Blog Descomplica
Imagem do planeta terra para ilustrar artigo sobre litosfera

O que é litosfera, características e resumo

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre a litosfera e fique pronto para mandar bem no Enem e nos demais Vestibulares. Vem estudar com a gente!

Atualizado em

Compartilhe

Litosfera (ou crosta terrestre)… Nesse exato momento você está sobre ela, sabia?! Sim, meu caro e minha cara, a litosfera é a parte  externa  consolidada  da  Terra. É onde vivemos: ou seja, é sobre ela que estão os continentes e oceanos. 

Muita informação?! Calma! Leia com calma e vamos descomplicando juntos tudo sobre a essa camada do nosso planetinha.

O que é:

Antes de definirmos o que é a litosfera/crosta terrestre, temos que ter em mente onde ela se situa na estrutura do planeta.  Observando  a  densidade  e  a  gravidade  do  globo  terrestre,  os cientistas concluíram que a litosfera e o interior do planeta são diferentes. Assim, estudando as várias atividades geológicas perceberam que existem, além da litosfera, outras quatro camadas diferentes, mas que interagem entre si: 

núcleo interno -> núcleo externo -> manto -> manto superior -> litosfera/crosta

Camadas da Terra

Litosfera vem do grego “lithos” (rocha) + “sphaira” (esfera), ou seja, é a “esfera das rochas”: a camada onde predominam as rochas. E o que são rochas? Rochas são agregados sólidos de  minerais formados a partir do chamado ciclo das rochas.

Ciclo das Rochas

O ciclo das rochas é o nome dado ao processo de formação e transformação das rochas. Basicamente existem três tipos de rochas: magmáticas (ou ígneas), metamórficas e sedimentares. As magmáticas são aquelas formadas a partir do resfriamento e solidificação do magma que extravasa à superfície da terra. Uma vez expostas, as rochas passam por diferentes processos que podem alterar sua composição e dar origem a novas rochas.

Assim, quando temos mudanças bruscas de temperatura e pressão sobre uma rocha (como, por exemplo, quando duas placas tectônicas se encontram), a estrutura química e/ou física daquela rocha é alterada, ou, para usar o termo mais correto, metamorfizada (que sofreu metamorfismo). Desse modo, temos a formação das rochas metamórficas.

As rochas também ficam expostas ao agentes externos do relevo (erosão, intemperismo…). Esses agentes são responsáveis pela degradação dessas rochas. Eles “quebram-as” e espalham seus sedimentos, que vão sendo depositados e se acumulando (sedimentando) em outro lugar até que depois de um looongo tempo, originam uma nova rocha: a rocha sedimentar.

 

As erupções vulcânicas são responsáveis pela formação de novas rochas, na medida em que a lava expelida ao se resfriar e solidificar dá origem às chamadas rochas ígneas ou magmáticas. 

Agora que você já sabe o que é e do que é formada a litosfera, vejamos agora alguma das suas principais características:

Características

Como você viu, a litosfera é a camada mais externa da Terra que é formada por rocha e que as rochas são formadas pelo mesmo material que compõe o magma, porém encontram-se no estado sólido. Por essa razão dizemos que a litosfera é uma camada sólida.

No entanto, por que isso ocorre? Ou seja, por que o material magmático se resfria e solidifica quando chega a litosfera? Isso ocorre basicamente por dois fatores: diferenças de temperatura e de pressão. O manto, camada anterior à litosfera, apresenta temperatura próxima de 2 MIL GRAUS CELSIUS. Por isso, uma segunda característica importante é a de que a litosfera é também a camada mais “fria” (ou menos quente, rsrs).

 A litosfera está dividida em muitos fragmentos, as placas tectônicas. Sobre essas placas nós temos as crostas  continental e oceânica, com composições diversas e espessuras diferentes. Você deve estar pensando: ué, a água também é rocha?! Não! Calma! Vamos olhar aqui rapidinho as características dessas duas camadas da crosta/litosfera:

Crosta oceânica: no fundo dos oceanos nós encontramos uma malha rochosa. A espessura dessa porção da litosfera varia entre 5 a 10 km. Apesar do que muitos pensam, a crosta oceânica é mais densa que a crosta continental porque contém mais ferro.

Crosta continental: como o nome sugere, a crosta continental é aquela onde se situam os continentes: é onde vive a maioria da população. Sua espessura varia entre 30 a 40 km de profundidade. 

Os limites entre as crostas continental e oceânica não são bem definidos. Em algumas áreas a transição é abrupta, como nos Andes, e outras onde a transição é gradual.

Aqui vemos os dois tipos de crosta: oceânica (na parte superior) e continental (na parte inferior)

Outra característica da litosfera é que ela bastante dinâmica. Isto é, está se modificando a todo momento. Isso está relacionado à ação dos agentes exógenos; agentes endógenos, que são responsáveis pela degradação das rochas formação de outras novas. 

Resumo

  • Camada mais externa da terra
  • Sólida: é formada por rochas 
  • Divide-se em duas: oceânica e continental
  • Espessura:  5 a 10km nos oceanos; 30 a 40 km nos continentes
  • É dinâmica: está sempre mudando!

É ai?! 

Descomplicou?! 

Esperamos que esse breve texto tenha te ajudado a compreender um pouco mais sobre a camada da terra em que vivemos. Até a próxima!

>> CONHEÇA O CURSINHO PRÉ-ENEM DESCOMPLICA <<

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você