Blog Descomplica
menina sentada na cama com as pernas cruzadas mexendo em um computador para treinar com questões de geografia enem

Confira algumas questões de Geografia e pratique para o Enem

Geografia é uma das disciplinas que mais pode se relacionar a temas de atualidades no Enem. Vale a pena resolver questões anteriores para entender a prova.

Atualizado em

Compartilhe

A prova de Geografia faz parte da prova de Ciência Humanas e suas Tecnologias no Enem e é aplicada no primeiro dia do exame. Atualmente, podemos dizer que esta disciplina é uma das mais complexas, já que pode se relacionar a quase todos os assuntos e, por isso, é fundamental entender o que é mais cobrado e resolver algumas questões de Geografia antes de fazer o Enem. 

De maneira geral, a prova de Geografia do Enem traz conceitos referentes a problemas do Brasil e do mundo. Aqui, entram em cena temas como Clima, Demografia, Economia, Geografia Urbana, Energia, Geologia e Geopolítica – tudo isso mesclado com fatos atuais, atualidades, economia e política.

Acha complicado estudar Geografia para o Enem? A gente te dá uma força com algumas questões que já caíram na prova. Dá uma olhada na estrutura das perguntas e no tipo de raciocínio que é cobrado.

Lá embaixo, trazemos as respostas. Depois conta pra gente quantas acertou, ok?

Questões de Geografia que caíram no Enem

Questão 1

(Enem/2018)

TEXTO I

Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.

TEXTO II

Dinâmicas atmosféricas no Brasil

Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.

imagem para ilustrar um exercício do conteúdo sobre questões de geografia

De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)

A) constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas.

B) formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade.

C) presença de nebulosidade na região de cordilheira.

D) avanço de massas polares para o continente.

E) baixa pressão atmosférica no litoral.

Questão 2

(Enem/2018) Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.

GEORGE, P. Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968 (adaptado).

Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de

A) estabilização da pirâmide etária.

B) conclusão da transição demográfica.

C) contenção da entrada de imigrantes.

D) elevação do crescimento vegetativo.

E) formação de espaços superpovoados.

Questão 3

(Enem/2017) O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.

LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficinas de Texto, 2002 (adaptado).

A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável

A) Elevação da acidez.

B) Ampliação da salinidade.

C) Formação de voçorocas.

D) Remoção da camada superior.

E) Intensificação do escoamento superficial

Questão 4

(Enem/2017) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grande volume, necessitam de uma estrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ocioso nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.

FLEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).

No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a

A) isenção de impostos de transportes.

B) construção de terminais atracadouros.

C) diversificação dos parceiros comerciais.

D) contratação de trabalhadores portuários.

E) intensificação do policiamento nas rodovias.

Questão 5

(Enem/2017) O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos 3 metros para oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

A) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.

B) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.

C) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.

D) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.

E) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.

Questão 6

(Enem/2016) Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.

BECKER,B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove

A) retração nos atuais níveis de consumo.

B) surgimento de conflito de caráter diplomático.

C) diminuição dos lucros na produção de energia.

D) desigualdade na distribuição do impacto ecológico.

E) decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.

Questão 7

(Enem/2015) Um carro esportivo foi financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

A) linhas de montagem e formação de estoques.

B) empresas burocráticas e mão de obra barata.

C) controle estatal e infraestrutura consolidada.

D) organização em rede e tecnologia de informação.

E) gestão centralizada e protecionismo econômico.

Questão 8

(Enem/2015) O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)

A) carência de matérias-primas.

B) degradação da rede rodoviária.

C) aumento do crescimento vegetativo.

D) centralização do poder político.

E) realocação da atividade industrial.

Questão 9

(Enem/2019) Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.

Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

A) Liberdade política.

B) Mobilidade humana.

C) Conectividade cultural.

D) Disparidade econômica.

E) Complementaridade comercial.

Questão 10

(Enem/2019) Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão. Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

A) continentalidade.

B) maritimidade.

C) longitude.

D) latitude.

E) altitude.

computador e cadernos apoiados em uma mesa e uma pessoa com outro caderno aberto estudando questões de geografia

Gabarito das questões de Geografia do Enem 

  1. Alternativa correta: B) formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade.

A formação do anticiclone, gerado pela zona de alta pressão atmosférica, impede o deslocamento de massas de ar e a precipitação (chuva).

Esse fenômeno é representado na zona “A” e refere-se ao período de seca no verão de 2014.

