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Aula ao Vivo: Definições de Misturas e Solubilidade

O tema da aula ao vivo dessa semana é: Definições de Misturas e Solubilidade! 🙂 Confira aqui no post os horários dessa aula incrível que o professor Allan Rodrigues preparou especialmente para vocês e aproveite para consultar e baixar o material de apoio 🙂

tumblr_Blog-320x320px_AllanQuímica: Definições de Misturas e Solubilidade
Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Allan Rodrigues.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com o professor Raphael Neves.

Acesse o material da Aula ao Vivo! É só clicar aqui embaixo

Material de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

MATERIAL DE AULA AO VIVO

1. Um laboratorista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 °C.
Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água:

qui-1

A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a:
a) 100
b) 110
c) 300
d) 330
Gabarito

1. A

Teremos:

qui-2

quiiii

 

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Um estudante analisou três soluções aquosas de cloreto de sódio, adicionando 0,5 g deste mesmo sal em cada uma delas. Após deixar as soluções em repouso em recipientes fechados, ele observou a eventual presença de precipitado e filtrou as soluções, obtendo as massas de precipitado mostradas no quadro abaixo.

qui001

O estudante concluiu que as soluções originais 1, 2 e 3 eram, respectivamente,
a) não saturada, não saturada e saturada.
b) não saturada, saturada e supersaturada.
c) saturada, não saturada e saturada.
d) saturada, saturada e supersaturada.
e) supersaturada, supersaturada e saturada.

2. Os refrigerantes possuem dióxido de carbono dissolvido em água, de acordo com a equação química e a curva de solubilidade representadas abaixo.
Equação química: qui002

qui003

No processo de fabricação dos refrigerantes,
a) o aumento da temperatura da água facilita a dissolução do CO2(g) na bebida.
b) a diminuição da temperatura da água facilita a dissolução do CO2(g) na bebida.
c) a diminuição da concentração de CO2(g) facilita sua dissolução na bebida.
d) a dissolução do CO2(g) na bebida não é afetada pela temperatura da água.
e) o ideal seria utilizar a temperatura da água em 25ºC, pois a solubilidade do CO2(g) é máxima.

3. Um técnico preparou 420g de uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3, dissolvida em água) em um béquer a uma temperatura de 60º C. Depois deixou a solução esfriar até uma temperatura de 40º C, verificando a presença de um precipitado.

A massa aproximada desse precipitado é:
(Desconsidere a massa de água presente no precipitado)

qui004
a) 100 g.
b) 60 g.
c) 50 g.
d) 320 g.

Gabarito

1. B

Teremos:

qui005

2. B

No processo de fabricação dos refrigerantes, a diminuição da temperatura da água facilita a dissolução do CO2(g) na bebida, ou seja, a dissolução aumenta com a diminuição da temperatura e vice-versa.

qui006

3. A

De acordo com o gráfico, teremos:

qui007