• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mapa Mental: Separação de Misturas

Já sacou tudo sobre separação de misturas? Vem descobrir com este mapa mental maneiro que vai salvar sua prova de química <3

Mapa Mental: Separação de Misturas

Nosso dia-a-dia nos mostra muitos processos físicos e químicos sem que percebamos. Na figura acima, podemos observar um processo muito comum: trata-se de uma separação de mistura chamada filtração. Veja neste resumo as principais técnicas de separação de misturas.

Qual o tipo de mistura?

Em um primeiro momento, deve-se identificar o tipo de mistura que está envolvida no processo de separação. As misturas são classificadas em: homogêneas e heterogêneas. O processo de separação se inicia, sempre, pela porção heterogênea. A figura acima nos apresenta um exemplo de mistura heterogênea muito comum, água e óleo.

Processos heterogêneos

 Na figura acima, temos um exemplo singular de mistura heterogênea, uma pedra de granito. Os processos heterogêneos são o início do processo de separação, e a ordem é a seguinte:

  • FILTRAÇÃO (Sólido – líquido): Usa-se um filtro que retém a parte sólida.
  • DECANTAÇÃO (Líquido – líquido): Retira-se, por fim, a parte líquida por decantação, processo onde consegue-se separar líquidos com densidades diferentes em um processo simples de retirar o mais denso.

Processos homogêneos

Vemos na figura acima uma refinaria de petróleo, um exemplo de local onde acontece uma destilação fracionada técnica utilizada para refino do petróleo. O processo de separação de líquidos se dá na seguinte ordem:

  • DESTILAÇÃO SIMPLES (Líquido – líquido): Por aquecimento da mistura em aparelhagem adequada, o líquido vaporiza-se, e, a seguir condensa-se, separando assim a mistura.
  • DESTILAÇÃO FRACIONADA: Os líquidos destilam à medida que seus PE (pontos de ebulição) vão sendo atingidos.

QUER SABER MAIS SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS? VEM VER ESTE RESUMO COMPLETO! <3