  1. Alternativa correta: B) conclusão da transição demográfica.

No século XX, observou-se a conclusão da transição demográfica nos países industrializados. A industrialização fez disparar as taxas de natalidade, mas, no período pós-industrialização, os avanços tecnológicos e sociais fizeram as taxas de natalidade e de mortalidade caírem gradativamente, havendo uma transformação na pirâmide etária desses países (transição demográfica).

A diminuição voluntária das taxas de fecundidade é um fenômeno social regular observado nos países industrializados, que mantém relativamente equilibrados os números de nascimentos e mortes.

  1. Alternativa correta: A) Elevação da acidez.

A lixiviação retira os nutrientes do solo, que são solúveis em água. O processo ocorre pelo arraste dos nutrientes para o subsolo pela infiltração de água da chuva. 

Metais pesados, como o alumínio, têm solubilidade reduzida e tendem a se acumular no solo e aumentar sua acidez. 

Quando o alumínio reage com a água ocorre a hidrólise e, consequentemente, há a liberação de íons H+ no solo, elevando a acidez.

Al3+ + 3H2O → Al(OH)3 + 3H+

A argila, com a matéria orgânica do solo, forma colóides, que são espécies com cargas negativas. Os nutrientes possuem carga positiva (K+, Ca+ e Mg+) e, por isso, são fixados aos colóides, tornando o solo fértil.

Quando a água os arrasta, proporciona a atração por outros íons positivos (H+ e Al3+) fazendo com que essas espécies se liguem ao solo e aumentem sua toxicidade.

  1. Alternativa correta: B) construção de terminais atracadouros.

A construção de novos atracadouros otimizaria o escoamento da soja e solucionaria o problema relativo às filas de navios, caminhões e trens, reduzindo seu tempo ocioso.

  1. Alternativa correta: C) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.

Essas faixas entre placas tectônicas possuem intensa atividade sísmica. Os dobramentos modernos e a formação de cordilheiras são efeitos do encontro dessas placas tectônicas, bem como os terremotos.

  1. Alternativa correta: D) desigualdade na distribuição do impacto ecológico.

A venda de crédito faz com que grandes empresas não se preocupem com os impactos ecológicos negativos de sua produção.

Com isso, as localidades que hospedam essas indústrias não são beneficiadas por mudanças no modo de produção.

Deste modo, há uma desigualdade na distribuição dos impactos ecológicos a partir da manutenção de centros poluidores que praticam apenas uma política compensatória. Em outras áreas, geradoras de crédito, há a diminuição sensível do impacto ecológico.

  1. Alternativa correta: D) organização em rede e tecnologia de informação.

A organização em rede da produção é um efeito da globalização. Os avanços tecnológicos, especialmente os referentes à tecnologia da informação, possibilitaram o controle a distância de todas as fases do processo produtivo.

  1. Alternativa correta: E) realocação da atividade industrial.

Muitos fatores permitem a realocação da atividade industrial no Brasil. Os avanços tecnológicos da produção aliados a incentivos dados para o estabelecimento de indústrias, fazem com que novos locais, fora dos centros urbanos, atraiam mais postos de trabalho.

Esses locais tendem a aglutinar pessoas e fazem com que haja uma desconcentração da população nos grandes centros urbanos.

  1. Alternativa correta: D) Disparidade econômica.

Na fala do Papa Francisco há uma crítica ao processo de globalização caracterizada pelo uso do trecho “globalização da exclusão e da indiferença”. 

Segundo o relatório produzido pela ONG Oxfam, o 1% mais rico da população mundial concentra mais do que o dobro da renda de 6,9 bilhões de pessoas.

  1. Alternativa correta: D) latitude.

A latitude é uma linha imaginária perpendicular ao eixo terrestre. No decorrer do ano, os solstícios (amplitude máxima do Sol em relação à Terra) ocorrem alternadamente entre as linhas latitudinais dos trópicos de Câncer (hemisfério norte) e Capricórnio (hemisfério sul).

As localidades dentro da zona demarcada pelos círculos polares (Ártico e Antártico) não recebem a incidência de raios solares durante alguns dias do inverno, já que o Sol se encontra abaixo da linha do horizonte.

A cidade de Utqiagvik é uma das cidades mais ao norte do mundo, dentro do Círculo Polar Ártico. Por isso, ela passa cerca de 65 dias no escuro durante o inverno.

E aí? Quantas você acertou, hein? Se precisar de ajuda pra estudar para o vestibular, conheça o cursinho da Descomplica. É top demais!  

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você