;
- Para todo lugar aonde eu vou, ela me segue;
- Aonde me inscrevo pra fazer esse curso de Inteligência Emocional?;
- Seja lá aonde você for, não esqueça de me ligar.
Dicas importantes: onde
Vale destacar que nem sempre é possível trocar “em que” por “onde”, porque enquanto a última palavra tem o sentido de localização/lugar, esse significado não pode ser dito do primeiro termo, cuja ideia é mais ampla.
Pra dar um exemplo, a construção “No local onde trabalho” pode ser substituída por “No local em que trabalho”. Mas em casos como “O mundo em que vivemos” não é possível utilizar “onde”, pois “em que” não está indicando lugar e sim contexto.
Por isso, é recomendável não usar “onde” quando não for falar de lugares físicos, como escola, igreja, hospital, casa, entre outros.
Então, quando surgir a dúvida, lembre-se disto: “onde” pra quando a frase indicar lugares físicos e “em que” quando indicar contexto.
Outra dica importante é quando dois verbos na frase indicam coisas diferentes, não usar “onde” e nem “aonde”. Ao invés disso, use “ao lugar em que”. Veja o exemplo a seguir:
- Ao invés de: “Daqui a pouco, vou onde você está”, use: “Daqui a pouco, vou ao lugar em que você está”.
Ainda que a preposição “em” pra subordinar o verbo “chegar” seja usada na linguagem informal,a utilização na linguagem formal não é considerada correta. Ou seja, sai da regra culta da língua portuguesa. Portanto:
- Ao invés de usar: “Chegarei no hospital de manhã”, use: “Chegarei ao hospital de manhã”.
Dicas importantes: aonde
Uma outra forma de saber em qualmomento é correto usar “aonde” ou “onde”, é substituindo elas por “para onde”. Se a frase ficar coerente, use “aonde”. Olha só:
- “Para onde você vai?”
- “Aonde você vai?”
Exemplo de como não usar “Aonde”:
- “Para onde vai ficar?”
Nesse caso, utilize:
- “Onde vai ficar?”
Repetindo, só poderá utilizar a palavra “onde” pra indicar lugar. É comum usarem “onde” pra indicar tempo, mas é errado. Olha só esse exemplo:
- “Naquele momento, nos beijamos e foi onde notei que estava apaixonado.”
O correto, nesse caso, é usar “quando” no lugar de “onde”:
- “Naquele momento, nos beijamos e foi quando notei que estava apaixonado.”
Bora de resumão?
- “Onde” é pra quando for indicar lugares físicos, quando não há movimento;
- “Aonde” também é pra quando for indicar lugar, mas apresentando noção de movimento;
- Quando a frase tiver dois verbos pedindo coisas diferentes, como “ir” e “estar”, ao invés de usar “onde” ou “aonde”, use “ao lugar em que”;
- Caso não saiba qual dos termos usar, substitua-os por “para onde”. Se fizer sentido, deve-se usar “aonde”. Se não, use “onde”;
- Quando a frase estiver indicando tempo, não use “onde” e sim “quando”.
Até que é bem simples, não é mesmo? Quando bater a dúvida novamente, é só lembrar dessas dicas. É bom frisar que é normal esquecer o uso de alguma palavra, mas nada que praticar a escrita e a leitura não resolva.
Aqui no Curso Pré-Enem da Descomplica, você encontra professores experientes em várias áreas, material de ponta, e diversos materiais excelentes para garantir a sua aprovação.